Motorhomes NETBR » Blog Archive » 22/DEZ/10 - Guarujá oferece belas praias e muitas opções de lazer

22/DEZ/10 - Guarujá oferece belas praias e muitas opções de lazer

A apenas 82 quilômetros da capital paulista, o Guarujá é um dos 15 municípios do estado de São Paulo considerados estâncias balneárias. Município vizinho a Santos, ocupa a Ilha de Santo Amaro, a terceira maior ilha do litoral do estado.

Conhecida como a “Pérola do Atlântico” devido as suas praias, algumas urbanizadas e outras selvagens, acessíveis apenas por trilhas em meio a Mata Atlântica, bem como por suas belezas naturais, patrimônio histórico e excelente infraestrutura de turismo, o Guarujá é bastante procurado pelos turistas de várias partes do mundo.

Praias boas para os banhos e para esportes náuticos e aquáticos, com mar calmo em algumas partes e cheio de ondas em outras permitem a prática do surfe e, ao mesmo tempo, garantem a diversão com a família.

Guarujá é uma cidade com inúmeros atrativos, que vão além de suas 27 praias. A cidade tem grandes recursos culturais e arquitetônicos, como os fortes históricos dos Andradas (na praia de Monduba), de Itapema (em Vicente de Carvalho) e a fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Santa Cruz dos Navegantes, entre outras. Há ainda o edifício Sobre as Ondas, cartão postal do Guarujá, localizado na praia das Pitangueiras e que foi recentemente tombado pelo patrimônio histórico estadual.

O município conta também com uma programação cultural para a temporada de verão, afinal sua economia está apoiada grande parte na atividade turística, que promete agitar nas arenas “Verão Show Guarujá” e “Arena do Sofitel Jequitimar”.

Nas duas haverá espetáculos com grandes nomes da música, como Ivete Sangalo, Erasmo Carlos, Maria Gadu e banda Restart, entre outras atrações. A cidade também oferece opções para dançar e degustar bons pratos de restaurantes que trazem cardápios baseados nos melhores sabores do mar.

Para quem não consegue viajar sem ir às compras, a cidade tem diversos shoppings como o Casa Grande Boulevard Mall (shopping de temporada), o Jequiti, o La Plage e o Ferry Boat’s Plaza, entre outros.

E na área de cultura aliada a lazer, o visitante não pode deixar de visitar o Acqua Mundo, um dos maiores aquários da América Latina, onde se pode conhecer oito mil espécies de animais expostos em uma réplica de seus habitats. São tubarões, pinguins, peixes de água doce e salgada, tartarugas, répteis e o Oceânico, um tanque com 800 mil litros de água salgada que abriga cardumes de peixes de mar aberto.

E para apreciar tudo isso e muito mais que Guarujá oferece, a cada ano, os acessos estão mais facilitados. Com a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, ficou mais fácil para quem vem do interior chegar ao litoral santista, de onde se acessa a ilha por balsas, que fazem a Travessia Santos-Guarujá, partindo da Ponta da Praia em Santos, ou pegar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera) que percorre a área continental do município de Santos, chegando à ilha por meio da Ponte do Monte Cabrão no Canal de Bertioga.

Desta forma os turistas poderão apreciar as atrações turísticas da cidade, e curtir a programação de verão que Guarujá prepara todos os anos para seus visitantes e moradores.

Curiosidades do Guarujá:

Não é de hoje que Guarujá atrai os visitantes de temporada. Após a era dos homens dos “sambaquis” (povo seminômade que habitou o litoral sul/sudeste brasileiro após o final da Era Glacial), a ilha passa a ser visitada por grupos indígenas tupi, que deram o primeiro nome a ilha: Guaibê (lugar de caranguejos) e também Guaru-ya (passagem estreita). Depois foram os navegadores André Gonçalves e Américo Vespúcio que aportaram na praia de Santa Cruz dos Navegantes em 22 de Janeiro 1502.

No final do século XIX, com o surgimento do turismo, o desenvolvimento da economia paulista e o acesso ferroviário que facilitou a viagem entre o litoral e o Planalto Paulistano, a Ilha de Santo Amaro volta a despertar interesse e começa a desenvolver seu potencial. Com as primeiras 46 casas e um hotel cassino, batizado La Plage, inaugurado em 1893, Guarujá tornou-se reduto da classe alta paulistana durante o verão.

Hoje, a cidade concentra boa oferta hoteleira e de gastronomia e inúmeros imóveis de veraneio.

Fonte: Dirce Alves

Visite: www.revistaecotour.com.br



Comente aqui