Motorhomes NETBR » Blog Archive » 22/JAN/10 - Carnaval das Cidades Históricas 2010 é lançado em Belo Horizonte

22/JAN/10 - Carnaval das Cidades Históricas 2010 é lançado em Belo Horizonte

A secretária Érica Drumond e prefeitos e secretários municipais das Cidades Históricas acompanham apresentação na Praça da Liberdade Foto: Carlos Alberto / Imprensa MG

A secretária Érica Drumond e prefeitos e secretários municipais das Cidades Históricas acompanham apresentação na Praça da Liberdade Foto: Carlos Alberto / Imprensa MG

O Carnaval das Cidades Históricas de Minas promete intensificar a alegria e o agito dos foliões em 2010. Nesta quinta-feira (21),ao lado dos prefeitos de e secretários municipais de turismo de Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Tiradentes, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, lançou o projeto Carnaval das Cidades Históricas 2010. A apresentação do projeto, que tem a parceria do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de turismo e de Cultura, aconteceu no auditório da Setur, no início desta tarde para a imprensa de Belo Horizonte. Na sequência, houve uma mostra da folia com intervenções artísticas na Praça da Liberdade.

A inciativa surgiu no Carnaval de 2009, quando as prefeituras de São João del Rei, Ouro Preto e Sabará se uniram em um movimento que promove o resgate de uma festa tradicional e autêntica e que incentiva a valorização da arte por meio de marchinhas e blocos caricatos carnavalescos. Com uma programação de eventos gratuitos, o projeto destaca-se como opção para foliões de todo o país, que poderão aproveitar os dias de folia no privilegiado cenário do patrimônio histórico e cultural mineiro. Em 2010, o Carnaval das Cidades Históricas passa a contar com a adesão de mais três municípios – Diamantina, Mariana e Tiradentes.

Para a secretária de Turismo, Érica Drumond, “o Carnaval é o maior evento para se divulgar um destino turístico, e é através do sucesso de um grande evento que o destino se sobressai. A secretária alerta que os mineiros não podem ser multiplicadores da cultura de outros Estados. “A cultura de Minas Gerais é popular. E a grandeza de nossa cultura não tem concorrente, pois Minas oferece uma imensidade de beleza e um povo que irradia energia e hospitalidade”, afirma Drumond. Ainda de acordo com a secretária, a intenção da Setur é, em parceria com a iniciativa privada, oferecer produtos competitivos para o Carnaval de Minas, buscando cada vez mais diversificar o perfil do turista, aumentando assim a receita dos municípios.

A superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Nora Vaz de Mello, afirma que “o resultado desta ação pode proporcionar que a nova geração contextualize as marchinhas carnavalescas como manifestação cultural mineira, nos seus aspectos de memória material e imaterial”, ressalta. Nora Vaz de Mello lembra que “a marchinha teve o seu apogeu nas primeiras décadas do século XX. As músicas retratam e fazem crônicas sociais da época em que foram criadas sob um recorte bem-humorado de um tempo. A expectativa da Superintendência é que o Carnaval das Cidades Históricas proporcione momentos de fruição cultural, e que motive uma nova safra de compositores dedicados a este estilo musical”, concluiu.

Idealizador do projeto e secretário Municipal de Turismo de São João del Rei, Ralph Justino, explica que a intenção é profissionalizar cada vez mais o Carnaval e que o intuito é que essas cidades sejam indutoras por terem forte tradição no carnaval. “Estamos trabalhando as principais cidades turísticas de Minas. Buscamos para o Estado um público qualificado para apreciar as tradicionais marchinhas e os nossos blocos caricatos. Poucos são os Estados com a força cultural de Minas Gerais”, ressalta.

O Carnaval das Cidades Históricas de Minas também será lançados para a imprensa, operadores e agentes de turismo, no dia 29 de janeiro, no Espaço Minas Gerais, em São Paulo.

O projeto Carnaval das Cidades Históricas é apresentado para a imprensa na sede da Setur-MG Foto: Carlos Alberto / Imprensa MG

O projeto Carnaval das Cidades Históricas é apresentado para a imprensa na sede da Setur-MG Foto: Carlos Alberto / Imprensa MG

Ouro Preto em Circuitos

De acordo com a prefeitura municipal, a cidade espera receber cerca de 40 mil foliões por dia. Ouro Preto vai contar com três circuitos durante os cinco dias de Carnaval. “O Carnaval 2010 continua com uma programação variada, com blocos tradicionais, como o Zé Pereira e diversas apresentações artísticas”, afirmou. Ainda de acordo com o secretário, a prefeitura tem investido, anualmente, R$ 1 milhão na festa da folia. “Este ano, esperamos uma receita adicional de R$ 10 milhões para Ouro Preto”, frisou.

Sabará com segurança

A prefeitura de Sabará está preparando um esquema especial para a segurança dos visitantes. Em cada rua que dá acesso ao centro histórico haverá reforço da Polícia Militar, garantindo a festa dos foliões. “A programação também está extensa. Na Praça Melo Viana, por exemplo, concurso de marchinhas”, afirmou o vice-prefeito de Sabará, Argemiro Ramos.

Diamantina de todos para todos

O diretor de Turismo da prefeitura, Alberes Vinícius, explica que o foco é a diversificação dos turistas. “A cidade traz em 2010 uma roupagem diferente para o Carnaval. Foram criados cinco espaços com enfoques na cultura e na saúde. A Rua Quitanda, por exemplo, um dos pontos mais tradicionais da cidade, será a Quitanda do Samba, com apresentações de todos os dias”, explicou. Também haverá os espaços Cultura e Saúde, MPBeco, Largo da Folia e Circuito Cultural dos Blocos.

São João del Rei com pré-Carnaval

A cidade se antecipa e inicia o Carnaval já no dia 06 de fevereiro, com o Bloco Bandalheira percorrendo as ruas da cidade, a partir das 18h. “Temos que aproveitar essa oportunidade para divulgar não só a cidade, mas o Estado como destino turístico”, afirmou o secretário de turismo, Ralph Justino. Em São João del Rei também serão destaques os tradicionais desfiles das Escolas de Samba.

Mariana histórica

A programação da cidade inclui roda de samba, apresentação de marchinhas de carnaval e blocos caricatos nas ruas do município. Os principais pontos da festa serão a Praça Dr. Gomes Freire, Praça da Sé, com o Circuito Jardim e Avenida Getúlio Vargas. O prefeito de Mariana, Roque Camelo, ressaltou que “o Carnaval é uma boa oportunidade para a geração de emprego e renda. Também não podemos nos esquecer da preservação das manifestações culturais típicas de Minas”.

Tiradentes da família

O Carnaval em Tiradentes traz a mensagem de paz este ano. O destaque de 2010 são os blocos caricatos como o das Domésticas, Ver-te-Cana, Ora-pro-nobis, Entre e Vista, dentre outros, que desfilam a partir do dia 11/02 pela cidade. De acordo com o prefeito da cidade, Nilzio Barbosa, Tiradentes possui um Carnaval que dá certo. A festa será muito alegre, principalmente para os foliões que pretendem aproveitá-la ao redor da família”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais



Comente aqui