Motorhomes NETBR » Blog Archive » 17/NOV/10 - Arvorismo √© oportunidade de curtir a natureza pelo alto

17/NOV/10 - Arvorismo é oportunidade de curtir a natureza pelo alto

Arvorismo - Alto Paraíso - Foto: Ion David

Arvorismo - Alto Paraíso - Foto: Ion David

As copas das √°rvores servem de passarela para os praticantes que buscam o relaxamento e a divers√£o na adrenalina de estar a alguns metros do ch√£o e no √™xtase de apreciar as mais belas paisagens do pa√≠s por outro √Ęngulo. Este √© o arvorismo, uma atividade de aventura que se caracteriza pela locomo√ß√£o em percursos em altura instalados em √°rvores ou em outras estruturas.

Bonito por natureza, a modalidade encanta todos que a cercam. Para quem está andando entre os obstáculos, redes e tirolesas, cada passo é garantia de imagens inesquecíveis. A fauna e flora locais ficam responsáveis pelo colorido especial e pela trilha sonora do momento. Para quem apenas acompanha e vê tudo ali de baixo, a alegria do praticante é um convite praticamente irresistível.

‚ÄúQuando olhei logo disse que n√£o teria coragem. Contudo, vi todos praticando e saindo do percurso com uma alegria t√£o aparente que resolvi conhecer. Tenho um problema na perna causado por uma antiga doen√ßa, mas os condutores garantiram que n√£o tinha problema, meu marido me apoiou e ent√£o eu fui. Foi uma del√≠cia‚ÄĚ, garantiu a aposentada Eloiza Helena.

A inclusão é outro aspecto marcante do arvorismo. Pessoas de todas as idades podem praticá-lo e deficientes visuais, auditivos e com dificuldade de locomoção também, desde que acompanhados por condutores. Para tal, há diversos níveis de percursos disponíveis. O Parque dos Sonhos, em Socorro, é pioneiro neste tipo de oferta.

Outros locais indicados para curtir entre tirolesas e obst√°culos s√£o¬†Bonito, no Mato Grosso do Sul,¬†Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Parque Nacional do Igua√ßu, em¬†Foz do Igua√ßu,¬†Petr√≥polis, no Rio de Janeiro,¬†Florian√≥polis e¬†Balne√°rio Cambori√ļ, em Santa Catarina,¬†Campinas,¬†Campos do Jord√£o e¬†Brotas, em S√£o Paulo. Brotas que, ao lado de¬†Socorro, possuem certificado do Inmetro em opera√ß√Ķes de arvorismo.

A diversão do arvorismo pode ser encontrada em parques, hotéis e clubes espalhados por todo o país. Para garantir a segurança, é importante se certificar de que as empresas são associadas à ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo e de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Fonte: AD Comunicação & Marketing



Comente aqui