Motorhomes NETBR » Blog Archive » 20/JUN/10 - Inverno começa nesta segunda-feira e Monte Verde mantém o recorde de frio

20/JUN/10 - Inverno começa nesta segunda-feira e Monte Verde mantém o recorde de frio

Monte Verde: Termômetro marca 5ºC

Monte Verde: Termômetro marca 5ºC

Mais frio do que Campos do Jordão - Localizada na Serra da Mantiqueira, no extremo sul de Minas Gerais e na divisa com o estado de São Paulo, Monte Verde tem um clima semelhante ao da sua vizinha paulista Campos do Jordão. Na verdade, os invernos de Monte Verde são ainda mais rigorosos: segundo levantamento feito pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), desde o ano 2000 Campos do Jordão tem tido invernos mais quentes que o normal (o que pode estar relacionado ao crescimento e à urbanização da cidade). De fato, entre 2000 e 2009 a temperatura mínima média em Campos durante o mês de junho foi de 6,9ºC; em Monte Verde, esse valor foi de 5,7ºC no mesmo período. Em 2009, durante os meses de junho e julho as mínimas em Monte Verde foram, em média, 2 graus mais baixas do que em Campos do Jordão.

Frio abaixo de zero é a grande atração - O frio está presente em Monte Verde durante o ano todo; mesmo em pleno verão, a temperatura pode cair até os 5ºC à noite, o que torna a lareira um ítem irrecusável. Mas é no período entre junho e setembro que acontece o evento mais esperado do ano: nessa época, as temperaturas frequentemente ficam negativas e ocorrem as geadas. Monte Verde amanhece coberta de gelo e a paisagem assume uma beleza ainda mais especial com aquele manto branco, para alegria dos turistas. Quando isso acontece, frio e horário não são desculpa: é o momento de deixar a preguiça de lado e sair para apreciar e fotografar a cena, que sempre rende imagens espetaculares.

Principais características - Monte Verde possui um clima tropical de altitude Cwb [¹] (clima com aspectos de subtropical, típico das regiões mais elevadas da Serra da Mantiqueira), caracterizado por verões amenos e chuvosos e por invernos frios e secos. Os meses mais quentes do ano são dezembro e janeiro, com média de 19,5ºC; já os meses mais frios são junho e julho, quando a média fica em torno dos 12ºC e as temperaturas máximas e mínimas oscilam entre 18,8ºC e 5,5ºC. A temperatura média anual é de apenas 16,3ºC, e a amplitude térmica anual (ou seja, a diferença entre as temperaturas médias do mês mais quente e do mês mais frio) é de 7,6ºC.

Apesar de pequena, Monte Verde possui um microclima muito complexo devido às suas próprias características geográficas: vegetação, cursos d’água e relevo são fatores que provocam variações significativas em espaços relativamente curtos (na própria Avenida Monte Verde, por exemplo, pode haver uma diferença de mais de 1ºC no espaço de mil metros). As mudanças na topografia também são responsáveis por grandes oscilações térmicas: embora a região central esteja a 1530 metros de altitude, a área urbana se estende até mais de 1800 metros; por conta disso, na região montanhosa as temperaturas costumam ser ainda mais baixas do que no centro da vila, o que provoca a ocorrência de geadas com uma frequência ainda maior.

Clima em Monte Verde

Clima em Monte Verde

O CLIMA DE MONTE VERDE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Até o momento, não existem análises climatológicas oficiais sobre Monte Verde por um motivo simples: foi apenas em dezembro de 2004 que o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalou na região uma estação meteorológica automática, não havendo dados anteriores a essa data.

Para fazer um levantamento mais preciso, utilizamos nesta análise registros diários próprios que cobrem o período de 2000 até o presente. Esses registros são mantidos por iniciativa da Mont’Art Artesanato, um trabalho que vem sendo apoiado e divulgado com exclusividade pelo Guia Monte Verde. Trata-se da mais extensa e confiável fonte de dados disponível. Embora não sejam oficiais, todas as medições foram feitas no mesmo local e de maneira criteriosa, garantindo total confiabilidade; além disso, o ponto de medição está localizado em pleno centro de Monte Verde, onde as temperaturas da vila são mais representativas.

AS QUATRO ESTAÇÕES EM MONTE VERDE
Verão quente, mas com noites frias - Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais quentes e com mais chuvas. Nesse período, as temperaturas diárias costumam variar entre 14ºC e 24ºC; a média fica em torno de 19ºC e a precipitação média chega a 230 mm/mês. Mesmo durante o verão, contudo, as temperaturas costumam cair bastante à noite: nos últimos 10 anos, o valor médio das mínimas foi de apenas 14ºC, mas já foram registradas temperaturas na casa dos 5ºC em pleno mês de janeiro, o que torna recomendável estar sempre preparado para o frio.

Outono curto antecipa chegada do inverno - Sendo um período de transição entre o verão e o inverno, esta época começa com a redução gradual das chuvas e também das temperaturas. Já em abril tem início o período mais seco do ano e as temperaturas médias sofrem uma queda de 3ºC em relação ao mês anterior, ficando entre 21ºC e 10,5ºC. Prenunciando a chegada do inverno, no mês de maio já se verifica uma queda pronunciada das temperaturas mínimas, cuja média fica em torno dos 7ºC. Na segunda quinzena de maio, os termômetros já chegam facilmente à casa dos 3ºC durante a noite.

Inverno chega mais cedo em Monte Verde - No início de junho, o frio já chegou com toda força em Monte Verde: a temperatura média neste mês é de apenas 12,3ºC, sendo que a temperatura mínima cai para uma média de 5,7ºC. Antes mesmo do início oficial do inverno (que começa em 20/21 de junho), já é comum as temperaturas caírem abaixo de zero. Aliás, a temperatura mais baixa desta década foi registrada justamente no dia 4 de junho de 2009: -3,7ºC.

O inverno é marcante em Monte Verde, sendo muito comum a ocorrência de geadas principalmente nos meses de junho e julho, quando as temperaturas ficam negativas com frequência. O mês de julho é o mais frio e seco do ano, com temperatura média de 12ºC, mínima de 5,2ºC e apenas 32 mm de chuvas; curiosamente, a sensação térmica não é de tanto frio, devido ao clima seco. Em agosto, as temperaturas oscilam entre os 20ºC durante o dia e 6ºC à noite. Mesmo no final do inverno, já no mês de setembro, a temperatura mínima continua na média dos 9ºC, sendo possível ainda que os termômetros registrem valores negativos.

Primavera
O desabrochar das hortênsias anuncia a chegada da estação das flores, que dão um novo colorido a Monte Verde. No início da primavera, a temperatura média diária fica por volta dos 17ºC, com mínima na casa dos 11ºC em média, mas sempre sujeita a quedas bruscas à noite, especialmente até o final de outubro. As temperaturas típicas desta estação oscilam entre 24ºC e 12ºC, aproximadamente.

Monte Verde (MG)

Monte Verde (MG)

FATOS INTERESSANTES
• Durante esta década, apenas em 2005 não houve temperaturas negativas em Monte Verde.
• Em 4 de Junho de 2009 nossos termômetros marcaram -3,7ºC, a temperatura mais baixa da década.
• Em agosto de 1999 foi registrada uma das temperaturas mais baixas da história: -13°C.
• Apesar de ser um fenômeno raro na região, já chegou a nevar em Monte Verde; isso aconteceu em 1979 e foi registrado pela última vez em agosto de 1999.
• Por que não neva todo ano em Monte Verde? Para que isso ocorra, é necessária a combinação de dois fatores: frio intenso e umidade do ar elevada. Apesar das temperaturas negativas serem frequentes no inverno, o clima de Monte Verde normalmente é seco nessa época do ano, o que impede que haja neve.
• Como se forma a geada? Registrada entre os meses de maio e setembro, a geada é o depósito de gelo cristalino causado pelo congelamento do orvalho que se forma sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar livre. Ela ocorre quando a temperatura da relva cai abaixo de 0ºC (curiosamente, como o solo chega a ficar até 5 graus mais frio que o ar, as geadas também podem se formar mesmo que a temperatura ambiente esteja acima de zero). Como o ar frio é mais pesado e se acumula nos terrenos mais baixos, é principalmente nesses locais que elas costumam ocorrer. Assim que a temperatura aumenta o suficiente, a geada derrete; por isso, o melhor horário para presenciar e fotografar o fenômeno é logo ao amanhecer, quando já existe luz suficiente e antes do calor do sol derreter o gelo.
______________________________________________________________________________________________________________

Créditos
Análise: José Angelo Rodrigues (bacharel em física pela USP)
Coleta de dados: Nelson Tavares Pacheco Jr. (proprietário da Mont’Art Artesanato)
Colaboração: Rafael Franca (geógrafo e mestre em climatologia pela UFMG)
Agradecimentos: Celso Oliveira (meteorologista da Somar Meteorologia)

Autor:
O GUIA MONTE VERDE é o autor legal deste material, para todos os efeitos de direitos autorais. A reprodução parcial ou integral é permitida exclusivamente com autorização expressa do autor.

Notas
1 - Sistema de Classificação de Köppen-Geiger, de 1936.
2 - Os dados da precipitação representam uma média do período entre 1961 e 1990, e foram interpolados a partir de estações meteorológicas próximas. Esses valores são indiretos, e foram usados aqui por falta de dados medidos no período. Fonte: Somar Meteorologia.



Comente aqui