Motorhomes NETBR » Blog Archive » 22/ABR/12 - Com belas cachoeiras, Torrinha atrai aventureiros

22/ABR/12 - Com belas cachoeiras, Torrinha atrai aventureiros

A Cachoeira do Bissoli possui queda de 76 metros e fica localizada no Encontro das √Āguas, √°rea da Mata Atl√Ęntica totalmente preservada - Foto: Rubens Chiri

A Cachoeira do Bissoli possui queda de 76 metros e fica localizada no Encontro das √Āguas, √°rea da Mata Atl√Ęntica totalmente preservada - Foto: Rubens Chiri

Cachoeiras bel√≠ssimas, pared√Ķes de at√© 100 metros de altura, algumas cavernas de arenito e at√© mesmo vales poucos explorados figuram entre as principais atra√ß√Ķes do munic√≠pio de¬†Torrinha. Distante 260 quil√īmetros de¬†S√£o Paulo, a cidade √© uma boa op√ß√£o para quem busca aventura e contato com a natureza.

Para come√ßar o passeio, √© interessante saber a origem do nome do munic√≠pio. Torrinha tem essa denomina√ß√£o devido a uma pedra de arenito de forma√ß√£o geol√≥gica √ļnica, de 50 metros de altura, cujo formato lembra uma torre ou um farol gigante. Pr√≥ximo ao local, na Fazenda da Ponta, foi constru√≠do um mirante onde os turistas podem observar a paisagem, fotografar e at√© mesmo praticar o salto de parapente.

Além de possuir forte apelo junto aos aventureiros, a cidade também é ótima para quem busca descanso. Com várias trilhas, uma opção é fazer trekking ou mesmo praticar canyoning pelo córrego São José. Já na Pedra do Triunfo, os corajosos podem fazer um rapel de 8 metros.

Na cachoeira do Bissoli, h√° uma queda de 76 metros, localizada no Encontro das √Āguas - uma √°rea da Mata Atl√Ęntica totalmente preservada, com √°rvores centen√°rias ao longo de toda a trilha.

Outra queda d¬ī√°gua que atrai os olhares √© a cachoeira do Para√≠so, com 85 metros. Se a inten√ß√£o √© relaxar, a piscina natural existente em volta da cachoeira do Mosteiro √© o local ideal.

J√° na antiga Esta√ß√£o Ferrovi√°ria, os turistas encontram o espa√ßo dedicado a arte e a cultura. O pr√©dio √© patrim√īnio hist√≥rico e atualmente abriga uma luthieria especializada na constru√ß√£o e reparo de violas.

Religi√£o
A religião também está muito presente em Torrinha. A Paróquia São José de Torrinha é um exemplo: construída por volta de 1870, em homenagem ao padroeiro da cidade, São José.

Já no mosteiro do Paraíso, um dos principais pontos turísticos, o visitante pode conhecer as delícias como o chocolate caseiro, trufa e pão de mel. O local conta com três capelas, a de São José do Paraíso, uma réplica da igreja matriz; a de Apresentação do Senhor e a da Figueira, onde anualmente é realizada a festa do Cio da Terra. O evento sempre acontece em novembro, ao final da colheita do café, um dos produtos típicos da região.

Fonte: Governo de São Paulo



Comente aqui