Motorhomes NETBR » Blog Archive » 28/JAN/10 - Turistas se preparam para o carnaval de Minas Gerais

28/JAN/10 - Turistas se preparam para o carnaval de Minas Gerais

A Acadêmicos de Venda Nova é a atual campeã do Carnaval em Belo Horizonte. PBH começa a folia já no dia 30/01 - Foto: Robson Vasconcelos

A Acadêmicos de Venda Nova é a atual campeã do Carnaval em Belo Horizonte. PBH começa a folia já no dia 30/01 - Foto: Robson Vasconcelos

Gastronomia farta, patrimônio cultural e natureza exuberante são características singulares do Carnaval em Minas Gerais, que tem atraído cada vez mais turistas de várias regiões do Brasil. Para quem procura agito, os destaques ficam por conta do resgate das tradições carnavalescas nas cidades históricas, o Carnaval a Cavalo em Bonfim e a badalação em Pompéu. Quem procura tranqüilidade, o chamado “Mar de Minas” é uma opção natural.

“O Carnaval em Minas é rico em tradição, une a folia aos atrativos turísticos de cada cidade e a hospitalidade que só o mineiro tem”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, para quem o Carnaval é a melhor maneira de se divulgar um destino turístico.

Agito histórico

O projeto Carnaval das Cidades Históricas, lançado no último dia 21/01, e que tem o apoio da Setur, está em sua segunda edição. Sabará, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina se uniram para promover um Carnaval à moda antiga, com atrações que priorizam desfiles de blocos caricatos, marchinhas carnavalescas, shows com artistas locais e manifestações artísticas peculiares a cada município.

De acordo com a prefeitura de Ouro Preto, são esperados cerca de 40 mil foliões por dia. A baiana Fernanda Fonseca é uma delas. Ela virá pela primeira vez a Minas Gerais com mais três amigas. “Estou acostumada com o Carnaval de Salvador, onde se paga muito caro para participar da festa. Em Ouro Preto, a folia é democrática, todos participam e foi isso que me atraiu”, disse. A estudante completa afirmando que a tradição do Carnaval em Minas foi o que mais chamou a atenção na hora de escolher o destino. “Tenho amigos que já foram e as referências são as melhores”, conclui.

Tradição em Bonfim

O Carnaval a Cavalo de Bonfim – localizado a 90 km de BH – é uma tradição existente há 170 anos. Sua origem está na cavalhada, antiga festa religiosa proibida pela Igreja Católica. Alguns cavaleiros decidiram, então, realizar a cavalhada em uma data não religiosa e com adaptações. Nascia, assim, o tradicional Carnaval a Cavalo de Bonfim. O som das cornetas e trombetas foi substituído pelo tom empolgante das bandas de música e o empipocar alegre dos foguetes.

Atualmente, a festa é anunciada oficialmente três domingos antes da folia. No sábado de Carnaval acontece o desfile do “Zé Pereira”, montado a cavalo. Há um cortejo com a banda de música tocando marchinhas de Carnaval. No domingo, os preparativos começam com foguetes e o hino da festa (a Havaneira Bonfinense, de Orozimbo Parreiras), que anuncia o primeiro desfile dos Cavaleiros e das Amazonas. Este ano, a festa também vai contar com shows de bandas locais e desfiles da Banda Mole e de escolas de samba.

A folia em Pompéu é considerada uma das mais badaladas no Estado Foto: Divulgação Bloco Reduto

A folia em Pompéu é considerada uma das mais badaladas no Estado Foto: Divulgação Bloco Reduto

Badalação em Pompéu

Consolidado como um dos carnavais mais badalados do Estado, o Carnaval de Pompéu – a 170 km de BH – é organizado em parceria entre a prefeitura e o bloco Reduto. A programação conta com boate, trios elétricos e shows com famosas bandas e duplas sertanejas. O destaque é a banda mineira Du Bandu, que vai arrastar os foliões, na segunda-feira (15/02), atrás do trio elétrico.

O empresário Guilherme Moraes alugou uma casa na cidade e vai levar um grupo de 20 amigos. “Eu sempre gostei de Pompéu, mesmo fora do período do Carnaval”, revela. Atraído pela receptividade dos moradores e pela beleza das mulheres, ele diz que a festa começa na quinta-feira, dia 11/02. “Vamos ficar até a Quarta de Cinzas. A agitação está garantida todos os dias”, planeja.

Belo Horizonte e região

Com uma programação intitulada Brincabelô, a prefeitura de Belo Horizonte começa a esquentar os foliões já no dia 30 de janeiro com a eleição da Corte Real Momesca. A programação segue até a quarta de cinzas, 17/02, com shows e blocos carnavalescos em todas as regiões da cidade. Já os desfiles das Escolas de Samba acontecem nos dias 14 e 15 de fevereiro, na Via 240, que fica no bairro Aarão Reis.

O médico paulistano Tiago Cremonese escolheu passar os dias de festa na capital mineira. Atraído pela tranquilidade, ele vai aproveitar para conhecer pontos turísticos de Belo Horizonte. “Quero fugir da bagunça de São Paulo neste ano. Vou aproveitar os dias de descanso para rever amigos e conhecer alguns lugares da cidade que ainda não conheço”, afirma.

No roteiro do médico estão previstos passeios pela Praça da Liberdade, Praça do Papa, Mercado Central, Pampulha e uma visita ao município de Brumadinho.

Tranquilidade do interior

O casal de namorados Leonardo Rangel e Carolina Oliva vai passar, pela segunda vez, o feriado em Três Marias, a 280 km de Belo Horizonte. “O que me atraiu na escolha do destino é que vou gastar muito pouco. A qualidade do Carnaval por lá é excelente”, afirma o analista de sistemas. A cidade tem várias opções, como o ‘mar doce’ – uma espécie de praia artificial com água doce –, e onde há shows gratuitos. No centro da cidade os blocos caricatos fazem a alegria dos visitantes, mas este ano o casal optou pelo descanso. “Desta vez vamos aproveitar o clube da cidade, que também tem uma programação variada e com público bem selecionado. Dá para descansar e se divertir com tranquilidade”, afirma a universitária Carolina.

Mais Informações:
Belotur – (31) 3220-1310
Prefeitura de Três Marias – (38) 3754-5508
Prefeitura de Ouro Preto (31) 3559-3341
Casa da Cultura de Bonfim – (31) 9998-5773
Prefeitura de Pompéu – (37) 3523-1000

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais



Comente aqui