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Viaje Legal - confira dicas de como evitar problemas e ter uma boa viagem

Já está no ar o hotsite Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br), uma iniciativa do Ministério do Turismo para ajudar os turistas a se programar para as férias, evitar imprevistos e orientá-los antes, durante e depois das viagens. O acesso ao site também pode ser feito por meio da página do Ministério do Turismo na internet (www.turismo.gov.br)

O novo site traz, por exemplo, a lista de documentos necess√°rios para cada tipo de viagem, as vacinas exigidas para embarque, os telefones e endere√ßos dos √≥rg√£os reguladores e de defesa do consumidor nos Estados brasileiros e os direitos e deveres dos turistas. Ela √© dividido em t√≥picos: transporte, passagem, bagagem, hospedagem, ag√™ncias e guias de turismo, loca√ß√£o de ve√≠culos e cuidados com a sa√ļde.

O objetivo da p√°gina virtual √© informar. ‚ÄúEm um primeiro momento, o MTur trabalhou para que o brasileiro colocasse a viagem em seu card√°pio de consumo. Agora, o Viaje Legal pretende ser uma esp√©cie de guia para evitar problemas‚ÄĚ, afirma a coordenadora-geral de Servi√ßos Tur√≠sticos do MTur, Rosiane Rockenbach. ‚ÄúVai ficar mais f√°cil correr atr√°s dos direitos‚ÄĚ.

A escolha da internet como meio de veicula√ß√£o do Viaje Legal levou em considera√ß√£o os resultados da pesquisa H√°bitos de Consumo do Turismo Brasileiro, divulgada pelo Mtur em novembro de 2009. O levantamento mostrou que a internet √© uma das principais fontes de informa√ß√Ķes sobre viagens no Brasil, ao lado das dicas recebidas de parentes e amigos.

A iniciativa do Minist√©rio do Turismo tamb√©m vai permitir a troca de impress√Ķes entre os turistas por meio das redes sociais, uma fonte de consulta que ganha cada vez mais cr√©dito entre os viajantes na hora de se decidir por um produto, servi√ßo ou destino tur√≠stico. ‚ÄúSempre havia muita d√ļvida quando o consumidor queria reclamar sobre um servi√ßo. Com o portal, ser√° poss√≠vel trocar informa√ß√Ķes nas redes sociais, como o Twitter e o Facebook, o que vai aproximar as experi√™ncias dos turistas‚ÄĚ, afirma Francesca Tomaselli, coordenadora-geral de Portais e Marketing Online do MTur.

Fonte: ABETA



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