Motorhomes NETBR » Blog Archive » 28/ABR/12 - Avistadas primeiras baleias jubarte na costa da Bahia

28/ABR/12 - Avistadas primeiras baleias jubarte na costa da Bahia

Trata-se do chamado ‚Äúturismo de observa√ß√£o‚ÄĚ, e um dos melhores lugares do Brasil para essa atividade √© Morro de S√£o Paulo - Foto: Divulga√ß√£o

Trata-se do chamado ‚Äúturismo de observa√ß√£o‚ÄĚ, e um dos melhores lugares do Brasil para essa atividade √© Morro de S√£o Paulo - Foto: Divulga√ß√£o

A temporada de turismo de observa√ß√£o das baleias jubarte na Bahia normalmente inicia a partir de julho, mas alguns pescadores de Morro de S√£o Paulo, ao sul de¬†Salvador, j√° avistaram as primeiras baleias pr√≥ximas √† costa. Como acontece todos os anos nessa √©poca, as baleias jubarte trocam as √°guas g√©lidas do continente ant√°rtico pelo litoral brasileiro, onde permanecem at√© a segunda quinzena de outubro. O motivo desta longa viagem √© a procura por √°guas mais quentes e tranq√ľilas para se reproduzirem.

Durante este per√≠odo √© poss√≠vel observar estes gigantescos mam√≠feros de perto. Trata-se do chamado ‚Äúturismo de observa√ß√£o‚ÄĚ, e um dos melhores lugares do Brasil para essa atividade √© Morro de S√£o Paulo. A presen√ßa destes enormes mam√≠feros √© um verdadeiro espet√°culo e seus movimentos e acrobacias encantam quem as observa. Al√©m do temperamento d√≥cil, que permite a aproxima√ß√£o, as jubarte possuem um desenvolvido sistema de vocaliza√ß√£o, que parece uma sofisticada sinfonia. Para ouvir esses sons, utiliza-se um ‚Äúhidrofone‚ÄĚ, aparelho que capta os sons propagados somente embaixo d¬ī√°gua.

Mas para que este tipo de turismo seja exercido corretamente, sem prejudicar o comportamento das baleias, é necessário seguir algumas normas e cuidados. Por isso, antes da saída a mar aberto é realizada uma rápida palestra para expor aos turistas as normas e procedimentos. Na Bahia, o órgão que fiscaliza este tipo de turismo, é o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que desenvolve além de pesquisas científicas, trabalhos que visam a preservação da espécie.

Fonte: Rota Tropical Turismo



Comente aqui