Motorhomes NETBR » Blog Archive » 15/OUT/11 - Fotógrafa retrata mulheres e meninas de comunidades cariocas em exposição

15/OUT/11 - Fotógrafa retrata mulheres e meninas de comunidades cariocas em exposição

"Meninas do Rio" - Foto: Ana Stewart/Divulgação

"Meninas do Rio" - Foto: Ana Stewart/Divulgação

O projeto iniciado há dez anos pela fotógrafa Ana Stewart ganha forma na Galeria da Gávea. Jovens, meninas e mulheres, todas moradoras de comunidades carentes da zona norte carioca, são retratadas com delicadez e sensibilidade na exposição que tem o nome “Meninas do Rio”. As imagens delicadas captam a alma e a relação dessas mulheres com suas famílias e seu dia-a-dia.

As fotos começaram a ser produzidas quando Ana foi convidada a produzir fotografias para um livro sobre a zona norte carioca, mostrando o glamour da região. Conhecendo os bairros, Ana ficou interessada pelas meninas e mulheres da zona norte e resolveu fotografá-las.

- Eu montava um pequeno set. A câmera no tripé e refletores de luz contínua. Criava um ambiente mágico completamente fora da rotina delas. Meu objetivo era buscar a originalidade de cada uma delas. Não interferia na escolha do figurino, dos adereços.

A exposição permite uma reflexão maior sobre a vida dessas pessoas, desmistificando os estereótipos sobre comunidades carente e revelando mulçheres comuns, selosas com suas famílias, seus lares e suas vidas.

Serviço
Meninas do Rio - Ana Stewart
De 06 de outubro a 12 de novembro - 11h às 18h
De segunda a sexta – Agendar visitas por telefone (2274 5200)
Galeria da Gávea - Rua Marquês da São Vicente, 431 Lj.A - Gávea
www.galeriadagavea.com.br

Fonte: Rio Guia Oficial



Comente aqui