Motorhomes NETBR » Blog Archive » 23/MAR/10 - Aventura segura e certificada

23/MAR/10 - Aventura segura e certificada

Empresas participantes do Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (MTur), passarão por processo de certificação em abril - Foto: Giovana Guedes

Empresas participantes do Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (MTur), passarão por processo de certificação em abril - Foto: Giovana Guedes

Come√ßa em abril o processo de certifica√ß√£o de empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil. Participam do processo apenas empresas que aderiram formalmente √†s a√ß√Ķes do Programa Aventura Segura, do Minist√©rio do Turismo (MTur), o maior projeto de qualifica√ß√£o e desenvolvimento, com foco na certifica√ß√£o de empresas do segmento de Turismo de Aventura. A iniciativa do MTur √© em parceria com o Sebrae Nacional e executada pela ABETA (Associa√ß√£o Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

A ABNT Certificadora ser√° a empresa respons√°vel pelo processo de Avalia√ß√£o da Conformidade (Certifica√ß√£o) nas empresas participantes do Aventura Segura. As visitas come√ßam em abril em¬†Brotas (SP) e no¬†Rio de Janeiro (RJ). O Aventura Segura abrange a√ß√Ķes diretas em 16 destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, presentes em 13 estados brasileiros.

O cronograma das avalia√ß√Ķes est√° sendo elaborado pela equipe da Assist√™ncia T√©cnica da ABETA. Informa√ß√Ķes ser√£o disponibilizadas nos sites¬†www.observatoriodaaventura.com.br e¬†www.aventurasegura.org.br.

A certificação é voluntária, mas a obtenção do certificado ou selo atesta se o produto ou serviço da empresa segue à risca os procedimentos de segurança, o que acaba sendo um diferencial de mercado.

Os produtos e atividades de Turismo de Aventura das empresas ser√£o certificados por um Organismo Certificador (OTA) autorizado pelo Inmetro. Este organismo realizar√° auditoria nas empresas e avaliar√° se os seus produtos est√£o em conformidade com as exig√™ncias da norma t√©cnica ABNT NBR 15331 ‚Äď Sistema de Gest√£o da Seguran√ßa.

Visitas nos destinos

Cada um dos 16 destinos do Aventura Segura receberá a visita da ABNT Certificadora em dois momentos distintos (dois grupos de empresas); os grupos serão divididos em função do desempenho na implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS). Somente as empresas que tiverem todo o SGS implementado serão indicadas para a Avaliação da Conformidade.

Benefícios da certificação

Entre os benef√≠cios da certifica√ß√£o est√£o: melhor aceita√ß√£o no mercado, redu√ß√£o de m√ļltiplas avalia√ß√Ķes por parte dos clientes, maior credibilidade no mercado nacional e internacional, melhor comunica√ß√£o com clientes, diferencia√ß√£o positiva no mercado e prote√ß√£o contra a concorr√™ncia desleal. O INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial, √© o respons√°vel por autorizar os Organismos Certificadores.

Fonte: Mtur



Comente aqui