Motorhomes NETBR » Blog Archive » 19/NOV/11 - Aparecida, a capital do turismo cat√≥lico no Brasil

19/NOV/11 - Aparecida, a capital do turismo católico no Brasil

Santu√°rio de Aparecida

Santu√°rio de Aparecida

Situada na regi√£o do Vale do Para√≠ba, a 170 km da capital paulista, a cidade de¬†Aparecida (tamb√©m conhecida informalmente como “Aparecida do Norte”) √© um local que possui uma conex√£o intr√≠nseca com a expans√£o da religi√£o cat√≥lica no Brasil, e com a espiritualidade daqueles brasileiros cuja devo√ß√£o √© voltada para Nossa Senhora Aparecida, tamb√©m conhecida como a “Padroeira do Brasil”.

A história do encontro da imagem de Nossa Senhora remonta ao século 18, quando a cidade esperava pelo governador de Minas Gerais e São Paulo à época, Dom Pedro Miguel de Almeida, que passava pela Vila de Guaratinguetá (a cidade de Aparecida emancipou-se em 17 de Dezembro de 1928 de Guaratinguetá). Conta a história que um banquete seria servido em sua homenagem, e os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram incumbidos de realizar uma pesca para servi-lo.

Durante a pescaria (que se demonstrava infrutífera), em determinado momento, os três pescadores recolheram suas redes. Primeiro, encontraram uma imagem sem cabeça; ao jogarem novamente a rede, recolheram uma cabeça que se adequava perfeitamente à imagem, que permaneceu em poder da família do pescador Felipe Pedrosos, durante 15 anos - desde 1717, data da descoberta -, onde as pessoas se reuniam para orar. Esse acontecimento selou a história da cidade como um centro religioso de peregrinação.

Basílica velha e a criação do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Basílica Nova)
Constru√≠da no ano de 1888 (a primeira igreja havia sido constru√≠da em 1745 no Morro dos Coqueiros, hoje Pra√ßa Nossa Senhora Aparecida, mas n√£o resistiu, pois era feita de taipa) em estilo barroco, a chamada Bas√≠lica Velha de Nossa Senhora Aparecida foi um marco na hist√≥ria da cidade, e recebe ainda hoje os romeiros que visitam a cidade, al√©m de ter sido tombada como monumento de interesse hist√≥rico, religioso e arquitet√īnico em 1982). Em processo de restaura√ß√£o, a Bas√≠lica Velha √© ligada por uma passarela de 500 metros √† Bas√≠lica Nova (Santu√°rio Nacional).

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi consagrada em 1980, quando o papa João Paulo II esteve no Brasil. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.

A primeira missa no Santuário aconteceu no dia 11 de setembro de 1946, e o primeiro atendimento aos romeiros no dia 21 de junho de 1959. As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir de 1982, quando aconteceu a transladação da Imagem da Antiga Basílica para a Nova Basílica. A Basílica de Nossa Senhora é segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Atualmente a Bas√≠lica disp√Ķe de um centro comercial dentro do seu estacionamento, com lojas de diversos tipos, al√©m de uma pra√ßa de alimenta√ß√£o bastante completa para atender os turistas. H√° tamb√©m no local o Aqu√°rio da cidade, que possui tanques com esp√©cies de √°gua doce e salgada, uma boa atra√ß√£o para quem visita a cidade com crian√ßas.

Pontos turísticos: a religião marca presença
O Porto de Itagua√ßu, localizado no Rio Para√≠ba do Sul, foi constru√≠do com ponto de visita√ß√£o para os romeiros, no ponto exato onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. No porto, √© poss√≠vel chegar at√© a beira do rio, por meio de um local asfaltado. Tamb√©m √© poss√≠vel realizar um passeio de barco pelo rio. O entorno do porto possui diversos restaurantes, lojas de roupas e artigos religiosos, al√©m de infraestutura (ilumina√ß√£o, sanit√°rios, √°gua pot√°vel). √ą poss√≠vel chegar ao Porto por meio de charretes, que saem do centro da cidade, proporcionando um apraz√≠vel passeio pela cidade.

Dentro da Basílica de Nossa Senhora, a Capela das Velas é um local muito bonito e comovente, devido ao contraste entre luz e sombra proporcionado por centenas de velas que são depositadas ali pelos fiéis, que agradecem as graças alcançadas. Outro ponto que impacta visualmente os visitantes da Basílica é a Sala dos Milagres, onde os fiéis depositam todo tipo de objetos (muitas partes do corpo, reproduzidas em cera, por exemplo) que simbolizam a graça alcançada por intermédio da fé.

Fonte: Governo de São Paulo



Comente aqui