Motorhomes NETBR » Blog Archive » 23/FEV/10 - Equipe do Projeto Economia da Experiência viaja a Bonito (MS) para vivenciar e analisar experiências inovadoras

23/FEV/10 - Equipe do Projeto Economia da Experiência viaja a Bonito (MS) para vivenciar e analisar experiências inovadoras

Bonito (MS) tem em seus rios as águas transparentes que chamam atenção de turistas brasileiros e estrangeiros. Localizado sobre o Planalto da Bodoquena e a Depressão do Miranda, a 350 metros de altitude do solo, a região é um dos pólos de ecoturismo mundial. Por conta das belas paisagens, mergulhos nos rios, cachoeiras, grutas e cavernas, o turismo é a principal atividade de Bonito. Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a cidade recebe a visita técnica de representantes do Ministério do Turismo (MTur), SEBRAE e Instituto Marca Brasil (IMB) que vivenciarão e analisarão as experiências implantadas no destino pelo Projeto Economia da Experiência.

Durante os quatro dias em que estiverem em Bonito, a equipe técnica do Projeto Economia da Experiência visitará diversos empreendimentos que já concluíram a implantação das inovações. O objetivo é inspecionar se os produtos e serviços elaborados ou adaptados durante o projeto estão de acordo com o conceito de Economia da Experiência, que pretende inspirar, satisfazer e surpreender o turista por meio da cultura, história, gastronomia e do artesanato locais. Além disso, analisarão o trabalho em rede entre o grupo de empresários, bem como a adequação das novas experiências ao tema definido pelo destino “Mergulhe nessa emoção”.

Os estabelecimentos disponibilizam produtos turísticos que, orientados pelo tema principal da cidade, misturam atividades voltadas para o bem-estar, contato com a natureza, a cultura e a gastronomia. Entre os produtos oferecidos estão a hospedagem nas suítes temáticas do Marruá Hotel, onde é possível sentir o aroma do Pantanal, o aconchego de uma casa de fazenda com luxo e muito conforto e ainda relaxar em uma banheira com cromoterapia, acordando ao som de pássaros com uma visão de um amplo jardim. Outra experiência memorável é participar da “Merenda Pantaneira”, um chá da tarde recheado de quitutes da culinária regional com apresentação de músicas e histórias, na Pousada Águas de Bonito.

“Essas iniciativas mostram como os empreendedores e a própria comunidade se apropriou do conceito do Economia da Experiência que está essencialmente ligado à valorização da cultura, da natureza, dos produtos locais, do artesanato, da história de cada destino, enfim de tudo que é único e que remete ao que é original e próprio do local”, explica Daniela Bitencourt, diretora do IMB.

Os estabelecimentos visitados que forem pré-aprovados na avaliação, já receberão o selo de participante do Tour da Experiência. Após a etapa de avaliação conjunta do comitê, os estabelecimentos aprovados receberão um certificado de capacidade de emocionar, satisfazer, inspirar e surpreender o turista. Este será entregue, em cerimônia especial, durante o Encontro Nacional dos Empreendedores do Projeto Economia da Experiência, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de março de 2010, em Bento Gonçalves (RS).

O Projeto

O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae, com gestão do IMB e dos Sebraes estaduais. O objetivo é a adaptação da oferta turística de acordo com os conceitos inovadores da “Sociedade dos Sonhos” e “Economia da Experiência”, em que o principal objetivo é promover experiências únicas, originais e inesquecíveis aos turistas.

Para mais informações acesse o site www.tourdaexperiencia.com ou o Blog projetoee.blogspot.com.

Fonte: MTur



Comente aqui