Motorhomes NETBR » Blog Archive » 08/JAN/10 - A ‘casinha’ da família Alvim

08/JAN/10 - A ‘casinha’ da família Alvim

Casal de Ribeirão Preto se prepara para longa viagem a bordo do seu motorhome

Família Alvin - Foto: Weber Sian

Família Alvin - Foto: Weber Sian

“Nossa casinha é pequena e confortável, mas nosso jardim é do tamanho que quisermos”, fala Maria Castro Alvim, 58 anos, dos quais 34 casada com o seu grande companheiro de viagens, o comerciante Jenuário Alvim, 59.

Em fevereiro, o casal planeja uma grande viagem pela América do Sul a bordo de seu Motorhome, e outros cinco casais, cada um na sua “casinha”.

“Tudo começou há 38 anos, quando ainda éramos namorados. A gente adorava viajar e acampar com barraca. Foi então que evoluímos para as viagens com carreta acoplada ao carro, Trailler, Camper e, por fim, há 10 anos, compramos nosso primeiro Motorhome”, diz ele.

A “casinha”, como é carinhosamente chamada pelo casal, é o quarto veículo do tipo que passa pela família, e por 45 dias vai levar Maria e Jenuário a percorrer 15 mil quilômetros pelo Sul do Brasil e por Chile, Argentina e Uruguai.

Com um consumo médio de oito quilômetros para cada litro de diesel, a previsão da família Alvim é gastar 2 mil litros do combustível. A ideia é rodar até 500 quilômetro por dia, com marido e mulher revezando a direção.

“Antes de partir, faremos uma bela revisão no Motorhome e então devemos fazer uma troca de óleo durante a viagem, com 10 mil quilômetros rodados. É claro que durante o trajeto iremos parar em alguns pontos e fazer outras revisões. Mas o carro é valente, não vai nos deixar na mão”, fala Jenuário.

Com 7 m de comprimento, 3,20 m de altura e 2,40 m de largura, o Motorhome abriga com conforto até seis pessoas em três camas de casal.

“Esse nosso último Motorhome nós mandamos fazer em uma empresa especializada no Rio Grande do Sul. Entregamos uma Mercedes Benz Sprinter Chassi Cabine e bolamos o projeto de decoração e construção junto com a empresa. Ficou do jeito que queríamos”, explica Maria Castro.

Muito conforto

Tudo que uma casa precisa oferecer, a “casinha” também oferece. Dentro, uma sala de estar aconchegante, com mesa para as refeições, cozinha equipada com geladeira, fogão e micro-ondas, além de uma generosa dispensa e televisão.

No quarto do casal, outra televisão, uma cama espaçosa e confortável, com muitos armários. Entre um ambiente e outro fica o banheiro, bonito e funcional. O ar-condicionado mantém o clima sempre muito agradável.

A “casinha” é abastecida com uma caixa d’àgua de 300 litros. “Quando paramos nos postos de gasolina para dormir, ou até em áreas de camping, esses locais oferecem estrutura para recarga da água e descarrego dos detritos como lixo e esgoto”, conta Jenuário.

Gastos, só mesmo os que o carro precisa para rodar e o que a família vai consumir. “Assim como os caminhões param nos postos para dormir e não pagam nada, nós também fazemos. Até na rua podemos parar. A nossa preocupação é só mesmo a de aproveitar a viagem ao máximo”, diz Maria.

Motor é de 4 cilindros

O turbocooler de 2.150 cilindradas desenvolve até 129 cavalos de potência a 3.800 rpm, com torque máximo de 31 kgf-m entre 1.600 e 2.400 rpm.

Hora certa

Desde 1997, o Código Brasileiro de Trânsito passou a exigir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria E para rodar com Motorhomes e Traillers. “Nós vemos muitos casais com mais de 40 anos de idade procurando este tipo de veículo. Essa é uma idade em que os filhos já estão criados, a vida estabilizada e sobra mais tempo até para tirar essa carta especial”, fala Jenuário.

Faltando menos de um mês para a grande viagem começar, ele lembra que um passeio desses requer muito planejamento e cuidados. “Precisamos estar com tudo em ordem. Carta de motorista do tipo internacional, seguro internacional, documentação do carro para rodagem internacional e atestados de vacinas. Um bom mapa na mão, GPS, e disposição para curtir tudo o que vamos ver.”

_____
Fonte: Jornal A Cidade
Por: Willian von Söhsten



Comentaram por aqui...

  • Germinio borges June 7th, 2010 em 2:13 pm

    boa tarde família alvin!!
    parebens. sou Germinio borges resido em Rio das osras rj,e estou pensando em fazer uma viagem destas so pelo brasio.ainda nao tenho ideia se e melhor alugar um carro destes ou se deveria comprar pois nao sei ainda se vou gostar da esperiencia,aguardo contatos obrigado e boa vigem vao com Deus.

  • Ernani Monteiroerna June 25th, 2010 em 9:27 pm

    Boa noite
    Familia Alvin

    Tambem tenho a maior vontade de cair na estrada com um motohome,mais estou na batalha devo adiquirir o meu primeiro motohome ate fevereiro de 2011.
    Um grande abraço e otimas viagens

    Ernani Monteiro
    ernaniintegral@globo.com

  • Marcia November 17th, 2010 em 7:01 pm

    Parabens a vcs! Nossa historia e muito parecida com a de vcs. Tambem temos um motorhome e viajamos muito. Nao trocamos nossa vida de estradeiros por nada.

    Marcia/ Augusto e Felipe
    Curitiba - Pr

  • sonia February 14th, 2011 em 6:47 am

    sonia sc
    sempre tive vontade de ter motorhome e viajar pelas americas, mas falta esperiencia e companhia. gostaria de saber se voces conhecem alguem que atravessou toda america do sul e chegou na america do norte de motorhome para que eu possa trocar ideias
    obrigada e boas viajans para voces

  • Antonio Walter March 27th, 2011 em 12:25 pm

    Ola família Alvin,
    Espero que Deus irá me permitir ainda realizar o sonho que vocês estão realizando.
    Deus vos abençõe e, boa viagem.

    Antonio Walter
    Bahia.

  • antonio assenjo May 24th, 2011 em 6:45 pm

    oi amigos.
    Todo dia ligo o computador e navego nas ondas da web vejo tudo sobre motor homes.
    Em breve estarei com o meu, não quero um muito grande pois será só eu e a esposa, mas tambem tenho que pensar que os netos poderão viajar juntos conosco, penso em um de 4 pessoas no maximo 6 que não seja gastão pois sou aposentado e não posso gastar muito, que Deus os abençoe e proteja vçs nessa empreitadam e reso para que um dia possamos nos encontrear pelas rodovias da vida passando por SUMARE venha nos visitar grato

  • Bergson Marques January 31st, 2012 em 8:33 pm

    Prezada família ALVIM,a mais de 05 anos tenho MH, recentemente adquiri um Shaid 2007 - 9.5 mts, através da Novo Treilher - Biguaçu - SC, fui com a esposa busca-lo - passamos 40 dias para chegar em J.Pessoa - PB, conhecemos um pouco do sul, a partir de outubro pretendemos passar 06 meses viajando - sul do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e assim vai…Caso nas suas viagens passar pelo nordeste, não deixe de entrar em contato com o nosso Grupo de Campismo ASA BRANCA, em todos Estados Nordestinos temos representantes. Um grande abraço de muitas estradas. De BERGSON

  • floriano lopes July 4th, 2012 em 10:54 am

    oi amigos

    Também estou planejando compra um motorhome, apesar de nunca ter viajado assim, mas parece ser a melhor coisa do mundo , sem hora pra ir ou ter que arrumar malas, seria legal formar uma caravana para a viagem!!!!!

Comente aqui