Motorhomes NETBR » Turismo Cultural

Post com Tag 'Turismo Cultural'

17/JUN/13 - Museu Afro Brasil abre a mostra: As Fotografias do Vale do Rio Omo

Interessado pelas artes corporais, o fotógrafo alemão Hans Silvester (1938) encontrou, na fronteira da Etiópia, Quênia e atual Sudão do Sul, ao longo do vale do rio Omo, inspiração e matéria-prima perfeitas para seu trabalho.

Nessa regi√£o da √Āfrica, onde povos vivem no mais profundo contato com a natureza, os povos Surma e Mursi conservaram grande parte de sua rica cultura e tradi√ß√Ķes hist√≥ricas, gra√ßas a condi√ß√Ķes geogr√°ficas favor√°veis que os protegem de influ√™ncias exteriores.

Foi neste local raro do globo que Hans desenvolveu uma série fotográfica mostrando alguns modelos nativos em poses de um naturalismo intenso.

As fotos serão exibidas na mostra As Fotografias do Vale do Rio Omo, que abre no dia 25 de maio, no Museu Afro Brasil, em São Paulo

.

Antes da abertura da exposi√ß√£o (√†s 13h), o fot√≥grafo participar√° do projeto Encontro com o Artista, iniciativa do N√ļcleo de Educa√ß√£o do Museu Afro Brasil.

Hans falará sobre a sua trajetória, suas viagens para o Vale do Rio Omo e seu processo de criação. O Encontro será no auditório Ruth de Souza, às 11h, no piso superior do Museu Afro Brasil.

Um dos principais enfoques das fotografias da mostra, tal como foi explicado pelo pr√≥prio Hans Silvester, est√° a no√ß√£o do ‚Äúcorpo como paisagem‚ÄĚ.

‚ÄúO corpo √© visto quase como uma pe√ßa do territ√≥rio, com pele e carne substituindo pedras, cer√Ęmicas e tecidos t√≠picos de outras culturas.‚ÄĚ (SILVESTER,H. Natural Fashion ‚Äď Tribal Decoration From Africa. New York: Thames & Hudson, 2010 p.03).

A s√©rie As Fotografias do vale do Rio Omocoloca luz sobre o modo de vida de povos que s√£o quase inteiramente desconhecidos fora da √Āfrica. A exposi√ß√£o tamb√©m traz √† tona discuss√Ķes internacionais a respeito de alguns dos conceitos pol√™micos e fundamentais que cruzam os distintos universos da antropologia com a arte da fotografia.

Serviço

Exposição: Hans Silvester: As Fotografias do vale do Rio Omo

Abertura dia 25/05/13 ‚Äď 13h.

Em exposição até 25/08/13

Museu Afro Brasil

Av. Pedro √Ālvares Cabral, s/n

Parque Ibirapuera - Port√£o 10

S√£o Paulo / SP

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Julia Saleme

14/JUN/13 - Nordeste se prepara para os festejos juninos

A partir de junho, as cidades do interior do Brasil, principalmente do nordeste, param para celebrar as festas de S√£o Jo√£o.

As festas juninas s√£o uma esp√©cie de carnaval fora de √©poca e homenageiam S√£o Pedro, Santo Ant√īnio e S√£o Jo√£o. Ao longo do m√™s, o tradicional festejo cat√≥lico √© realizado em pra√ßas p√ļblicas, igrejas, clubes e √°reas residenciais de todo o pa√≠s.

√Č tempo de comidas e dan√ßas t√≠picas, fogueiras e simpatias. Para tornar a festa ainda mais bonita, o Minist√©rio do Turismo (MTur) destinou R$ 8,35 milh√Ķes para 40 projetos que contemplam al√©m de festas juninas, comemora√ß√Ķes natalinas e festivais gastron√īmicos e de m√ļsica.

Outro esfor√ßo do MTur √© a promo√ß√£o internacional das festas de S√£o Jo√£o durante os eventos esportivos que o Brasil vai sediar, a partir da Copa das Confedera√ß√Ķes em junho e julho.

As estrat√©gias englobam a√ß√Ķes de comunica√ß√£o e campanhas de publicidade. ‚ÄúEssa estrat√©gia √© importante para nossa meta de chegar em 2022 como a terceira pot√™ncia mundial de turismo‚ÄĚ, disse o secret√°rio Nacional de Pol√≠ticas de Turismo, Vin√≠cius Lummertz.

Para o secret√°rio, as festas juninas s√£o um produto brasileiro genu√≠no e √ļnico. ‚ÄúExplorar a personalidade cativante e hospitaleira do brasileiro, a partir do S√£o Jo√£o, √© fundamental para conquistarmos esses turistas e ganharmos em competitividade‚ÄĚ, disse.

No Brasil, as festas juninas de Campina Grande, na Paraíba, e de Caruaru, em Pernambuco, disputam o título de maior arraial do país.

Mais de um milh√£o de pessoas s√£o esperadas em cada evento. A sete dias da festa, jornalistas da Europa e da regi√£o sudeste do Brasil confirmaram suas presen√ßas no S√£o Jo√£o de¬†Campina Grande, que comemora 30 anos nos dias 22 e 23 de junho, segundo a coordenadora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico, Catharine Bento Brasil.

A expectativa é aumentar a visita de turistas estrangeiros já no próximo ano, quando os festejos juninos acontecerão na mesma época da Copa do Mundo de 2014.

O aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, deverá registrar aumento de até 15% no fluxo de passageiros entre os dias 07 de junho a 07 de julho.

A estimativa é de que mais de 12,4 mil passageiros passem pelo local. No terminal rodoviário, a previsão é de que a movimentação registre até 10% de aumento no mês de junho, com mais de 115 mil embarques e desembarques.

Em Caruaru (PE), a festa começa neste sábado (1) com mais de 200 shows em cinco polos de animação durante todo o mês de junho. O homenageado é o cantor e compositor Dominguinhos.

A festa tem grande import√Ęncia para o turismo e para a economia da cidade, segundo Andr√© Alexei, presidente da Funda√ß√£o de Cultura e Turismo de¬†Caruaru.

‚ÄúEm anos anteriores o evento movimentou mais de R$ 200 milh√Ķes para a economia local, atraindo 1,5 milh√£o de visitantes e gerando cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos‚ÄĚ. Este ano, Caruaru promete fabricar o maior p√© de moleque do mundo, com 15 metros de comprimento.

As festas juninas não se restringem às duas cidades. Muito forró, quadrilha e comidas típicas esperam por turistas e amantes de São João em outros estados do nordeste, como Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: MTur

01¬ļ/MAI/12 - Um para√≠so a ser descoberto

A Ilha do Mel fica no município de Paranaguá e suas praias de cinema, como a do Farol e a de Nova Brasília, atraem surfistas de todas as partes do mundo - Foto: David Rego Jr - Banco de Imagem/MTur

A Ilha do Mel fica no município de Paranaguá e suas praias de cinema, como a do Farol e a de Nova Brasília, atraem surfistas de todas as partes do mundo - Foto: David Rego Jr - Banco de Imagem/MTur

O turista que se prepara para visitar o Paran√° tem na agenda um dos mais belos destinos tur√≠sticos do mundo, as Cataratas do Igua√ßu, em Foz do Igua√ßu. Mas o que nem todos sabem √© que o estado tamb√©m reserva incr√≠veis atra√ß√Ķes no outro extremo de seu litoral. Praias, cachoeiras e reservas naturais juntam-se ao lazer de¬†Curitiba para compor o Roteiro Descobrindo o Litoral do Paran√°. - Clique e leia mais…

19/ABR/12 - Passeio de bonde mostra patrim√īnio hist√≥rico na √°rea central de Santos (SP)

√Č uma viagem no tempo, come√ßando pela originalidade dos cinco bondes totalmente restaurados. S√£o 45 minutos de passeio por cen√°rios com vest√≠gios da hist√≥ria, hoje transformados em patrim√īnio - Foto: Anderson Bianchi

√Č uma viagem no tempo, come√ßando pela originalidade dos cinco bondes totalmente restaurados. S√£o 45 minutos de passeio por cen√°rios com vest√≠gios da hist√≥ria, hoje transformados em patrim√īnio - Foto: Anderson Bianchi

Parada Buck Jones na Pra√ßa Mau√°, em¬†Santos (SP). √Č acionado o t√≠mpano - uma esp√©cie de buzina ‚Äď que avisa a sa√≠da do bonde rumo ao seu itiner√°rio. Trajados de cal√ßa, palet√≥ e um quepe na cor c√°qui, o motorneiro conduz o ve√≠culo, enquanto o cobrador, em acrobacias pelo estribo, arrecada o pagamento do bilhete. Se a cena remete a um passado distante, em Santos √© o cotidiano da atra√ß√£o mais procurada do Centro Hist√≥rico: o passeio de bonde, que em janeiro teve a m√©dia de 470 passageiros por dia. - Clique e leia mais…

16/ABR/12 - Histórica, Porto Feliz guarda traços dos bandeirantes

O prédio da Estação Ferroviária, uma construção histórica de 1920 em estilo inglês, abriga, atualmente, a Biblioteca Municipal de Porto Feliz - Foto: Renato Oliveira

O prédio da Estação Ferroviária, uma construção histórica de 1920 em estilo inglês, abriga, atualmente, a Biblioteca Municipal de Porto Feliz - Foto: Renato Oliveira

Localizada a 120 quil√īmetros da capital paulista,¬†Porto Feliz guarda em suas terras muita hist√≥ria. A cidade come√ßou a ser povoada em 1693, como rota de passagem dos bandeirantes. Antigamente, o local era conhecido como “Araritaguaba” (que significa lugar onde as araras comem areia) devido a um pared√£o salitroso existente que at√© hoje √© um dos grandes atrativos do munic√≠pio. - Clique e leia mais…

26/FEV/12 - Exposição, no Rio de Janeiro, resgata memória e obra de Tarsila do Amaral 90 anos após Semana de 22

Mostra conta com 85 trabalhos da pintora Tarsila do Amaral - Foto: Divulgação

Mostra conta com 85 trabalhos da pintora Tarsila do Amaral - Foto: Divulgação

Tarsila do Amaral foi uma mulher de vanguarda. N√£o hesitou em se divorciar do primeiro marido, que n√£o aceitava o seu desenvolvimento art√≠stico, viajou para Paris para aperfei√ßoar a t√©cnica em pintura e se tornou, junto a Oswald de Andrade, Menotti Del Pichia, Anita Malfatti e companhia, um dos √≠cones do movimento Modernista no Brasil. N√£o √† toa, hoje ela √© uma das artistas brasileiras mais lembradas pelo p√ļblico, que poder√° rever, at√© o dia 29 de abril, parte de sua obra na exposi√ß√£o ‚ÄúTarsila do Amaral ‚Äď Percurso Afetivo‚ÄĚ, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. - Clique e leia mais…

20/FEV/12 - Conheça o Brasil pela janela do trem

Circulando por uma malha ferroviária de 30 mil km, os trens brasileiros atendem aos mais diferentes gostos e bolsos - Foto: Divulgação

Circulando por uma malha ferroviária de 30 mil km, os trens brasileiros atendem aos mais diferentes gostos e bolsos - Foto: Divulgação

Engana-se quem pensa que √© preciso estar na Europa para viajar sobre os trilhos. O Brasil tem hoje 32 trens tur√≠sticos em opera√ß√£o, espalhados por 11 estados das regi√Ķes Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os passeios proporcionam uma viagem por entre a Hist√≥ria do Brasil - regada a cultura, paisagens e muito charme.

Circulando por uma malha ferrovi√°ria de 30 mil km, os trens brasileiros atendem aos mais diferentes gostos ‚Äď e bolsos. A viagem pode levar apenas alguns minutos ou durar 12 horas, dependendo do destino. Pode percorrer apenas um ponto tur√≠stico ou cruzar de um estado a outro. Pode ser em vag√Ķes simples ou esbanjando luxo. Pode ser uma viagem tranquila ou embalada por m√ļsica e apresenta√ß√Ķes culturais. Seja como for, viajar de trem hoje √© uma oportunidade √ļnica de ver o Brasil pela janela. - Clique e leia mais…

23/JAN/12 - Férias sem sair de São Paulo

Museu do Ipiranga - Foto: autor

Museu do Ipiranga - Foto: autor

Passeios ao ar livre, contato com a natureza, cultura popular, visitas a museus e bibliotecas s√£o algumas das muitas op√ß√Ķes que a crian√ßada tem durante as f√©rias em plena capital paulista. Para quem est√° sem ideias de como divertir a meninada, a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma lista especial de atividades para o per√≠odo de recesso escolar, com indica√ß√Ķes para todas as idades e gostos, com baixo ou nenhum custo. - Clique e leia mais…

21/JAN/12 - Fuscunha re√ļne amantes do fusca

Fuesqueata - Foto: Divulgação

Fuesqueata - Foto: Divulgação

Ele j√° foi at√© protagonista de filme e faz parte da vida de muitos brasileiros. N√£o h√° como negar o fasc√≠nio que muitos de n√≥s temos pelo fusca, ve√≠culo que na d√©cada de 70 foi o mais vendido no mundo. Em¬†Cunha (SP), a paix√£o √© t√£o evidente que o munic√≠pio organiza pela terceira vez a ‚ÄúFuscunha‚ÄĚ, festa com atra√ß√Ķes musicais, atividades recreativas, bingo, exposi√ß√£o de fuscas e muitas brincadeiras voltadas ao tema. - Clique e leia mais…

07/JAN/12 - Antiguidades e arte pop dividem espaço nas galerias da Cidade Maravilhosa

Desvendando o acervo das galerias cariocas - Foto: Marina Herriges/ Riotur

Desvendando o acervo das galerias cariocas - Foto: Marina Herriges/ Riotur

O sucesso da 1¬™ edi√ß√£o da Art Rio - Feira Internacional de Arte Contempor√Ęnea, realizada no m√™s de setembro, no P√≠er Mau√°, tornou a cidade um polo difusor das artes pl√°sticas. J√° com data marcada para integrar o calend√°rio de eventos da cidade no pr√≥ximo ano, entre os dias 12 e 16 de setembro, a Art Rio despertou um apuro est√©tico nos cariocas e turistas que cada vez mais se lan√ßam ao universo, t√£o pr√≥digo, das artes. Prova disso s√£o as galerias e ateli√™s que apresentam obras que retratam a cidade e outras tantas que revelam a cena cultural contempor√Ęnea brasileira e internacional. S√£o dezenas de espa√ßos espalhados pelo Rio, dedicados √† difus√£o da arte, antenados com o amadurecimento e a diversidade de produ√ß√Ķes art√≠sticas. - Clique e leia mais…

01/JAN/12 - Ensaios técnicos esquentam a Marquês de Sapucaí a partir de domingo

Evento gratuito acontece até fevereiro - Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Evento gratuito acontece até fevereiro - Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Os tradicionais ensaios t√©cnicos das escolas de samba na Marqu√™s de Sapuca√≠, no¬†Rio de Janeiro, totalmente renovada e mais espa√ßosa, s√£o a oportunidade perfeita para conhecer as agremia√ß√Ķes e escolher sua favorita para torcer durante o Carnaval. Para quem nunca viu um desfile de perto, os ensaios s√£o uma chance imperd√≠vel de poder vivenciar a apresenta√ß√£o de uma escola de samba, a vibra√ß√£o da bateria e o charme das passistas.

- Clique e leia mais…

17/OUT/11 - √ćndia: Exposi√ß√£o no CCBB re√ļne pe√ßas milenares e arte contempor√Ęnea no Rio de Janeiro

Exposi√ß√£o '√ćndia' - Foto: Rog√©rio Belorio/CCBB

Exposi√ß√£o '√ćndia' - Foto: Rog√©rio Belorio/CCBB

Conhecido como um dos pa√≠ses mais fascinantes do planeta, a √ćndia reserva a seus visitantes e apaixonados adoradores grandes surpresas quando os temas s√£o cultura e arte. E explorando estas vertentes, a exposi√ß√£o ‘√ćndia’ chega ao Centro Cultural Banco do Brasil em 12 de outubro, reunindo cerca de 380 pe√ßas, trazendo itens que v√£o do milenar ao contempor√Ęneo, revelando a vasta cultura indiana. - Clique e leia mais…

15/OUT/11 - Fotógrafa retrata mulheres e meninas de comunidades cariocas em exposição

"Meninas do Rio" - Foto: Ana Stewart/Divulgação

"Meninas do Rio" - Foto: Ana Stewart/Divulgação

O projeto iniciado h√° dez anos pela fot√≥grafa Ana Stewart ganha forma na Galeria da G√°vea. Jovens, meninas e mulheres, todas moradoras de comunidades carentes da zona norte carioca, s√£o retratadas com delicadez e sensibilidade na exposi√ß√£o que tem o nome “Meninas do Rio”. As imagens delicadas captam a alma e a rela√ß√£o dessas mulheres com suas fam√≠lias e seu dia-a-dia. - Clique e leia mais…

10/OUT/11 - Minas Gerais oferece lazer para toda a família no 12 de outubro

Parque das Mangabeiras - Foto: Celso Santa Rosa

Parque das Mangabeiras - Foto: Celso Santa Rosa

Muita brincadeira, divers√£o e lazer n√£o v√£o faltar para quem quiser aproveitar o feriado de 12 de outubro em Minas Gerais. Os munic√≠pios mineiros prepararam programa√ß√£o especial para animar o dia dos pequenos. Al√©m da divers√£o, as comemora√ß√Ķes religiosas marcam o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A Secretaria de Estado de Turismo oferece um calend√°rio de eventos diversificado e que atende √†s mais variadas op√ß√Ķes para os turistas que querem aproveitar o curto feriado em Belo Horizonte, ou para aqueles que desejam se aventurar pelos atrativos do interior do Estado. - Clique e leia mais…

09/OUT/11 - 13ª edição do Festival do Rio traz maratona de filmes à Cidade Maravilhosa

Festival do Rio 2011 - Foto: Divugação

Festival do Rio 2011 - Foto: Divulgação

Cin√©filos de plant√£o, preparem-se: o Festival do Rio vai come√ßar. De 6 a 18 de outubro, a cidade sedia este que j√° se tornou um dos mais importantes eventos da agenda carioca. Em sua 13¬™ edi√ß√£o, o festival traz uma sele√ß√£o de filmes dos mais diversos pa√≠ses, com uma aten√ß√£o especial para a produ√ß√£o cinematogr√°fica italiana, e traz retrospectivas do premiado cineasta h√ļngaro B√©la Tarr e do mestre do terror italiano Dario Argento. O documentarista chileno Patricio Guzm√°n tamb√©m ser√° homenageado, recebendo o pr√™mio Fipresci de Personalidade Latino Americana. - Clique e leia mais…

03/AGO/11 - S√£o Luiz do Paraitinga promove semana em homenagem a Oswaldo Cruz

São Luiz do Paraitinga - Foto: Divulgação

São Luiz do Paraitinga - Foto: Divulgação

De 2 a 6 de Agosto a prefeitura da cidade de¬†S√£o Luiz do Paraitinga promove uma comemora√ß√£o especial para a data de nascimento do respeitado m√©dico sanitarista Oswaldo Gon√ßalvez Cruz, um cidad√£o luizense. Nascido em 5 de Agosto, ele mostrou sua import√Ęncia ao ser um dos primeiros a desenvolver estudos sobre as mol√©stias tropicais. A cidade mostra seu orgulho ao realizar a 8¬™ edi√ß√£o da Semana Dr. Oswaldo Cruz.

Durante os seis dias de evento, a prefeitura da cidade oferecer√° palestras sobre alimenta√ß√£o saud√°vel e nutri√ß√£o cl√≠nica, ministradas pela nutricionista Juliana Oliveira, al√©m de oficinas de reaproveitamento de alimentos que esclarecer√£o d√ļvidas de como manter uma boa qualidade de vida, coordenada por Geni Morgado Cavalca. O evento ainda apresentar√° filmes e uma a√ß√£o social que contar√° com um grupo de gin√°stica da 3¬™ idade, que estar√° acompanhado pela professora Priscila Lobo Santos. Os encontros ser√£o em pontos como a pra√ßa central, a qual recebe o nome do m√©dico, a C√Ęmara Municipal, etc. - Clique e leia mais…

03/AGO/11 - Florianópolis também é a terra da dança


2¬į Festival de Dan√ßa de Florian√≥polis - Foto: Divulga√ß√£o

2¬į Festival de Dan√ßa de Florian√≥polis - Foto: Divulga√ß√£o

O 2¬į Festival de Dan√ßa de¬†Florian√≥polis, que ocorrer√° de 17 a 21 de agosto, no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo de Governo do Estado de Santa Catarina. Bailarinos de todo o Brasil e do exterior poder√£o concorrer a um total de R$ 20 mil ‚Äď a segunda maior premia√ß√£o oferecida em eventos semelhantes no territ√≥rio catarinense.

Al√©m de ampliar o per√≠odo de realiza√ß√£o de tr√™s para cinco dias, o valor global distribu√≠do entre os vencedores aumentou em fun√ß√£o de duas premia√ß√Ķes agora institu√≠das: melhor bal√© cl√°ssico de repert√≥rio e de destaque para algum profissional da dan√ßa ou conjunto de obra participante do evento. A primeira, sugerida pelos pr√≥prios bailarinos cl√°ssicos, facilita a avalia√ß√£o dos jurados ao analisarem em separado ‚Äútrabalhos que n√£o necessitem de valoriza√ß√£o por criatividade e ineditismo, mas com algo tradicional das coreografias de repert√≥rio‚ÄĚ, explica a curadora do festival, Bia Mattar. A segunda ‚Äú√© uma forma de reconhecer algu√©m de grande destaque, mas que n√£o teve a oportunidade de levar o pr√™mio principal‚ÄĚ, comenta Daniel Pozzobon, um dos organizadores. - Clique e leia mais…

02/AGO/11 - Uma parte da cultura e história portuguesas no Rio

Real Gabinete Português de Leitura - Foto: Edu Mendes/ Divulgação

Real Gabinete Português de Leitura - Foto: Edu Mendes/ Divulgação

Pr√≥ximo √† Pra√ßa Tiradentes, do alto de seus imponentes 174 anos, o Real Gabinete Portugu√™s de Leitura reserva a seus visitantes uma bela viagem por esta preciosidade arquitet√īnica e cultural, permitindo conhecer a hist√≥ria da cidade maravilhosa n√£o apenas por suas riquezas naturais.

Fundado em 14 de maio de 1837, o Gabinete surgiu com o intuito de oferecer aos patr√≠cios residentes no¬†Rio de Janeiro acesso √†s publica√ß√Ķes de seu pa√≠s. Entre os cerca de 400 mil t√≠tulos de Literatura Portuguesa, h√° preciosidades como a primeira edi√ß√£o de ‚ÄúOs Lus√≠adas‚ÄĚ, de 1572, que pertenceu √† Companhia de Jesus; e os manuscritos originais de ‚ÄúAmor e Perdi√ß√£o‚ÄĚ, de Camilo Castelo Branco e de ‚ÄúO dicion√°rio da L√≠ngua Tupy‚ÄĚ, de Gon√ßalves Dias. - Clique e leia mais…

03/JUL/11 - Rio recebe o maior festival de animação da América Latina

Anima Mundi - Foto: Divulgação

Anima Mundi - Foto: Divulgação

Entre os dias 15 e 24 de julho, o¬†Rio de Janeiro se transforma, mais uma vez, na capital mundial da anima√ß√£o. Um dos eventos mais tradicionais da cidade, o Anima Mundi, Festival Internacional de Anima√ß√£o, chega a sua 19¬™ edi√ß√£o com f√īlego renovado. E atra√ß√Ķes para todos os gostos.

E n√£o √© s√≥ nas telas que cariocas e turistas poder√£o aproveitar o festival. Al√©m da mostra competitiva, que re√ļne as melhores anima√ß√Ķes produzidas ao redor do mundo, o Anima Mundi ainda conta com diversas oficinas. Adultos e crian√ßas poder√£o produzir seus pr√≥prios curtas, atrav√©s de t√©cnicas como massinha, stop motion, areia, entre muitas outras, contando com o apoio dos instrutores do pr√≥prio festival. Nesta edi√ß√£o, o Anima Mundi traz uma grande novidade: o ‚ÄúI Concurso Nacional de Anima√ß√£o para Internet - CCBB‚ÄĚ - ‚Äú√Āgua em Movimento‚ÄĚ. Nele ser√£o apresentados filmes de anima√ß√£o onde o tema ser√° a √°gua. O objetivo do concurso √© conscientizar as mudan√ßas de atitude na busca de solu√ß√Ķes para o uso sustent√°vel deste elemento t√£o precioso ao planeta. - Clique e leia mais…

03/JUL/11 - Mostra Hitchcock segue no Rio até o dia 14 de julho

Mostra Hitchcock - Foto: Divulgação

Mostra Hitchcock - Foto: Divulgação

Conhecido como ‚Äúo mestre do suspense‚ÄĚ, Alfred Hitchcock possui uma filmografia √≠mpar, tendo passado, em 50 anos de carreira, por v√°rias transforma√ß√Ķes cinematogr√°ficas ‚Äď do filme mudo ao falado, do p&b ao colorido. Trajet√≥ria esta que agora √© exibida na √≠ntegra, na mais completa retrospectiva j√° realizada: s√£o 54 longas-metragens, 2 curtas, 2 filmes complementares al√©m dos trabalhos feitos para televis√£o: 127 epis√≥dios em s√©ries de suspense. - Clique e leia mais…

03/JUL/11 - Animando a Rua Larga resgata história do Centro do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Animando a Rua Larga - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Animando a Rua Larga - Foto: Divulgação

De 27 de junho a 17 de julho a Central do Brasil ser√° palco de uma exposi√ß√£o itinerante da Rua Larga e seus arredores. Ser√£o 18 pain√©is de 2,15m X 0,80 m, que apresentar√£o curiosidades como a origem do nome Rua Larga e hist√≥rias das constru√ß√Ķes, meios de transportes e servi√ßos oferecidos no in√≠cio do s√©culo XX. A exposi√ß√£o faz parte da programa√ß√£o do projeto Animando a Rua Larga, que prev√™ a revitaliza√ß√£o da regi√£o

Entre um e outro painel, os visitantes conhecer√£o detalhes sobre as constru√ß√Ķes do Col√©gio Pedro II, do Banco Central do Brasil e da sede da Light. Saber√£o ainda a origem da antiga esta√ß√£o ferrovi√°ria Central do Brasil, do Pal√°cio Duque de Caxias, sede do antigo Minist√©rio da Guerra, e do Pal√°cio Itamaraty, onde era instalada a Presid√™ncia da Rep√ļblica e mais tarde foi transformado no Minist√©rio das Rela√ß√Ķes Exteriores at√© a transfer√™ncia da capital para Bras√≠lia. - Clique e leia mais…

05/JUN/11 - Passeio pela história do Rio de Janeiro no Forte Duque de Caxias

Forte Duque de Caxias - Foto: Divulgação

Forte Duque de Caxias - Foto: Divulgação

Constru√≠do em 1776 como ponto de observa√ß√£o da Ba√≠a de Guanabara, noRio de Janeiro, para alertar os outros fortes sobre embarca√ß√Ķes inimigas que chegavam √†s aguas da cidade, o antigo Forte do Vigia passou a ser chamado de Forte Duque de Caxias a partir de 1913, quando foi remodelado e recebeu fortes obuseiros, grandes armamentos capazes de atingir longas dist√Ęncias. Hoje o Forte divide seu espa√ßo com o Centro de Estudos de Pessoal, estabelecimento de ensino do Ex√©rcito e atrai cerca de tr√™s mil visitantes por m√™s. - Clique e leia mais…

04/MAI/11 - Visitação do Maracanã ficará fechada de 5 a 8 de junho

A visita√ß√£o do Maracan√£ estar√° fechada ao p√ļblico de 5 a 8 de junho (domingo a quarta-feira). Neste per√≠odo ser√° feita uma readequa√ß√£o do espa√ßo da cal√ßada da fama para melhor circula√ß√£o dos visitantes.

A partir do dia 9 de junho duas novas galerias exibir√£o grande parte do acervo do est√°dio. O Maracan√£ est√° aberto √† visita√ß√£o das 9h √†s 17h, na Torre de Vidro, de onde turistas e moradores podem acompanhar as obras do est√°dio para a Copa do Mundo de 2014. Os ingressos custam R$10, inteira, e R$ 5, meia entrada. Brasileiros e portugueses maiores de 65 anos, crian√ßas de 0 a 5 anos e deficientes f√≠sicos n√£o pagam. - Clique e leia mais…

02/MAI/11 - Pernambuco se prepara para os festejos juninos

Pátio de Eventos Luiz Gonzaga - Caruaru - Foto: Divulgação

Pátio de Eventos Luiz Gonzaga - Caruaru - Foto: Divulgação

Uma das festas mais esperadas de Pernambuco mobiliza pessoas do litoral ao sert√£o. As cidades pernambucanas se rendem aos festejos juninos e preparam seus arraiais que contam com muito arrasta-p√©, fogueiras, quadrilhas juninas e comidas t√≠picas. Na terra de Luiz Gonzaga, o Rei do Bai√£o, a pisada √© uma s√≥: milhares de pessoas arrastando o solado do sapato ao som da sanfona, do tri√Ęngulo e da zabumba. Algumas das cidades mais procuradas nessa √©poca do ano s√£o:¬†Gravat√°,¬†Arcoverde e, claro,Caruaru, a capital do forr√≥. - Clique e leia mais…

10/MAI/11 - City Tour redescobre a história de Foz do Iguaçu

O tur pela cidade é realizado em uma van com moto-guia poliglota

O tur pela cidade é realizado em uma van com moto-guia poliglota

‚ÄúO que faz de¬†Foz do Igua√ßu uma cidade diferente das outras? O que faz dela uma cidade cosmopolita no interior do¬†Paran√°? Por que uma comunidade t√£o grande de √°rabes e orientais? Por que tamanha desigualdade social? Este realmente era um territ√≥rio que pertencia √† Argentina? Como foi a guerra do Paraguai?‚ÄĚ

Estas e outras milhares de perguntas a Loumar Turismo est√° respondendo em seu novo produto, um City Tour pela hist√≥ria de¬†Foz do Igua√ßu. - Clique e leia mais…

08/MAI/11 - Florianópolis (SC) recebe, em maio, o Tourfilm Brazil

Tourfilm Brazil

Tourfilm Brazil

O Tourfilm Brazil, um festival internacional de filmes de turismo que terá sua segunda edição realizada na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, nas datas de 19 a 21 de maio de 2011.

Tourfilm Brazil √© a etapa latini-americana de um circuito internacional de festivais de filmes de turismo, membros do Cifft - Comit√© Internacional des Festival du Film Touristique, com sede em Viena, √Āustria. - Clique e leia mais…

08/MAI/11 - Harpistas de todo mundo se apresentam gratuitamente no Rio de Janeiro (RJ)

RioHarpFestival - M√ļsica no Museu

RioHarpFestival - M√ļsica no Museu

O RioHarpFestival - M√ļsica no Museu chega a sua sexta edi√ß√£o neste ano, promovendo a sua habitual volta ao mundo em torno dos sons da harpa, um dos mais antigos instrumentos musicais da hist√≥ria da humanidade. O RioHarpFestival, que vai at√© o dia 31 de maio, j√° faz parte do circuito mundial da harpa e j√° √© parte integrante do calend√°rio cultural do¬†Rio de Janeiro.

Harpistas de 20 pa√≠ses, entre eles, Les Alis√©es, da Fran√ßa, Athy, da Argentina, Carrol McLaughin, dos Estados Unidos, Manja Smits da Holanda, Alfonzo Fabian de Korocillo, Peru e Irantzu Agirre, Espanha, se apresentam em diferentes pontos da cidade. - Clique e leia mais…

27/MAR/11 - Andy Warhol como você nunca viu

E a fim de mostrar uma nova vertente do conhecido artista, o Oi Futuro apresenta a exposição Warhol TV - Foto: Divulgação

E a fim de mostrar uma nova vertente do conhecido artista, o Oi Futuro apresenta a exposição Warhol TV - Foto: Divulgação

Conhecido como um dos √≠cones do pop art, Andy Warhol deixou um vasto acervo de obras de arte, tendo retratado personalidades como Marilyn Monroe em um de seus mais famosos e copiados quadros. E a fim de mostrar uma nova vertente do conhecido artista, o Oi Futuro apresenta a exposi√ß√£o Warhol TV, que re√ļne obras pouco conhecidas, e n√£o t√£o menos importantes, criadas especialmente para a TV.

Andy Warhol experimentou v√°rios meios de express√£o art√≠stica, explorando √°reas t√£o diversas quanto o cinema, a fotografia, a pintura, a m√ļsica e o v√≠deo. Entretanto, sua rela√ß√£o com a TV foi marcante: fez in√ļmeros filmes, realizou programas para canais a cabo, entrevistou personalidades e produziu videoclipes. - Clique e leia mais…

15/MAR/11 - Semana de Porto Alegre homenageia Moacyr Scliar

Prefeito José Fortunati durante o Lançamento da Programação da 52ª Semana de Porto Alegre - Foto: Luciano Lanes / PMPA

Prefeito José Fortunati durante o Lançamento da Programação da 52ª Semana de Porto Alegre - Foto: Luciano Lanes / PMPA

A programa√ß√£o da Semana de¬†Porto Alegre 2011 que homenageia o escritor Moacyr Scliar foi apresentada nesta segunda-feira, 14, pelo prefeito Jos√© Fortunati e o secret√°rio de Cultura, Sergius Gonzaga, no Sal√£o Nobre do Pa√ßo Municipal. ‚Äú√Č uma semana muito especial que comemora os 239 de Porto Alegre, mostra suas potencialidades, riqueza e possibilita um envolvimento mais intenso da popula√ß√£o com a cidade‚ÄĚ, destacou Fortunati.

A 52¬™ Semana de¬†Porto Alegre, que ocorre de 19 a 26 de mar√ßo, ter√° a quinta edi√ß√£o do 24 Horas de Cultura, com show de Milton Nascimento, homenagem √† cidade-irm√£ de Ribeira Grande, atividades esportivas, resgates hist√≥ricos, exposi√ß√Ķes, implanta√ß√£o de novos servi√ßos municipais, encerrando com o tradicional Baile da Cidade no dia 26 de mar√ßo no Parque da Reden√ß√£o. - Clique e leia mais…

22/JAN/11 - Terra da Garoa completa 457 anos

Terra da garoa, ‚Äúa cidade que nunca dorme‚ÄĚ ou, simplesmente, Sampa: apelidos da maior metr√≥pole da Am√©rica do Sul:S√£o Paulo, que completa, hoje, 457 anos. A capital, destino preferido pelos turistas estrangeiros quando o assunto √© neg√≥cios, √© rica em cultura, gastronomia e badala√ß√£o. Museus, galerias de arte, teatros, cinemas, parques, bares e restaurantes renomados comp√Ķem o cen√°rio da cidade.

S√£o Paulo recebe, em m√©dia, 11 milh√Ķes de turistas por ano, sendo a cidade mais visitada do pa√≠s, principalmente, no segmento de Turismo de Neg√≥cios e Eventos. Durante o primeiro semestre de 2010, a arrecada√ß√£o de Imposto Sobre Servi√ßos (ISS) com turismo somou R$ 76,3 milh√Ķes. Em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo de 2009, o crescimento foi de 28,6%. Na compara√ß√£o com todo o ano de 2004, quando a cidade ainda n√£o era promovida como destino tur√≠stico, o aumento foi de 117,24%. - Clique e leia mais…

18/JAN/11 - Trem do Pantanal, opção de lazer durante as férias

Trem do Pantanal - Foto: Divulgação

Trem do Pantanal - Foto: Divulgação

Para os amantes da natureza que desejam apreciar as belezas do Pantanal, principalmente nesse per√≠odo de f√©rias, o Trem do Pantanal √© uma das op√ß√Ķes de viagem. De acordo com a assessoria de imprensa do Grupo Serra Verde Express (empresa que opera o trem do Pantanal), para quem deseja conhecer a regi√£o do Pantanal durante o per√≠odo de f√©rias, o pacote recomendado √© o Pantanal Light.

O pacote mescla a experi√™ncia de viajar pelo Trem do Pantanal, o mais moderno e confort√°vel trem tur√≠stico do Brasil, com a oportunidade de conhecer a hist√≥rica cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. Saindo de¬†Campo Grande, o Trem do Pantanal faz um percurso de cinco horas at√© a cidade de Aquidauana. - Clique e leia mais…

10/JAN/11 - Marchinhas e agito no carnaval de S√£o Luiz do Paraitinga

Um dos carnavais mais originais de S√£o Paulo promete contagiar foli√Ķes com as tradicionais marchinhas, mitos e lendas.¬†S√£o Luiz do Paraitinga, a cerca de 180 quil√īmetros da capital, atrai turistas do Brasil todo para suas pacatas ruas coloniais. Seus casar√Ķes coloridos e a hospitalidade do povo luizense guardam um charme singular e criam um clima descontra√≠do para festas folcl√≥ricas.

Para o ano de 2011, a prefeitura de S√£o Luiz preparou algumas mudan√ßas para o carnaval, a fim de garantir maior seguran√ßa aos visitantes e √†s estruturas e constru√ß√Ķes da cidade. Nesse ano, o palco principal ser√° montado fora do centro hist√≥rico e os blocos percorrer√£o um trajeto diferente, tamb√©m evitando a concentra√ß√£o de foli√Ķes na parte mais antiga da cidade. Segundo dados da pr√≥pria prefeitura, a quantidade de pessoas no carnaval ser√° limitada a dez mil por dia. - Clique e leia mais…

06/JAN/11 - Ensaios técnicos agitam a Sapucaí


Carnaval carioca - Foto: Pedro Kirilos

Carnaval carioca - Foto: Pedro Kirilos

O sucesso do Carnaval carioca é inegável. A grandiosidade do evento converge com a animação do povo, sua alegria e dedicação à maior festa do mundo, que atrai turistas de todos os cantos para os quatro dias de festa na Cidade Maravilhosa. E para esquentar os tamborins e sentir o gostinho de Carnaval antes da festa começar oficialmente, os ensaios técnicos na Sapucaí são uma ótima oportunidade.

Os desfiles do grupo especial ser√£o apenas em mar√ßo, nos dias 6 e 7, mas o Carnaval 2011 j√° come√ßou nas escolas e com o apoio da comunidade e dos f√£s incondicionais da Festa do Momo, os ensaios t√©cnicos prometem lotar a Sapuca√≠ e colocar cariocas e turistas em ritmo de samba. - Clique e leia mais…

03/JAN/11 - 28ª Festa Pomerana de 14 a 23 de janeiro, em Pomerode

Nem s√≥ de sol e mar √© feito o ver√£o de Santa Catarina, mas tamb√©m de tradi√ß√Ķes germ√Ęnicas. Desde 1984, o m√™s de janeiro se enche de alegria com a Festa Pomerana, evento que celebra o anivers√°rio de¬†Pomerode e tamb√©m as origens de seu povo.

S√£o 10 dias recheados de muito chope, m√ļsica, dan√ßa e comida t√≠pica, que transmitem ao visitante toda a riqueza da cultura alem√£. Para dar in√≠cio aos festejos, diariamente ocorre desfile pelas principais ruas da cidade, levando toda a alegria beleza das Majestades da festa, a tradi√ß√£o dos Clubes de Ca√ßa e Tiro, dos grupos folcl√≥ricos e das bandinhas. - Clique e leia mais…

30/DEZ/10 - Festival de Marchinas agita S√£o Luiz do Paraitinga

Carnaval em São Luiz do Paraitinga - Foto: Divulgação

Carnaval em São Luiz do Paraitinga - Foto: Divulgação

As mais de 1500 marchinhas do acervo de¬†S√£o Luiz do Paraitinga n√£o surgiram √† toa. Desde 1984, a popula√ß√£o luizense se re√ļne meses antes da folia para conhecer os novos sons que dar√£o ritmo ao carnaval no Festival de Marchinhas. O encontro, criado pelo clube da cidade, tem o objetivo de revelar novos talentos e fomentar e preservar a vertente musical mais tradicional da regi√£o.

O 26¬ļ Festival de Marchinhas acontece em fevereiro, nos dias 4, 5, 11 e 12, mas os ensaios, que acontecer√£o diariamente na pra√ßa da cidade, come√ßam j√° no dia 24 de janeiro. Essa √© uma das novidades do festival para esse ano. A ideia √© criar um clima festivo mesmo antes do carnaval. - Clique e leia mais…

27/DEZ/10 - Lazer e cultura atraem turistas à cidade de Salto (SP)

O Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Salto, com 30 metros de altura/divulgação

O Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Salto, com 30 metros de altura/divulgação

Localizada a apenas 100 quil√īmetros da capital paulista, a cidade de¬†Salto

encanta por suas belezas, com atra√ß√Ķes hist√≥ricas e naturais. Al√©m do Complexo Tur√≠stico da Cachoeira, revitalizado recentemente e devolvido √† popula√ß√£o, a cidade oferece atra√ß√Ķes de grande valor hist√≥rico para todos os gostos e idades.

Um dos pontos que o turista n√£o pode deixar de visitar √© o Parque da Rocha Moutonn√©e, que abriga uma raridade geol√≥gica com idade estimada de 500 milh√Ķes de anos. Localizado na margem esquerda do Rio Tiet√™, o parque foi criado para proteger a rocha, um granito cuja superf√≠cie sofreu a eros√£o causada pela passagem de geleiras durante a era glacial. O parque tamb√©m oferece ao visitante infra-estrutura para o estudo e o lazer, como galp√£o de atividades did√°ticas, pain√©is educativos, estacionamento, quiosques e lago - Clique e leia mais…

10/DEZ/10 - Da praça para os trilhos

Representantes das prefeituras e secretarias de turismo das cidades de¬†S√£o Carlos (SP) e¬†Santa Maria (RS) se reuniram, emBras√≠lia, com o Grupo de Trabalho de Turismo Ferrovi√°rio. Na reuni√£o, foram apresentados os projetos para a implanta√ß√£o de trens tur√≠sticos e culturais nas regi√Ķes.

As cidades possuem caracter√≠sticas em comum, como a import√Ęncia hist√≥rica das ferrovias nas localidades. Santa Maria, que fica na regi√£o central do estado, recebe um grande fluxo de turistas uruguaios e argentinos que visitam o Brasil. O trajeto proposto √© de 3km por trecho, totalizando 6km. A locomotiva usada √© uma Maria Fuma√ßa, que atualmente ‚Äúadorna‚ÄĚ uma das pra√ßas da cidade. - Clique e leia mais…

22/NOV/10 - Um passeio pela história do país em São Cristóvão

Jardim Zoológico

Jardim Zoológico

Andar pelo bairro de S√£o Crist√≥v√£o, na Zona Norte do¬†Rio de Janeiro, √© como voltar no tempo e viajar para a √©poca do Imp√©rio no Brasil. O bairro adotado como lar pela realeza preserva uma parte da hist√≥ria do pa√≠s com seus monumentos, constru√ß√Ķes e parques. A Quinta da Boa Vista, que serviu de resid√™ncia √† fam√≠lia imperial, hoje abriga uma extensa √°rea verde, com um grande lago e jardins, al√©m do Museus Nacional e o Jardim Zool√≥gico.

Percorrer as alamedas margeadas por palmeiras imperiais da Quinta da Boa Vista j√° vale o passeio e serve como op√ß√£o de entretenimento para as crian√ßas durante as f√©rias, aproveitando o espa√ßo para correr e brincar ao ar livre. Mas a visita s√≥ se torna completa estendendo o passeio ao Jardim Zool√≥gico, o mais antigo do Brasil. √Č uma verdadeira mostra da vida selvagem com riachos, lagos artificiais e uma diversidade interessante de animais. - Clique e leia mais…

28/OUT/10 - Gastronomia, cultura e passeios na 6ª edição da Festa da Banana de Santos

6ª edição da Festa da Banana - Foto: FRANCISCO ARRAIS

6ª edição da Festa da Banana - Foto: FRANCISCO ARRAIS

Nanica, maçã, da terra, ouro, prata, também conhecida como branca. Esses são alguns tipos da fruta mais popular do Brasil, tema central da 6ª edição da Festa da Banana, que acontece de sexta (29/10) até terça-feira (02/11), das 10h às 18h, no Mercado Municipal de Santos.

Seja natural, seja frita, assada ou cozida, seja em farinha, seja em cacha√ßa ou licor, seja em doces variados ou seja salgada - com jeito de batata chips ‚Äď os v√°rios sabores da fruta poder√£o ser degustados em 22 estandes. Montados por expositores da regi√£o e de S√£o Paulo, eles tamb√©m v√£o exibir artesanato confeccionado com as folhas da planta. - Clique e leia mais…

26/OUT/10 - A animação sobe a serra

Plateia no V AnimaSerra - Foto: Divulgação

Plateia no V AnimaSerra - Foto: Divulgação

Os f√£s de anima√ß√£o j√° podem comemorar. De 28 a 30 de outubro, Teres√≥polis ser√° palco do V AnimaSerra, Festival Nacional de Cinema de Anima√ß√£o, Quadrinhos e Games da Regi√£o Serrana, que acontece no Sesc Teres√≥polis. A grande novidade da edi√ß√£o 2010 √© a homenagem ao personagem Z√© Carioca, conhecido em todo o mundo. Al√©m da presen√ßa do ilustre cartunista brasileiro e roteirista da Disney na Europa, Fernando Ventura, um dos principais desenhistas do papagaio. Com entrada gratuita, o evento est√° recheado de atra√ß√Ķes. - Clique e leia mais…

17/OUT/10 - Black Eyed Peas no Rio de Janeiro!

Black Eyed Peas no Rio! - Foto: Divulgação
Black Eyed Peas no Rio! - Foto: Divulgação

Entre todos os shows do m√™s de outubro, o mais comentado √© o que acontece no dia 24 de outubro, na Pra√ßa da Apoteose, no Rio de Janeiro. A noite desse domingo ganha o ritmo eletrizante do Black Eyed Peas que vai fazer o ber√ßo do Carnaval carioca dan√ßar ao som pop que √© sucesso em todo o mundo. O hit ‚ÄúI gotta feeling‚ÄĚ √© o √ļltimo xod√≥ da legi√£o de f√£s espalhada em todo o mundo. Ser√° a √ļnica oportunidade dos cariocas assistirem ao show da turn√™ The E.N.D. (Energy Never Dies), que passa pelo M√©xico e pela Am√©rica Latina. - Clique e leia mais…

13/OUT/10 - No norte do Paran√°, turistas vivenciam o passado e o presente da cafeicultura

Est√Ęncia Ecol√≥gica Guaicurus

Est√Ęncia Ecol√≥gica Guaicurus

A Rota do Caf√©, alia hist√≥ria, cultura, educa√ß√£o ambiental, gastronomia, t√©cnicas de produ√ß√£o, classifica√ß√£o, comercializa√ß√£o e degusta√ß√£o do caf√©. Contato direto com a natureza; vis√£o ampliada sobre a vida no campo; conhecimento sobre a complexidade do processo de produ√ß√£o, beneficiamento e comercializa√ß√£o do caf√©; compreens√£o sobre a influ√™ncia da cafeicultura na organiza√ß√£o pol√≠tica, econ√īmica e social do Paran√°; variedade de atrativos, intera√ß√£o com empreendedores; acolhida calorosa; e a degusta√ß√£o de caf√©s de qualidade e de uma culin√°ria t√≠pica. Esses s√£o alguns motivos que justificam conhecer a Rota do Caf√©, projeto tur√≠stico que envolve mais de 30 atrativos, localizados em 18 munic√≠pios da regi√£o norte do Paran√°.

Integram a Rota do Caf√© fazendas produtivas, propriedades hist√≥ricas, est√Ęncias ecol√≥gicas, cafeterias, corretora de caf√©, restaurantes, vin√≠colas, casas de artesanato, pousadas, museus, teatro, agroind√ļstrias familiares, cacha√ßaria, torrefadoras, entre outros. - Clique e leia mais…

11/OUT/10 - Quatrocentona, Itu n√£o quer mais ser conhecida s√≥ pelo “turismo do exagero”

Orelhão Gigante na praça em Itu

Orelhão Gigante na praça em Itu

“Nos anos 70 e 80, esta pra√ßa ficava cheia de gente para ver o orelh√£o de Itu e pra tomar picol√© gigante; agora deu uma boa ca√≠da”, conta o ambulante Gon√ßalo Pino, 65, o “Bigode”. Ele est√° na cidade desde 1976, vendendo sorvete na Pra√ßa Padre Miguel, onde ficam localizados o telefone p√ļblico e o sem√°foro gigantes, os mais famosos pontos tur√≠sticos da cidade que sediou o Festival SWU Music and Arts de s√°bado (9) at√© esta segunda-feira (11).

Bigode n√£o √© o √ļnico a notar a decad√™ncia do chamado “turismo do exagero”, iniciado no final dos anos 60. “A prefeitura n√£o investe mais nisso. Eles querem que a cidade seja conhecida pela hist√≥ria, pelos museus, mas muita gente ainda vem aqui atr√°s das coisas gigantes, √© uma bobagem desprezar essa tradi√ß√£o”, conta Rebeca Romanesi, 36, vendedora da loja O Gigant√£o, uma das remanescentes na cidade em que ainda se pode encontrar borrachas, l√°pis, pentes e outros apetrechos em vers√Ķes “de Itu”.

Fundada em 1610 pelos bandeirantes Crist√≥v√£o Diniz e Domingos Fernandes, Itu ocupou uma posi√ß√£o de destaque durante os ciclos do a√ß√ļcar e do caf√©, e √© considerada o ber√ßo da rep√ļblica brasileira, por ter acontecido l√° a primeira conven√ß√£o republicana do pa√≠s.

A associa√ß√£o da cidade a coisas exageradamente grandes come√ßou no in√≠cio dos anos 60, com o comediante Francisco Flaviano de Almeida (1916 - 2004), o “Simpl√≠cio” do humor√≠stico “Pra√ßa da Alegria”, da TV Tupi. No programa, o ator encarnava um personagem que contava vantagens de sua cidade, sempre se vangloriando e dizendo que l√° tudo era maior, dos peixes de uma tonelada √†s pastilhas sonrisal “do tamanho de uma roda”.

O orelh√£o de sete metros de altura, objeto gigante mais famoso da cidade, foi fundado em 1973 pelo ministro das Comunia√ß√Ķes Higino Corsetti. Na √©poca, a Telesp, companhia telef√īnica estatal paulista, acabara de lan√ßar um servi√ßo de discagem direta interurbana e construiu o orelh√£o gigante como parte do lan√ßamento. Na ocasi√£o, Corsetti declarou: “o Brasil √© grande, mas Itu √© maior ainda”. Em seguida, a prefeitura construiu tamb√©m o sem√°foro.

Na Secretaria do Turismo da cidade h√° uma placa modesta em homenagem a Simpl√≠cio e um viol√£o gigante. “Em breve dever√° ser inaugurado o Parque do Exagero”, conta C√©sar Waldemarin, 37, guia de turismo da secretaria. O parque tem√°tico, que reunir√° diversos objetos agigantados, at√© agora n√£o saiu do papel e n√£o tem data para ser inaugurada.

“O turismo do exagero √© importante para Itu, mas √© preciso lembrar tamb√©m os locais hist√≥ricos”, justifica Waldemarin. Ele √© r√°pido ao enumerar os importantes pontos de interesse cultural na cidade, como a Igreja Matriz, “maior express√£o do barroco paulista”, ou o Museu da Rep√ļblica, que abrigou a primeira conven√ß√£o republicana no pa√≠s, em 1873.

Outro atrativo que tem chamado a aten√ß√£o para Itu s√£o os v√°rios antiqu√°rios da cidade, espalhados pelo Centro Hist√≥rico, e o “turismo rural”, nos hot√©is-fazenda dos arredores da cidade.

Veja abaixo alguns endereços de igrejas e pontos históricos da cidade:

Igreja da Matriz

Fundada em 1780, √© considerada a mais importante express√£o do barroco no estado de S√£o Paulo. Tem pinturas dos artistas Jos√© Patroc√≠nio da Silva, padre Jesu√≠no do Monte Carmelo e Almeida J√ļnior.
Pra√ßa Padre Miguel, s/n¬ļ, tel. (11) 4022-0819 / 4023-0638

Igreja do Bom Jesus
Construída em 1765 no local onde existiu a capela de fundação da cidade. Sua fachada foi alterada a partir do final do século 19, e recebeu elementos neoclássicos.
Pra√ßa Padre Anchieta, s/n¬ļ, tel. (11) 4022-3871

Igreja do Carmo
Inaugurada em 1782, tem pinturas de padre Jesuíno de Monte Carmelo e conjunto de imagens sacras do século 18.
Praça da Independência, tel. (11) 4023-1919

Museu da Energia
Com uma bonita fachada de azulejos portugueses, esta casa foi a sede da Companhia Ytuana de Força e Luz. No acervo, aparelhos antigos, como uma das primeiras geladeiras do país.
Rua Paula Souza, 669, tel. (11) 4022-6832 / 4013-1038

F√°brica S√£o Luiz
Primeira tecelagem a vapor do Estado, foi fundada em 1869. Hoje abriga um centro cultural e lojas de artesanato.
Rua Paula Souza, 492, tel. (11) 4013-4554

Museu Republicano

Local em que foi realizado a primeira convenção republicana do Brasil.
Rua Bar√£o de Itaim, 67, tel. (11) 4023-0240

Fonte: Viagem UOL

05/OUT/10 - Minas Gerais para as crianças!

O Lago de Furnas é conhecido como o mar dos mineiros - Foto: Sérgio Mourão / Acervo Setur MG

O Lago de Furnas é conhecido como o mar dos mineiros - Foto: Sérgio Mourão / Acervo Setur MG

Com a proximidade do Dia das Crian√ßas, muitas pessoas pensam em como curtir o feriad√£o sem se deslocar para destinos muito distantes. Situada em localiza√ß√£o estrat√©gica, Minas Gerais √© destino certeiro para quem busca divers√£o em apenas quatro dias de folga. O Estado oferece a divers√£o no Circuito das √Āguas, o sossego dos hot√©is-fazenda e at√© mesmo o alternativo ‚ÄúMar de Minas‚ÄĚ. Nos 42 Circuitos Tur√≠sticos existentes no Estado, o turista pode escolher aquele que mais o agrada.

Um mergulho para refrescar, brincadeiras para relaxar, um sol para se bronzear. Pode parecer enredo de praia, mas isso tudo √© f√°cil de se encontrar em Minas Gerais. As belezas naturais, os casarios seculares, a gastronomia farta, a variedade cultural e a hospitalidade dos mineiros fazem do Estado um destino √ļnico, prop√≠cio para ser vivenciado ao lado da fam√≠lia em viagens inesquec√≠veis. - Clique e leia mais…

05/OUT/10 - Museu das Redu√ß√Ķes √© op√ß√£o de lazer para o feriado do Dia das Crian√ßas

Casas Coloniais de Paraty - Foto: LiciaRibeiro
Casas Coloniais de Paraty - Foto: LiciaRibeiro

Se voc√™ ainda n√£o se programou para o Dia das Crian√ßas, no feriado do dia 12 de outubro, h√° uma √≥tima dica de passeio para toda a fam√≠lia: visite o Museu das Redu√ß√Ķes, em Amarantina, distrito de Ouro Preto, e aproveite para conhecer tamb√©m a primeira cidade brasileira a ser declarada patrim√īnio cultural da humanidade. Al√©m disso, Ouro Preto √© uma das maiores cidades universit√°rias do Pa√≠s, que tradicionalmente comemora o feriado do 12 e festeja o anivers√°rio da centen√°ria Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). - Clique e leia mais…

02/OUT/10 - Mercado P√ļblico de Porto Alegre completa 141 anos neste domingo

Prédio histórico é local de compras, alimentação e lazer - Foto: Alfonso Abraham/Arquivo PMPA

Prédio histórico é local de compras, alimentação e lazer - Foto: Alfonso Abraham/Arquivo PMPA

O Mercado P√ļblico de Porto Alegre, que no pr√≥ximo domingo, 3, completa 141 anos, foi inaugurado em 1869 e est√° encravado no centro e no cora√ß√£o dos ga√ļchos. Constru√≠do em estilo ecl√©tico, com forte influ√™ncia neocl√°ssica, o Mercado nem sempre foi como hoje se v√™. No passar de seus 141 anos mudou com a cidade que crescia e tamb√©m mudava. Viu guerras, depress√Ķes financeiras. No centro do fervilhante entroncamento entre a avenida J√ļlio de Castilhos e a avenida Borges de Medeiros e de frente para o Largo Gl√™nio Peres, o Mercado viu grande parte da historia da cidade ser escrita.

Erguido no local de um antigo mercado, o atual Mercado P√ļblico teve sua pedra fundamental lan√ßada em 29 de agosto de 1864, projeto do engenheiro Frederico Heydtmann, e sua inaugura√ß√£o ocorreu em 3 de outubro de 1869. A obra custou aos cofres p√ļblicos cerca de 246 contos de r√©is, valor elevado para a √©poca. Durante a administra√ß√£o de Jos√© Montaury foi elaborado o projeto de amplia√ß√£o, que visava a constru√ß√£o do segundo piso, com o objetivo de abrigar escrit√≥rios comerciais e reparti√ß√Ķes p√ļblicas. Ainda durante as obras, um grande inc√™ndio destruiu todos os chal√©s que ocupavam a √°rea interna. A reforma s√≥ foi encerrada no ano de 1913, com os chal√©s reconstru√≠dos e a c√Ęmera frigor√≠fica refeita em metal. - Clique e leia mais…

11/SET/10 - Cultura e religi√£o fortalecem o turismo em Natividade (TO)

Cavalgada pelo centro histórico-Carlos Magno - Foto: Divulgação

Cavalgada pelo centro histórico-Carlos Magno - Foto: Divulgação

Os traços marcantes e a grandeza da religiosidade de uma cultura secular uniram fé e tradição expressadas num ritual cristão, durante os Festejos de Nossa Senhora da Natividade, no município de Natividade - integrando o roteiro turístico histórico e cultural do Tocantins, divulgado pela Agência de Desenvolvimento Turístico. O dia 8 de setembro foi escolhido para a esta homenagem especial.

Uma prociss√£o de f√©, seguida da celebra√ß√£o da missa solene no dia dedicado √† santa, na Igreja que tem seu nome, localizada na Pra√ßa da Matriz marcou o evento. Barracas montadas, leil√Ķes, vendedores ambulantes integraram o cen√°rio que teve tamb√©m como ponto alto a cavalgada pelas ruas, partindo da feira municipal at√© o templo sagrado, constru√≠do ainda no s√©culo XVIII. - Clique e leia mais…

07/SET/10 - Belo Horizonte se transforma na capital mundial da animação em setembro

Animação - Foto: Divulgação

Animação - Foto: Divulgação

Atra√ß√Ķes mundialmente reconhecidas e o que h√° de mais novo na arte da anima√ß√£o. De 8 a 30 de setembro, Belo Horizonte e Betim recebem a 8¬™ Mostra Udigrudi Mundial de Anima√ß√£o (Mumia). O festival tem como finalidade divulgar a produ√ß√£o audiovisual de anima√ß√£o de car√°ter cultural e contribuir para o desenvolvimento videogr√°fico quanto a sua linguagem, formato espec√≠fico e forma de produ√ß√£o. Ser√£o exibidos curta-metragens regionais, nacionais e internacionais de diversas vertentes da arte da anima√ß√£o, todos com entrada gratuita. O evento √© promovido pela Leite Filmes, em parceria com o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinprominas), com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Funda√ß√£o Municipal de Cultura e do Centro de Refer√™ncia Audiovisual (Crav). - Clique e leia mais…

05/SET/10 - Festival do Rio 2010

Festival do Rio 2010 - Foto: Divulgação

Festival do Rio 2010 - Foto: Divulgação

Entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro, acontece no Rio de Janeiro o 12¬ļ Festival do Rio. A amostra cinematogr√°fica que ir√° reunir filmes nacionais e internacionais, em diversos locais da cidade, promete uma grande novidade para essa edi√ß√£o. Um acordo fechado entre o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, o presidente da RioFilmes, S√©rgio S√° Leit√£o e os organizadores do Festival do Rio, promete levar para a praia de Copacabana um tel√£o com cinema 3D de gra√ßa. A data e o filme que ser√° exibido ainda n√£o foram divulgados, mas a divers√£o com certeza ser√° garantida! - Clique e leia mais…

05/SET/10 - Lauryn Hill de volta ao Rio

Lauryn Hill - Foto: Divulgação

Lauryn Hill - Foto: Divulgação

Pela segunda vez, no Rio de Janeiro, a cultuada diva do rap, reggae, R&B e soul Lauryn Hill se apresenta dia 6 de setembro no Citibank Hall. Para os fãs brasileiros que querem curtir a ex-vocalista do Fugees, o melhor é se apressar, pois os ingressos estão à venda desde o mês de julho, através do site www.ticketsforfun.com.br.

No Rio, Laury Hill realizou seu primeiro show em 2007. O seu segundo e √ļltimo CD foi o MTV Unplugged No. 2.0, lan√ßado em 2002, por√©m, o √°lbum mais elogiado da cantora foi o The Miseducation of Lauryn Hill, de 1998, que foi indicado onze vezes para o Grammy e fez com que a cantora norte-americana levasse para casa cinco pr√™mios, entre eles o de √°lbum do ano e a de melhor int√©rprete. - Clique e leia mais…

23/AGO/10 - Encontro Nacional de Mustangs re√ļne bom p√ļblico em Itu (SP)

Encontro Nacional de Mustangs - Foto: AI/Plaza Shopping Itu

Encontro Nacional de Mustangs - Foto: AI/Plaza Shopping Itu

Milhares de pessoas passaram pelo estacionamento do Plaza Shopping Itu no dia 22 de agosto para acompanhar a 6¬™ edi√ß√£o do ‚ÄúEncontro Nacional de Mustangs‚ÄĚ, evento que reuniu propriet√°rios de v√°rios modelos do carro, considerado um sin√īnimo de pot√™ncia e design.

A atra√ß√£o foi realizada pelo quinto ano no Shopping e reuniu 110 donos do¬†autom√≥vel com o famoso ‚Äúcavalinho‚ÄĚ. ‚ÄúRepetimos o sucesso dos anos anteriores, trazendo carros do Brasil todo. Todos n√≥s, apaixonados pelo Mustang, mostramos um pouco da trajet√≥ria do modelo ao p√ļblico que sempre marca presen√ßa‚ÄĚ, disse Valmir Carajeleascow, presidente do Clube do Mustang de S√£o Paulo. - Clique e leia mais…

21/AGO/10 - Ilha Fiscal (RJ): Por onde andaram imperadores, princesas e condes

Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro - Foto: Pedro Kirilos|Riotur

Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro - Foto: Pedro Kirilos|Riotur

O Centro do Rio de Janeiro tem um leque variado de pontos tur√≠sticos que n√£o podem ficar de fora de um roteiro cultural pela cidade. Muitos s√£o personagens da hist√≥ria carioca, sendo alguns daquela √©poca em que havia apenas charretes pelas ruas e um imperador tinha o comando pol√≠tico do pa√≠s. √Č o caso da encantadora Ilha Fiscal, com seu castelo em estilo g√≥tico, onde aconteceu o √ļltimo baile do Imp√©rio. Hoje, o castelo recebe visitantes, que podem percorrer os sal√Ķes por onde passaram os convidados an√īnimos e ilustres dessa grande festa, como o imperador D. Pedro II, sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina, sua filha Princesa Isabel e o marido Conde D‚ÄôEu.

A Ilha Fiscal fica pr√≥xima √† Pra√ßa XV, outro lugar rico em hist√≥rias. Seu charme est√° no castelo projetado pelo engenheiro Adolpho Del Vechio, inaugurado em 1889, ap√≥s sete anos e meio de obras. Cheio de detalhes, o lugar encantou o pr√≥prio imperador Pedro II, presente na inaugura√ß√£o. Sobre a constru√ß√£o, ele disse: ‚Äúum estojo delicado digno de uma brilhante j√≥ia‚ÄĚ. - Clique e leia mais…

20/AGO/10 - Buenos Aires alternativa: o guia completo

Santa Fé vs. Florida: onde fazer compras

Santa Fé vs. Florida: onde fazer compras

Buenos Aires n√£o √© uma cidade enorme e complexa para se conhecer, ent√£o poucos viajantes precisam usar √īnibus e metr√ī. As op√ß√Ķes mais pr√°ticas s√£o t√°xi ou caminhadas.

Táxi é uma solução muito boa para conhecer um lugar específico, ir ou voltar de um restaurante ou voltar para casa depois de um dia de compras. Mas muitas pessoas deixam de aproveitar a verdadeira beleza de Buenos Aires andando de carro.

As ruas e avenidas da cidade s√£o cheias de a√ß√£o, beleza e cultura. Caminhar √© a melhor maneira de apreciar a arquitetura local e descobrir lugares diferentes. Vale a pena andar a p√© no centro, na Recoleta, em Puerto Madero e Retiro. √Č poss√≠vel atravessar bairros e andar por boa parte da cidade em algumas horas. E na hora do cansa√ßo sempre h√° um t√°xi por perto. - Clique e leia mais…

20/AGO/10 - Buenos Aires. Bela e Sofrida

Buenos Aires - Argentina

Buenos Aires - Argentina

- Todas as vezes que vou a Buenos Aires, volto fascinado.

- Por qu√™? Os argentinos s√£o confusos. N√£o conseguem sequer eleger um presidente que os represente de maneira digna. Passaram pelo poder ,corruptos, militares, demagogos, populistas e desta vez, infelizmente, a Argentina sofre em m√£os de dirigentes que parecem n√£o entender o avan√ßo democr√°tico que deveria ter ocorrido nesses √ļltimos duzentos anos de independ√™ncia da Na√ß√£o.

- Buenos Aires surgiu para estancar o avan√ßo da ocupa√ß√£o da Coroa Portuguesa no cone sul -americano. Tudo come√ßou em 1536 quando foi edificada uma fortaleza de pedras na margens do Rio de la Plata. As rela√ß√Ķes inicialmente cordiais entre os colonizadores espanh√≥is e os ind√≠genas se deterioraram rapidamente e se transformaram em genoc√≠dio e extin√ß√£o dos aut√≥ctones. - Clique e leia mais…

17/AGO/10 - Santuário do CARAÇA/MG - Turismo Alternativo!

Lindo "Chuveirinho" - Foto: Terra sem Fronteiras

Lindo "Chuveirinho" - Foto: Terra sem Fronteiras

Um verdadeiro Santu√°rio transformado numa RPPN (Reserva Particular do Patrim√īnio Natural) protegido por lei federal. Grande desfiladeiro, √© o que significa cara√ßa em tupi-guarani, uma grande e ex√≥tica depress√£o situada numa serra. Ent√£o, sintam-se √† vontade e v√£o ver de perto o que este Santu√°rio, no mais amplo sentido da palavra, tem a oferecer. S√£o momentos m√°gicos por entre trilhas, cachoeiras, constru√ß√Ķes do s√©culo XVIII, tanques e piscinas naturais. √Č um encontro √≠ntimo e harmonioso com a Natureza. E o mais espetacular, e forte motivo que nos trouxe at√© aqui, foi saber que todas as noites um visitante chega √†s depend√™ncias da pousada. - Clique e leia mais…

17/AGO/10 - Mostra Internacional de Filmes de Montanha

As inscri√ß√Ķes para a Mostra Competitiva da 10 Mostra Internacional de Filmes de Montanha v√£o at√© 20 de agosto (sexta-feira).

Podem ser inscritos filmes document√°rio, anima√ß√£o, fic√ß√£o ou experimental em m√≠dia digital, 16mm ou 35mm, de curta ou m√©dia-metragem, ligados √† natureza, esportes ou cultura de montanha. - Clique e leia mais…

12/AGO/10 - Bourbon Street Fest no Rio de Janeiro

Gary Brown, Shamarr Allen e Tricia Boutte - Foto: Divulgação
Gary Brown, Shamarr Allen e Tricia Boutte - Foto: Divulgação

O Jazz e o Blues de New Orleans estar√£o no Rio de Janeiro para a 3¬™ edi√ß√£o do Bourbon Street Fest. Nos dias 15, 16 e 19 de agosto, esse grande evento gratuito ao ar livre, recebe grandes nomes dos g√™neros, levando muito charme para o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, e para o Zoz√ī Bar, na Urca, ambos na Zona Sul da cidade.

No dia 15, domingo, o Parque Garota de Ipanema recebe as primeiras apresenta√ß√Ķes do festival - Orleans Street Jazz Band, Jon Cleary, Terrence Simien & The Zydeco Experience e Shamarr Allen & The Underdawgs. Do in√≠cio da tarde at√© o anoitecer, essas quatro atra√ß√Ķes sobem ao palco do parque e garantem um programa ideal para fechar o final de semana. - Clique e leia mais…

5/AGO/10 - Lages e Tubarão (SC) recebem festival de filmes de turismo na próxima semana

Na pr√≥xima segunda (09) e ter√ßa-feira (10), no Sal√£o de atos da UNIPLAC, em Lages, SC, ser√£o exibidos ao p√ļblico local, √† comunidade acad√™mica e ao trade tur√≠stico, os melhores filmes mundiais de turismo, premiados em Florian√≥polis, em maio √ļltimo, no TourFilm Brazil 2010 - Festival Internacional de Filmes de Turismo e no Cifft ‚Äď Comit√© International des Festivals du Film Touristique, em Viena, √Āustria. Em Tubar√£o, o evento acontece na quarta (11) e quinta-feira (12), no audit√≥rio do Bloco G ‚Äď Cettal da Unisul. As sess√Ķes s√£o gratuitas e acontecer√£o pela manh√£, tarde e noite. No encerramento haver√° apresenta√ß√£o especial para o trade tur√≠stico local. - Clique e leia mais…

05/AGO/10 - Lages e Tubarão (SC) recebem festival de filmes de turismo na próxima semana

Na pr√≥xima segunda (09) e ter√ßa-feira (10), no Sal√£o de atos da UNIPLAC, em Lages, SC, ser√£o exibidos ao p√ļblico local, √† comunidade acad√™mica e ao trade tur√≠stico, os melhores filmes mundiais de turismo, premiados em Florian√≥polis, em maio √ļltimo, no TourFilm Brazil 2010 - Festival Internacional de Filmes de Turismo e no Cifft ‚Äď Comit√© International des Festivals du Film Touristique, em Viena, √Āustria. Em Tubar√£o, o evento acontece na quarta (11) e quinta-feira (12), no audit√≥rio do Bloco G ‚Äď Cettal da Unisul. As sess√Ķes s√£o gratuitas e acontecer√£o pela manh√£, tarde e noite. No encerramento haver√° apresenta√ß√£o especial para o trade tur√≠stico local. - Clique e leia mais…

30/JUL/10 - Joinville recebe festival dos mais belos filmes de turismo do mundo

Tour Film Brazil - Foto: Divulgação

Tour Film Brazil - Foto: Divulgação

O p√ļblico de Joinville ser√° o primeiro a receber, nos dias dois (02) e tr√™s (03) de agosto, o circuito itinerante do TourFilm Brazil - Festival Internacional de Filmes de Turismo, que vai percorrer cinco cidades catarinenses. As sess√Ķes gratuitas ser√£o realizadas no audit√≥rio da Reitoria da Univille, onde ser√£o apresentados, ao p√ļblico local, √† comunidade acad√™mica e ao trade tur√≠stico, filmes sobre os mais variados temas do turismo nacional e internacional, premiados no festival TourFilm Brazil, realizado em maio √ļltimo em Florian√≥polis e no Cifft ‚Äď Committee International des Festivals du Film Touristique, com sede em Viena, √Āustria. - Clique e leia mais…

21/JUL/10 - Dica de f√©rias: conhe√ßa o Museu das Redu√ß√Ķes em Amarantina, distrito de Ouro Preto

O Museu das Redu√ß√Ķes est√° de portas abertas para o p√ļblico nessas f√©rias de julho. Localizado no distrito de Amarantina, a 25 km de Ouro Preto-MG, o visitante tem a possibilidade de conhecer r√©plicas reduzidas dos principais monumentos hist√≥ricos nacionais, constru√≠dos com o mesmo material empregado nas constru√ß√Ķes dos edif√≠cios originais. - Clique e leia mais…

18/JUL/10 - Super-heróis ganham vida no CCBB, no Rio de Janeiro

Desenho: Ziraldo - Foto: Divulgação

Desenho: Ziraldo - Foto: Divulgação

O cartunista Ziraldo revela seu lado pintor na exposi√ß√£o Zer√≥is: Ziraldo na Tela Grande, levando um clima de nostalgia da inf√Ęncia para o Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro. S√£o super-her√≥is famosos desde a d√©cada de 60, como o Batman e a Mulher Maravilha, pincelados em 44 quadros in√©ditos. Cada tela traz a paix√£o do Ziraldo por esses √≠cones das hist√≥rias em quadrinhos e seu jeitinho pr√≥prio de pint√°-los em situa√ß√Ķes inusitadas. O mais curioso √© ver esses personagens fazendo parte de alguns quadros de Picasso e Vel√°squez, pintores prediletos do nosso artista mineiro, morador do Rio de Janeiro desde os 16 anos. - Clique e leia mais…

18/JUL/10 - Rio de Janeiro: Anima Mundi est√° de volta

Anima Mundi - Foto: Divulgação

Anima Mundi - Foto: Divulgação

Os apaixonados pelo Anima Mundi j√° podem anotar na agenda: O Festival Internacional de Anima√ß√£o do Brasil estar√° nas telas cariocas entre os dias 16 e 25 de julho. Em 2010, o maior festival de anima√ß√£o da Am√©rica Latina completa 18 anos e, para comemorar, convidou os f√£s para escolher os 18 melhores curtas de anima√ß√£o que j√° foram exibidos desde a primeira edi√ß√£o. S√£o diversas salas de cinema em toda a cidade, de bra√ßos abertos para receber cariocas e visitantes que toparem entrar no mundo da anima√ß√£o. - Clique e leia mais…

13/JUL/10 - Brasília, capital do cinema nacional

Representantes da sociedade , governo e entidades se reuniram para discutir os resultados da primeira etapa do projeto Brasília Cinematográfica e planejar a segunda etapa - Foto: Anderson Brasil/TMTA
Representantes da sociedade , governo e entidades se reuniram para discutir os resultados da primeira etapa do projeto Brasília Cinematográfica e planejar a segunda etapa - Foto: Anderson Brasil/TMTA

A estrutura√ß√£o da Capital Federal como destino refer√™ncia em turismo cinematogr√°fico √© uma das a√ß√Ķes do Minist√©rio do Turismo (MTur), por meio do projeto 10 Destinos Refer√™ncia em Segmentos Tur√≠sticos. Representantes da sociedade civil, governo e entidades de classe se reuniram na manh√£ de hoje (13) para discutir os resultados da primeira etapa do projeto Bras√≠lia Cinematogr√°fica e as diretrizes que embasar√£o a segunda parte.

A primeira etapa do projeto foi uma parceria entre o MTur e o Instituto Dharma, para estabelecer em Bras√≠lia um projeto piloto para o turismo cinematogr√°fico a partir de tr√™s a√ß√Ķes principais: planejamento estrat√©gico, arranjo institucional e uma a√ß√£o s√≠mbolo, o lan√ßamento da Bras√≠lia Film Comission. - Clique e leia mais…

13/JUL/10 - Mostra de teatro agitar√° o interior de S√£o Paulo

Entre os dias 16 e 25 de julho, S√£o Pedro e √Āguas de S√£o Pedro esperam um p√ļblico de mais de 6 mil espectadores. O motivo √© a quarta edi√ß√£o da mostra de teatro ‚ÄúEm Cena‚ÄĚ.

O projeto foi contemplado no Concurso de Apoio a Festivais de Arte no Estado de S√£o Paulo, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, dentro das a√ß√Ķes do Programa de A√ß√£o Cultural (Proac), atrav√©s de propositura da Associa√ß√£o Cultural Arte. - Clique e leia mais…

08/JUL/10 - Recife e Olinda ressurgem como excelência em Turismo Cultural

Oficina de Cer√Ęmica Francisco Brennand - Foto: Divulga√ß√£o

Oficina de Cer√Ęmica Francisco Brennand - Foto: Divulga√ß√£o

Um conjunto de a√ß√Ķes exemplares desenvolvidas pelo poder p√ļblico em parceria com a iniciativa privada fez reaquecer a atividade tur√≠stica em Recife e Olinda ap√≥s per√≠odo de crise. O destino parece ter redescoberto sua voca√ß√£o tur√≠stica, que al√©m da beleza das praias, reserva riqueza hist√≥rico-cultural inigual√°vel agora devidamente explorada. A taxa de ocupa√ß√£o de hot√©is passou de 30 para 80 por cento nos √ļltimos anos.

Este case de sucesso no segmento de turismo cultural foi o foco de an√°lise dos empres√°rios que participaram da primeira etapa do programa ‚ÄúBenchmarking em Turismo 2010 - Viv√™ncias Brasil‚ÄĚ, executado pela ABAV em parceria com o SEBRAE, EMBRATUR e Minist√©rio do Turismo. Para entender as estrat√©gias adotadas no reposicionamento do destino, os empres√°rios de v√°rios estados brasileiros fizeram visitas t√©cnicas aos principais pontos tur√≠sticos das duas cidades e tiveram reuni√Ķes com lideran√ßas do setor p√ļblico e privado, no per√≠odo de 28 de junho a 3 de julho. - Clique e leia mais…

26/JUN/10 - Falta pouco para o Tribos Music Festival

Painel pintado pelo artista Léo Isaque Klug estampa Espaço Acorde Musical - Foto: Sandro Seewald

Painel pintado pelo artista Léo Isaque Klug estampa Espaço Acorde Musical - Foto: Sandro Seewald

Contagem regressiva para o Tribos Music Festival, que ocorre no dia 3 de julho, na Expogramado, em Gramado (RS), com shows das bandas NX Zero, Strike, Hardneja Sertacore e House. Unindo m√ļsica e festa para levar uma mensagem positiva de preven√ß√£o ao c√Ęncer, √†s Doen√ßas Sexualmente Transmiss√≠veis (DST), √†s drogas, √† viol√™ncia e √† destrui√ß√£o ambiental o evento abre a temporada de inverno em Gramado. Al√©m dos shows rola Bike Session Show e Skate Session com o mega Half da Swell nos intervalos. Parte da renda arrecadada com a venda de ingressos do Tribos Music Festival ser√° destinada √† Liga Feminina de Combate ao C√Ęncer de Gramado e √Ä Comunidade Terap√™utica Vale A Pena Viver. - Clique e leia mais…

22/JUN/10 - Artista Rebecca Horn faz primeira exposição no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro

Rebecca Horn exp√Ķe pela 1¬™ vez no Brasil - Foto: Divulga√ß√£o

Rebecca Horn exp√Ķe pela 1¬™ vez no Brasil - Foto: Divulga√ß√£o

Uma opção de programa gratuito, no Rio de Janeiro, e divertido para toda a família é a mostra Rebelião em Silêncio, da artista visual e cineasta alemã Rebecca Horn. Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até 18 de julho, é a primeira vez que as obras de Rebecca vêm para o Brasil.

Ao todo s√£o 40 cria√ß√Ķes que t√™m como objetivo provocar surpresa e ansiedade no p√ļblico. As dezenove instala√ß√Ķes ganham um destaque especial j√° que partes das obras s√£o movimentadas por mecanismos internos, surpreendendo os observadores. - Clique e leia mais…

12/JUN/10 - Salvador de cara nova

Pal√°cio Rio Branco, em Salvador

Pal√°cio Rio Branco, em Salvador

O Centro Hist√≥rico de Salvador ganhou uma nova atra√ß√£o tur√≠stica. Foi reinaugurado nesta quinta-feira (11) o Pal√°cio Rio Branco, um dos monumentos mais visitados da capital baiana. Localizado na Pra√ßa Tom√© de Souza, em frente √† Prefeitura Municipal, o Pal√°cio agora conta com nova fachada e interior. Pisos, vitrais e a cobertura tamb√©m foram reformados. - Clique e leia mais…

12/JUN/10 - Festival de Forró agita Teresópolis de 18 a 20 de junho

A alegria e a irrever√™ncia da m√ļsica e da dan√ßa regional nordestina v√£o tomar conta de Teres√≥polis. De 18 a 20 de junho, na Pra√ßa Governador Portela, ao lado da Prefeitura, acontece o Forros√≥polis ‚Äď Festival de Forr√≥ de Teres√≥polis. Shows com grupos de renome nacional e bandas locais, comidas t√≠picas e apresenta√ß√Ķes de dan√ßa fazem parte da programa√ß√£o do evento. - Clique e leia mais…

12/JUN/10 - Museu das Telecomunica√ß√Ķes de Belo Horizonte acompanha as evolu√ß√Ķes tecnol√≥gicas

Museu das Telecomunica√ß√Ķes, em Belo Horizonte

Museu das Telecomunica√ß√Ķes, em Belo Horizonte

Eles formam um a¬≠cervo de mais de 200 aparelhos: os ‚Äúp√©s de ferro‚ÄĚ, os de parede da d√©cada de 1910, os modelos utilizados durante a II Guerra Mundial e os sem fio. Tudo isso pode ser visto no Museu das Telecomunica√ß√Ķes, fundado em 1978 como Museu do Telefone, em Belo Horizonte. O objetivo √© resgatar, preservar e divulgar a hist√≥ria da telefonia e seu desenvolvimento. - Clique e leia mais…

10/JUN/10 - S√£o Carlos comemora reabertura do Museu TAM

A cidade de S√£o Carlos (a 230 km de S√£o Paulo) comemora a reabertura do Museu TAM, neste domingo, dia 13/6, a partir das 10h00. Localizado na √°rea rural do munic√≠pio, o museu ‚Äď que j√° era considerado um dos mais significativos do mundo e o maior mantido por uma empresa a√©rea na Am√©rica Latina ‚Äď foi fechado para o p√ļblico em 1¬ļ de julho de 2008 para o in√≠cio de reforma que ampliou sua √°rea √ļtil de 9,5 mil m¬≤ para 20 mil m¬≤. - Clique e leia mais…

09/MAI/10 - Complexo Arquitet√īnico da Pampulha, em Belo Horizonte, revela modernidade da obra de Niemeyer

Um passeio pelo Complexo Arquitet√īnico da Pampulha, cart√£o postal de Belo Horizonte, Minas Gerais, revela diversas riquezas do marco da moderni¬≠dade belo-hori¬≠zon¬≠tina aos milhares de turistas e visitantes que passeiam pelo local durante todo o ano.

O projeto arquite¬≠t√īni¬≠co foi desenhado por um dos maiores arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer, ap√≥s ser encomendado pelo ent√£o prefeito Juscelino Kubits¬≠chek. Os pr√©dios erguidos √†s margens da Lagoa da Pampulha foram inaugurados na d√©cada de 1940. Com a implanta√ß√£o do conjunto arquitet√īni¬≠co, paisag√≠stico e cultural na orla do espelho d‚Äô√°¬≠gua, Kubit¬≠schek fez da Pampulha um importante polo tur√≠stico da capital mineira, com espa√ßos apropriados √† pr√°tica de atividades ecol√≥gicas, esportivas, culturais e de lazer. O conjunto foi valorizado pela contribui√ß√£o de artistas geniais: os pain√©is de Portinari, o paisagismo de Roberto Burle Marx, as esculturas de Alfredo Ces¬≠chiatti, Zamoiski e Jos√© Pedrosa. - Clique e leia mais…

11/MAR/10 - Pirenópolis recebe Festa Literária

Pirenopolis recebe Festa Liter√°ria - Foto: MTur

Pirenopolis recebe Festa Liter√°ria - Foto: MTur

Cerrado nativo, cachoeiras de beleza exuberante, igrejas antigas, museus, artesanato popular, comidas t√≠picas, cultura e aconchego pairando no ar de uma cidade hist√≥rica. Esse ser√° o cen√°rio da Festa Liter√°ria de¬†Piren√≥polis ‚Äď Literatura e Cinema (FliPiri), que acontece entre os dias 11 e 14 de mar√ßo, na cidade goiana situada a cerca de 140 km de Bras√≠lia. - Clique e leia mais…

04/MAR/10 - Turismo cultural é tema de seminário em Parati/RJ

Parati (RJ), destino refer√™ncia em turismo cultural no Brasil, recebe nos dias 03 e 04 de mar√ßo o semin√°rio de Multiplica√ß√£o de Boas Pr√°ticas do projeto Destinos Refer√™ncia em Segmentos Tur√≠sticos. O semin√°rio √© uma iniciativa do Minist√©rio do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC) e execu√ß√£o da Associa√ß√£o Casa Azul, e visa concretizar a√ß√Ķes e propor mudan√ßas na atividade tur√≠stica do segmento. - Clique e leia mais…