Motorhomes NETBR » Esperantina

Post com Tag 'Esperantina'

28/JUL/10 – Aproveite o verão e conheça o “Encontro das Águas”

Encontro das águas -Foto: Márcio di Pietro

Encontro das águas -Foto: Márcio di Pietro

Uma composição virtuosa da natureza é o “Encontro das Águas”, na região do Bico do Papagaio, onde a massa líquida dos rios Araguaia e Tocantins se abraça e segue serpenteando, em canal único, até o mar. As belezas deste capricho geográfico transformam-se em atrativo turístico, ainda mais visitado durante a o mês de julho, quando baixam as águas e o Tocantins recebe para um verão sazonal de sol e praia.

A praia de Bacuri Grande, em Esperantina, último município no norte do estado, a 750 km da capital, Palmas, é o ponto de partida para o “Encontro das Águas”, a 25 km dali. O barqueiro Manoel Gomes Soares é conhecido no local como o dono do Bico, porque tem uma posse de terra bem no Extremo-Norte, para onde conduz em seu barco os turistas. Franzino, 43 anos e nove filhos, manobra há dez a embarcação de madeira rústica, com lastro de cinco metros e motor a diesel. – Clique e leia mais…

28/JUL/10 РPraia de Esperantina ̩ op̤̣o em agosto, em Tocantins

Praia Bacuri Grande Esperantina - Foto: Thiago de Sá

Praia Bacuri Grande Esperantina - Foto: Thiago de Sá

Não fique triste com o final da Temporada de Praia no Tocantins. Em Esperantina, no Bico do Papagaio, a praia Bacuri Grande, a 8 km da cidade, inaugurou neste último final de semana e segue com sua estrutura até 25 de agosto. E vale a pena conhecer aquele recanto, onde o rio Araguaia se abre em leque e desponta uma ilhota verdejante.

A paisagem é bem aberta, com babaçuais nas margens do rio e areias limpas até onde a vista alcança. Águas claras, rasas e mornas chamam para o refresco do banho. Ainda tem o charme da travessia em barco chamado popularmente de “pac-pac”, lento e barulhento. O estacionamento é todo sombreado, com árvores altas e copadas que não deixam o sol entrar. E o visitante não paga para chegar à praia. – Clique e leia mais…