Motorhomes NETBR » Blog Archive » 24/FEV/10 - Ecoturismo sustentável é destaque no Morro da Babilônia no Rio de Janeiro

24/FEV/10 - Ecoturismo sustentável é destaque no Morro da Babilônia no Rio de Janeiro

Diante do sucesso pela procura ao Parque Natural de Nova Iguaçu, a prefeitura do município decidiu ampliar a Operação Verão, projeto em que os visitantes podem fazer, gratuitamente, passeios guiados pelas 12 cachoeiras do lugar e participar de oficinas de fotografia. Inicialmente programada para terminar no dia 28 de fevereiro, a operação se estenderá até o final de março.

Segundo levantamento da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semam), cerca de mil pessoas têm visitado o parque por dia nos finais de semana neste verão, superando as 500 das outras estações do ano. Outra novidade em 2010 foi a abertura do local no período do Carnaval, que totalizou 1.500 entradas diárias nos quatro dias de folia.

A Operação Verão tem buscado atender melhor aos visitantes, oferecendo maior infraestrutura para que as pessoas possam usufruir dos atrativos do parque como, cachoeiras, caminhadas, passeios culturais, além da realização de piqueniques. “Priorizamos e reforçamos a equipe para atender um maior número de pessoas que visitam o parque no verão. Criamos uma melhor infraestrutura para dar segurança, conforto e tranquilidade para que os visitantes desfrutem das belezas locais. Além disso, estamos fazendo uma maior fiscalização nas cachoeiras para evitar acidentes”, destacou o secretário da Semam, Fernando Cid.

Outro ponto destacado pelo secretário é o número de famílias que têm visitado o parque para realização de piqueniques e caminhadas. “Realmente este detalhe tem chamado bastante a atenção. Famílias inteiras passam a tarde no parque, são crianças e idosos que aproveitam o clima mais ameno do local, que já se percebe na queda de temperatura na entrada do parque”, afirmou o secretário, que lembra ainda que o Parque Natural recebe também visitas programadas para estudantes e demais instituições com guias que esclarecem sobre a história do parque e também educação ambiental.

Casarão de Santa Eugênia passará por reforma - A Semam conseguiu, junto ao Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), recursos no valor de R$ 3,5 milhões para serem implantados na reforma do Parque Municipal melhorando desta forma as pontes, sinalização das trilhas, transformação do Casarão Santa Eugênia em um centro de pesquisa, compra de equipamentos e ainda veículos para monitoramento e fiscalização. A secretaria dispõe ainda de um projeto de reflorestamento que inclui o plantio de 35 hectares de espécies nativas para ampliação da área vegetal do parque.

Parque fica na Serra de Madureira e é reserva da Biosfera desde 1996 - O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu(PNMNI), criado em 1998, localiza-se na Serra de Madureira na sua vertente iguaçuana e faz parte da Apa do Gericinó-Mendanha, que é reserva da Biosfera desde 1996.

Possui uma área de 1.100 hectares e sua altitude oscila entre 150 metros na entrada da unidade e 956 metros no marco sudoeste, próximo ao pico do Gericinó. O PNMNI é um importante remanescente da Mata Atlântica onde se destacam vários exemplos da flora e fauna da regiăo. A entrada principal é no bairro K-11 – Avenida Brasil, nº 3703 –, na divisa dos municípios de Nova Iguaçu e Mesquita.

Visitação é aberta de terça a domingo - Para visitar o parque é requerido documento de identidade com foto. Para crianças até 12 anos, há uma restrição de entrada, sendo permitida apenas na companhia de um responsável devidamente identificado. O parque está aberto de terça-feira a domingo, de 8h às 17h. Segunda-feira é fechado para serviços de manutenção. Usuários que praticam caminhadas encontram a portaria em funcionamento a partir de 06h. Agendamento para visitas de escolas, universidades, igrejas e demais instituições, assim como cursos e eventos, devem ser feitos nos telefones (2)1 3765-3999 e 3765-3800.

Fonte: Ambiente Brasil



Comente aqui