Motorhomes NETBR » Blog Archive » 26/SET/10 – Navegue pelos encantos de Juquehy

26/SET/10 – Navegue pelos encantos de Juquehy

Praia de Juquehy - Foto: Adilson Moralez

Praia de Juquehy - Foto: Adilson Moralez

Juquehy, que está entre as melhores praias do litoral norte de São Paulo, pertence ao município de São Sebastião e está localizada no km 178,5 da rodovia Rio Santos. Vindo pela rodovia dos Imigrantes são 160 km e pela Ayrton Senna, via Mogi Bertioga são 140 km.
Com areia branca e água cristalina, sua praia tem cerca de 3 km de extensão e conta com vários acessos pela Av. Mãe Bernarda. Para quem gosta de tirar o sal do corpo após sair do mar, vale banhar-se no rio Taquarubu que desce da serra e desemboca no lado esquerdo da praia.
Juquehy conta com dois shopping centers: Monjolo e Juquehy, ambos com várias opções de compras e alimentação.

Nosso roteiro

Nosso objetivo era aproveitar a tranqüilidade da baixa temporada no litoral norte e relaxar num local tranqüilo, mas sempre mantendo a proximidade com a natureza. Nossa opção foi então conhecer as pousadas Bico Verde e Moryba, onde encontramos justamente o que queríamos.

A pousada Bico Verde está localizada em meio a mata Atlântica e possui excelentes acomodações com sauna, piscina, serviço de praia (guarda-sol e cadeiras), Wi-Fi livre e um ótimo e completo café da manhã. Mas para os amantes da natureza o ponto alto está nos seus ilustres visitantes: dezenas de espécies de pássaros que acompanham os hóspedes no café da manhã. Para eles são servidos diariamente vários bebedouros de água com açúcar e muitas frutas. Dentre os mais freqüentes temos o tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), saí-azul (Dacnis cayana), saíra-sete-cores (Tangara seledon), sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), gaturano-verdadeiro (Euphonia violacea), cambacica (Coereba flaveola), sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca) e várias espécies de beija-flores. Também pudemos avistar nas árvores vários tucanos, inclusive o de bico verde que dá nome à pousada.

A pousada Moryba está muito bem localizada na av Mãe Bernarda a 50 m da praia e conta com excelentes acomodações. Nos quartos da frente é possível dormir ouvindo o barulho do mar. O café é servido numa área avarandada e muito agradável. Ela também conta com serviço de praia e Wi-Fi livre.
Ambas oferecem um chá da tarde com bolo.

Além da praia, Juquehy oferece excelentes opções para os apreciadores da boa gastronomia. E sem dúvida, uma das melhores opções é o restaurante Emanaom. Localizado no shopping Monjolo, a nova casa chegou para conciliar alta gastronomia com o clima descontraído da praia. O ambiente é agradável e aconchegante com iluminação natural graças às paredes envidraçadas. O restaurante oferece comida contemporânea preparada com muito esmero pelo jovem chef Orleans Pires e sua equipe.
Dentre suas especialidades pudemos provar o filé de anchovas negra com risoto de shimeji e shitake, e o linguado com risoto de alho porró e banana da terra.
Outro ponto de destaque são os deliciosos drinks, caprichosamente elaborados pelo barman Orlei numa inusitada festa de cores e sabores. Além das carnes e peixes, também constam no cardápio massas e pizzas.
Complementando a excelência na cozinha está o atendimento aos clientes, que é impecável.

Praia de Paúba - Foto: Adilson Moralez

Praia de Paúba - Foto: Adilson Moralez

Passeios

Além da praia, Juquehy oferece atrações na área do parque Estadual da Serra do Mar. Empresas especializadas oferecem atividades de trekking no parque, passeios de caiaque pelos rios Una e Cubatão. Também é possível fazer passeios de barco até as ilhotas, que são vistas da praia.
Para quem deseja ir um pouco mais longe vale a pena também conhecer as praias vizinhas. Duas opções são Paúba e Santiago que estão a 27 km de Juquehy. São praias com menor infra-estrutura, mas são uma boa opção para passar o dia.
Outra opção é conhecer o centro histórico de São Sebastião que abriga casarões coloniais do século XVII e XVIII. Os principais atrativos são a igreja da Matriz, a câmara municipal e a cadeia pública.
Também vale a pena caminhar pela rua da praia, que foi reformada recentemente onde toda fiação elétrica passou a ser subterrânea e foram instalados pontos Wi-Fi em toda sua extensão.

Dicas dos autores

Adilson e Marcia Moralez
adilson@ecofotos.com.br
www.ecofotos.com.br
• Para as praias mais isoladas não esqueça seu isopor com água, bebidas, petiscos e o repelente.
• Durante a baixa temporada a maioria dos restaurantes fecha entre 2ª e 4ª. Programe-se para não ficar sem almoço ou jantar. Também quase não há vendedores na praia.
• Apesar de proibido, vimos muitos cães na praia. Adoramos os bichinhos, mas praia não é lugar para trazê-los.

Agradecimentos

Pousada Bico Verde
Rua Tiradentes 91
Fone (12)3863-2567/(12)3863-2303
Praia de Juquehy
São Sebastião – SP

Pousada Moryba
Av. Mãe Bernarda 1550
Fone (12)3863-2672
Praia de Juquehy
São Sebastião – SP

Restaurante Emanaom
Av. Benedito Carlos de Almeida 342
Espaço 24 – Shopping Monjolo
(12) 3863-2129
Praia de Juquehy
São Sebastião – SP



Comente aqui