Motorhomes NETBR » Blog Archive » 30/NOV/10 - Est√≠mulo aos sentidos

30/NOV/10 - Estímulo aos sentidos

Frutas com cheiros e sabores marcantes são típicas do Pará - Foto: Paratur

Frutas com cheiros e sabores marcantes são típicas do Pará - Foto: Paratur

Aguce os sentidos e deixe as cores, sabores, cheiros e sons guiarem o passeio. O conselho serve para o turista que pretende conhecer os roteiros do Par√°, considerado a porta de entrada da Amaz√īnia.¬†Bel√©m,Santar√©m,¬†Alter do Ch√£o e a¬†Ilha de Maraj√≥ se complementam em roteiros carregados de hist√≥ria, cultura, natureza, aventura e f√©.

As plantas, frutas, temperos, ess√™ncias e a m√ļsica regional, como o carimb√≥ e o sirimb√≥, s√£o a marca registrada do Par√°. A capital Bel√©m, a cidade das mangueiras, √© ponto de partida para quem quer se embrenhar pelo estado em tr√™s roteiros, que d√£o a dimens√£o das potencialidades e riquezas do turismo paraense.

Bel√©m: Cultura, F√© e Natureza √© o roteiro que coloca o turista em contato com a riqueza do patrim√īnio hist√≥rico paraense. A Bas√≠lica de Nazar√©, sede do C√≠rio mais famoso do pa√≠s, o complexo do Mercado Ver-o-Peso, a Esta√ß√£o das Docas, com suas lojas de artesanato e restaurantes s√£o programas imperd√≠veis na capital paraense.

Outra dica √© o roteiro Bel√©m dos Encantos, que come√ßa com um passeio noturno de barco pela orla do Rio Guam√°, que banha a cidade. Durante o dia, vale um city-tour pelos cart√Ķes-postais como o Museu Em√≠lio Goeldi, Teatro da Paz, Pra√ßa da Rep√ļblica, Museu de Artes Sacras, entre outros. Da√≠ pode-se partir para Santar√©m, caminho para a Vila de Alter do Ch√£o, com suas belas praias fluviais, o Lago Verde, e visitas √† comunidade de Maguary e ao munic√≠pio de Belterra, de bela arquitetura.

Quem optar pelo roteiro Aventura na Amaz√īnia Paraense pode pegar um dos barcos e balsas que ligam Bel√©m a Soure, na Ilha do Maraj√≥. Em quatro dias √© poss√≠vel conhecer as praias do Pesqueiro, que conta com barracas com servi√ßos de bar e restaurante, e Barra Velha . E depois, seguir para Salvaterra, segundo maior cidade da ilha. Ali, as atra√ß√Ķes s√£o Porto dos Botes e a vila hist√≥rica de Joanes ‚Äď passeios inesquec√≠veis pela Amaz√īnia brasileira.

94 motivos para viajar pelo Brasil
Esses passeios pelo Pará fazem parte de um conjunto de roteiros, estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional. Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na revista Roteiros do Brasil 2010. Para acessá-la, clique aqui.

Fonte: MTur



Comente aqui