Motorhomes NETBR » Blog Archive » 18/JAN/10 - São Pedro proporciona aos turistas muita aventura, festejos e lazer

18/JAN/10 - São Pedro proporciona aos turistas muita aventura, festejos e lazer

Conhecida por suas belezas naturais, a Estância Turística de São Pedro, a 190 quilômetros da capital, situa-se na encosta da Serra do Itaqueri. Essa localização privilegiada garante aos visitantes uma formidável opção de lazer, mas a cidade também oferece opções de ecoturismo, turismo religioso e empresarial. Isso sem contar com a notável gastronomia e a possibilidade de se praticar esportes radicais, como rappel, arvorismo, cascading, trilhas, off-road, 4×4, voos de asa-delta e parapente.

Para acolher os visitantes, a cidade dispõe de uma enorme rede de hospedagem – São Pedro, aliás, é a terceira estância do Estado em número de leitos, desde os mais luxuosos até os mais simples e familiares.

A cidade é cortada por dois ribeirões – o Pinheiro e o Samambaia –e fica a 580 metros do nível do mar, tendo a seu favor um clima ameno e agradável que dura quase o ano todo.

No Alto da Serra, as cachoeiras chamam a atenção pelas quedas naturais, rodeadas de muito verde. É lá também que fica o penhasco Cruzeiro do Facão, a destilaria que produz a “Cachaça da Diretoria”, o antiquário “Villa Del Capo” e a Igreja Santo Antônio, que guarda uma relíquia do santo de Pádua doada pelo Vaticano.

Lá também se pode ver um dos pontos mais belos da cidade: o Parque do Cristo, onde o visitante poderá apreciar a vista do alto e, em dias claros, visualizar no horizonte as cidades de Piracicaba e Campinas.

Atrativos culturais e históricos fazem a diferença da estância. O Museu Gustavo Teixeira, que leva o nome do poeta maior de São Pedro, mostra a história da cidade desde seus primeiros dias como “Pouso do Picadão”.

No Boulevard, a Feira de Artes e Artesanatos expõe o melhor da produção local. Já na Feira do Produtor se encontram produtos hortifrutigranjeiros, queijos e doces artesanais. O Boulevard e a Feira do Produtor são atrações de todos os finais de semanas e feriados.

Ainda na zona urbana, é possível fazer uma bela caminhada no Parque Maria Angélica Manfrinato, uma agradável paisagem com um lago, quiosques, parquinho para as crianças, bancos à beira das sombras das árvores e passeios de pedalinho.

Festas e eventos ocorrem durante o ano todo: Carnaval, Festa de Santo Antônio, Rodeio, Semana Gustavo Teixeira, Semana Nacional de Museus, Encontro de Motociclistas, Semana Santa – com Encenação da Paixão de Cristo –, Corpus Christi e a Festa de São Pedro, a mais tradicional da região.

A Estância de São Pedro conta ainda com Banda Municipal e Orquestra de Viola Caipira, que tem como regente o violeiro Mazinho Quevedo.

A culinária local é uma atração à parte. Desde as lanchonetes, churrascarias, petiscarias e docerias até a tradicional gastronomia com comida caipira – torresmo, leitão à pururuca, costelinha de porco e frango caipira, tudo preparado em fogão à lenha.

O doce de Jaracatiá, fruta típica da região, colhida apenas no mês de fevereiro, é a guloseima que o turista não pode deixar de experimentar.

Fonte: Enderson Carvalho

Visite: www.revistaecotour.com.br



Comente aqui