14/SET/10 - Motorista pode perder a CNH com menos de 20 pontos

Policial aplicando multa - Foto: Rosa Gauditano

Policial aplicando multa - Foto: Rosa Gauditano

Nem sempre é preciso 20 pontos para perder a habilitação e você é um daqueles motoristas exemplares que apenas uma vez, por distração, se deixaram flagrar pelo radar transitando a 65 quilômetros por hora num trecho de estrada cuja velocidade permitida era de 50 quilômetros horários, pode ter uma surpresa na hora de renovar a habilitação. Esse tipo de infração, que rende 7 pontos no prontuário do motorista, é suficiente para a apreensão da carteira e para mandá-lo direto para o curso de reciclagem.

Até agora, a maioria das pessoas que tiveram a habilitação suspensa era composta de infratores que alcançavam os 20 pontos no período de um ano. Mas o perfil dos alunos dos centros de reciclagem tende a mudar com o aperfeiçoamento dos sistemas de informática. Já há casos de motoristas que renovaram a carteira depois do advento do novo Código de Trânsito Brasileiro e, numa renovação posterior, foram surpreendidos com a suspensão da habilitação por multas de1998, logo na estréia dessa legislação.

O Departamento Nacional de Trânsito não tem a contabilidade de quantos condutores já tiveram sua habilitação suspensa. Tomando-se como base os números de São Paulo, é possível estimar que já passa de 50 000 o total de infratores obrigados a freqüentar os cursos de reciclagem. Nessa multidão, é cada vez mais freqüente a presença de desavisados encaminhados à reciclagem depois de cometer uma única infração. A proliferação dos radares nas cidades e nas rodovias também contribui para a elevação das suspensões.

Estes são alguns caminhos para o centro de reciclagem:

• somar 20 pontos por acúmulo de multas num período de doze meses;

• exceder em mais de 20% a velocidade em rodovias e em mais de 50% em vias urbanas;

• conduzir motocicleta com o farol apagado.

Para recuperar o direito de dirigir, o motorista tem de fazer curso de vinte horas sobre trânsito, legislação, primeiros socorros e ambiente e prestar um exame sobre cada disciplina.

Quanto custa ter vários carros na família

Faz tempo que a classe média desistiu do transporte público, por razões de conforto e segurança. Nas áreas nobres das grandes cidades, boa parte das garagens abriga pelo menos quatro carros – um para cada filho e dois para o casal. Essa alternativa, no entanto, pode estar corroendo o orçamento familiar. Cálculos feitos com base em informações de consultores especia-lizados indicam que um modesto automóvel 1.0 pode significar gastos de até 9 000 reais por ano. Se a isso forem acrescentados os custos com estacionamento e multas, chega-se a valores que podem explicar por que as contas do orçamento doméstico não fecham no final do mês.

Famílias com pelo menos quatro pessoas que utilizam veículos em percursos semelhantes têm algumas possibilidades para reduzir esses gastos e, em alguns casos, até com mais conforto. A saída mais óbvia, quando os horários são compatíveis, é a combinação do transporte solidário com o táxi. Para se ter a medida de quanto as corridas curtas saem mais em conta quando feitas de táxi, basta considerar que é preciso rodar 2 000 quilômetros por mês pelo taxímetro para chegar ao mesmo custo representado pelo uso de um carro próprio que roda 30% mais do que isso. Mas há outras alternativas. Uma é a troca de dois dos veículos pela contratação de um motorista. Se o salário do profissional ficar em 1500 reais por mês, ainda há um empate no custo. Em alguns casos, até carro alugado pode ser vantagem. “Se o aluguel mensal custa até 4% do preço do carro, é bom negócio”, explica Paulo Silveira, dono de uma empresa especializada na gestão de automóveis.

Fonte: Veja



Comentaram por aqui...

  • pamela October 23rd, 2010 em 10:43 am

    Levei 28 pontos e fiz a reciclagem , porem antes de chaegar a nova carta tomei mais 16 pontos . O que vai acontecer?

    [Reply]

  • Glaziela May 17th, 2012 em 12:21 pm

    levei 7 pontos na cnh por dirigir com a viseira do capacete levantada,gostaria de saber se terei que fazer reciclagem?

    [Reply]

Comente aqui