Motorhomes NETBR » Blog Archive » 19/JAN/10 - Projetos de normas de Turismo de Aventura estão disponíveis para Consulta Nacional

19/JAN/10 - Projetos de normas de Turismo de Aventura estão disponíveis para Consulta Nacional

Estão disponíveis mais quatro projetos de normas de Turismo de Aventura no site da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. O Brasil conta hoje com 24 normas técnicas específicas para Turismo de Aventura. O acervo de normas pode ser consultado gratuitamente através do site www.abntnet.com.br/mtur.

Desenvolvidas no âmbito da ABNT, a normalização é uma forma de organizar as atividades pela criação de regras ou normas técnicas, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma região, país ou segmento. No caso do Turismo de Aventura a proposta da normalização é desenvolver um sistema de normas técnicas que possibilite o crescimento do segmento com qualidade e segurança.

A criação dessas normas técnica segue a risca uma série de procedimentos e o mais importante é que antes de se tornar uma norma técnica, o projeto de norma passa por uma votação e a sociedade como um todo é estimulada a participar.

Consulta Nacional é um processo que toda norma técnica elaborada no âmbito da ABNT passa. Geralmente, este processo tem duração de 60 dias e garante a manifestação da opinião pública referente ao projeto de norma. Dessa forma, qualquer internauta pode acessar o texto do projeto de norma e votar. A votação pode acontecer nos seguintes níveis: aprovação; aprovação com ressalva; e reprovação.

Lembrando que para aprovação com ressalva e reprovação o internauta deve postar uma justificativa técnica para tal. Depois do processo de Consulta Nacional, os votos são computados e as ressalvas e reprovações aos projetos de normas são analisados e os votantes são contactados pela Comissão de Estudo (no caso de internautas que votaram com ressalvas e ou reprovações).

Os projetos de normas disponíveis para Consulta Nacional são:
54:003.11-001/1 - Turismo de aventura - Parques de arvorismo - Parte 1: Requisitos das instalações físicas;
54:003.11-001/2 - Turismo de aventura - Parques de arvorismo - Parte 2: Requisitos de operação;
54:003.09.001 - Turismo de aventura - Técnicas verticais - Requisitos para produtos;
54:003.09.002 -Turismo de aventura - Técnicas verticais - Procedimentos.

Acesse e vote! www.abnt.org.br/consultanacional (clique em ABNT/CB-54 Turismo)

Fonte: ABETA



Comentaram por aqui...

  • Hannah Hadassa October 24th, 2010 em 10:16 pm

    oi gostaria de obter esta norma 54:003.11-001/1 - Turismo de aventura - Parques de arvorismo - Parte 1: Requisitos das instalações físicas;
    vcs possuem, me enviem! obg

Comente aqui