Motorhomes NETBR » Blog Archive » 29/FEV/12 - Conheça as Grutas de Bonito: as espetaculares formações calcárias

29/FEV/12 - Conheça as Grutas de Bonito: as espetaculares formações calcárias

Gruta do Lago Azul - Foto: Divulgação

Gruta do Lago Azul - Foto: Divulgação

Quando se fala em Bonito (MS), sobre as sua belezas naturais, ecoturismo, entre outros assuntos envoltos à natureza, um dos primeiros nome que surge de imediato é a Gruta do Lago Azul.

Distante 20 km do centro de Bonito, a Gruta do Lago Azul, descoberta por um índio Terena em 1924, é dos atrativos mais belos entre todas as paisagens naturais da região. Com seus 80 metros de profundidade e 120 metros de largura e um visual de águas cristalinas de tirar o fôlego, o lugar impressiona não apenas pela beleza, mas também pela perfeição da natureza na construção de estalactites e estalagmites, formações rochosas que ao longo de séculos se originaram e cresceram no interior da gruta.

Não é por acaso que a Gruta do Lago Azul é considerada Monumento Natural. O tombamento feito em 1978 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) garantiu a sua preservação e, como parte importante dessa preocupação, o acesso é rigorosamente controlado. Para chegar até lá os turistas percorrem uma trilha até a entrada da caverna e têm de encarar 300 degraus de escadaria rústica, mas nada disso representa obstáculo diante do espetáculo da natureza.

Outro verdadeiro show da natureza, são as Grutas de São Miguel, um complexo de cavidades calcárias que esconde mistérios e revela surpresas que só a natureza é capaz de produzir.

As Grutas de são Miguel possui, aproximadamente, 270 metros de extensão, distribuídos em uma área de 3.149 m2, é uma cavidade seca, formada através da dissolução de rochas calcárias do período pré-cambriano. Essas rochas datam de cerca de 650 milhões de anos atrás e pertencem ao grupo Corumbá.

Por ser uma cavidade seca o visitante tem o diferencial de caminhar ao lado das formações de espeleotemas, como: estalactites, estalagmites, travertinos, esculpidos pela natureza durante milhões de anos, além da beleza da coruja suindara e das espécies de morcegos que habitam na caverna.

Venha conhecer essas obras primas da natureza.

Fonte: Portal Bonito



Comente aqui