Motorhomes NETBR » Blog Archive » 20/NOV/11 - Foz do Iguaçu: além das incríveis Cataratas

20/NOV/11 - Foz do Iguaçu: além das incríveis Cataratas

Templo Budista - Foto: Herr Stahlhoefer

Templo Budista - Foto: Herr Stahlhoefer

Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, vive uma das melhores épocas de sua história no turismo. No primeiro semestre deste ano, o destino contabilizou recordes de visitação de turistas, segundo dados do Complexo Turístico Itaipu.

Com aproximadamente 255 mil habitantes, Foz é o segundo destino de turistas estrangeiros no país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, e é o primeiro da região Sul, sendo finalista do concurso que escolhe as novas 7 Maravilhas da Natureza. Além disso, a cidade é integrada à região trinacional, fazendo divisa com a cidade argentina de Puerto Iguazú e com a cidade paraguaia de Ciudad del Este.

Onde ir

Cataratas do Iguaçu
Símbolo principal de Foz do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu são uma atração à parte. Formadas há cerca de 150 milhões de anos, as quedas isoladas variam de 150 a 300, dependendo da vazão do rio Iguaçu - que chega a medir 1.200 metros de largura acima das cataratas e estreita-se até 65 metros no cânion formado após as quedas. A paisagem é extremamente bela vista do alto, por um dos helicópteros, serviço que você pode contratar no próprio Parque. A área total de ambos os parques nacionais (brasileiro e argetino) corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Trilha do Poço Preto
Para os fãs de ecoturismo, a trilha do Poço Preto é uma excelente opção. Situada no interior do Parque Nacional, o Poço Preto abriga uma estrada rústica que passa por três córregos até chegar ao rio Iguaçu. Quem gosta fortes emoções irá curtir o caminho que inicia em uma passarela suspensa de 320 metros. O turista pode optar se prefere realizar a aventura a pé ou de bicicleta. O final da trilha compensa todo o caminho: uma vista panorâmica da floresta, com destaque para a Lagoa do Jacaré.

Complexo Turístico de Itaipu
O Complexo Turístico é composto pela Usina, segunda maior do mundo, Canal de Piracema, Refúgio Biológico Bela Vista e Ecomuseu. No circuito, o turista terá uma gama de atrativos que irão proporcionar uma visita única. Será possível conhecer de perto a tecnologia alinhada à natureza, assim como ações ambientais realizadas na região.

Templo Budista
Além das belezas naturais, que enchem os olhos dos turistas que visitam Foz do Iguaçu, a região também possui um local de orações e meditações da comunidade oriental de Foz, o Templo Budista. O ambiente possui uma sacada de onde podem ser avistados o rio Paraná, a Ilha Acaray, a Ponte de Amizade, o centro de Ciudad del Este e parte do município de Foz do Iguaçu.

Na parte superior do templo estão cinco estátuas de Buda que representam alegria, sorte e saúde. Já no lado externo, 112 estátuas de cerca de 2 metros de altura estão instaladas para dar as boas vindas aos turistas. As estátuas externas foram confeccionadas no próprio local e as do interior do templo foram trazidas da China. O Buda gigante, com cerca de 7 metros de altura, representa a doutrina budista e está posicionado de costas para o templo e de frente para a região fronteiriça.

Parque das Aves
O Parque das Aves é uma atração para os amantes do ecoturismo. Possui uma área de 16,5 hectares, quatro dos quais abrigam viveiros e instalações. A área restante é destinada à proteção ambiental. Trilhas por entre as matas escondem viveiros integrados à floresta. No viveiro dos pássaros nativos, aves de cores deslumbrantes sobrevoam e pousam a poucos

O parque, localizado a 8 km do centro de Foz do Iguaçu, abriga mais de 500 aves, entre espécies brasileiras e de outros continentes, como loris, periquitos, araras, flamingos e grous. Possui também programas de reprodução em cativeiro, de educação ambiental e visitas com orientação de biólogos.

Compras
Além do completo comércio de Foz do Iguaçu, os turistas têm a possibilidade de realizar compras nos países vizinhos, encontrando ótimos preços e produtos das melhores marcas do mundo. No Paraguai você pode encontrar cremes, perfumes, relógios, bebidas e eletrônicos por preços bastante acessíveis. Deve-se prestar atenção, contudo, à cota de U$ 300 por pessoa - acima deste valor deve ser recolhido imposto na aduana. Quem optar por compras na Argentina terá opções com destaque nos artigos de couro, cosmético, cristais, lã, além de especiarias culinárias.

Fonte: GJP Hotéis & Resorts



Comente aqui