Motorhomes NETBR » Blog Archive » 19/FEV/10 - Programa Praia Acessível em Ilhabela

19/FEV/10 - Programa Praia Acessível em Ilhabela

Programa Praia Acessível em Ilhabela Foto: Divulgação

Programa Praia Acessível em Ilhabela Foto: Divulgação

No objetivo de oferecer condições às pessoas portadoras de deficiência - especialmente aos cadeirantes - o direito do banho de mar, a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a AME Associação dos Amigos Metroviários dos Excepcionais e a Prefeitura de Ilhabela, inaugurou no último domingo (14/2), na praia do Perequê, em Ilhabela, o programa “Praia Acessível”, que prossegue até 31 de março.

O projeto foi inaugurado simultaneamente em Santos, Praia Grande e Ilhabela, e os cadeirantes puderam tomar um belo banho de mar com respeito e dignidade, por meio de cadeiras anfíbias de alumínio, de design arrojado e cores que combinam com um dia de sol.

De acordo com a professora Beatriz Bello, coordenadora da implantação do projeto na cidade, os cadeirantes necessitam sempre de dois facilitadores treinados, de modo a oferecer toda a segurança e comodidade na água. “Esta é mais uma conquista para a melhoria da qualidade de vida do munícipe, independente da classe social, idade ou comprometimento.

Foi muito bom ver essas pessoas indo à praia de forma digna e confortável, com van adaptada para cadeirantes e com a cadeira adaptada para a entrada no mar”, completou Bia.

Estiveram presentes na inauguração o diretor da secretaria estadual, Marcos Peligrini, tetraplégico; Daniel Monteiro, deficiente visual, que é responsável pela implantação e ampliação do projeto em outra cidades do Estado de São Paulo; Sandra e Vilma da AME e os voluntários Itamara, Décio, Carlos, Suryah, Cleo e Teo que intermediaram as conversas iniciais para trazer o projeto para Ilhabela.

O “Praia Acessível” é realizado todos os sábados e domingos, das 9h às 17h, na praia do Perequê. Neste período serão feitos ajustes para manter de forma definitiva o projeto na cidade, atendendo tanto moradores quanto turistas.

O projeto tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela



Comente aqui