Motorhomes NETBR » Blog Archive » 14/JUN/13 - Nordeste se prepara para os festejos juninos

14/JUN/13 - Nordeste se prepara para os festejos juninos

A partir de junho, as cidades do interior do Brasil, principalmente do nordeste, param para celebrar as festas de S√£o Jo√£o.

As festas juninas s√£o uma esp√©cie de carnaval fora de √©poca e homenageiam S√£o Pedro, Santo Ant√īnio e S√£o Jo√£o. Ao longo do m√™s, o tradicional festejo cat√≥lico √© realizado em pra√ßas p√ļblicas, igrejas, clubes e √°reas residenciais de todo o pa√≠s.

√Č tempo de comidas e dan√ßas t√≠picas, fogueiras e simpatias. Para tornar a festa ainda mais bonita, o Minist√©rio do Turismo (MTur) destinou R$ 8,35 milh√Ķes para 40 projetos que contemplam al√©m de festas juninas, comemora√ß√Ķes natalinas e festivais gastron√īmicos e de m√ļsica.

Outro esfor√ßo do MTur √© a promo√ß√£o internacional das festas de S√£o Jo√£o durante os eventos esportivos que o Brasil vai sediar, a partir da Copa das Confedera√ß√Ķes em junho e julho.

As estrat√©gias englobam a√ß√Ķes de comunica√ß√£o e campanhas de publicidade. ‚ÄúEssa estrat√©gia √© importante para nossa meta de chegar em 2022 como a terceira pot√™ncia mundial de turismo‚ÄĚ, disse o secret√°rio Nacional de Pol√≠ticas de Turismo, Vin√≠cius Lummertz.

Para o secret√°rio, as festas juninas s√£o um produto brasileiro genu√≠no e √ļnico. ‚ÄúExplorar a personalidade cativante e hospitaleira do brasileiro, a partir do S√£o Jo√£o, √© fundamental para conquistarmos esses turistas e ganharmos em competitividade‚ÄĚ, disse.

No Brasil, as festas juninas de Campina Grande, na Paraíba, e de Caruaru, em Pernambuco, disputam o título de maior arraial do país.

Mais de um milh√£o de pessoas s√£o esperadas em cada evento. A sete dias da festa, jornalistas da Europa e da regi√£o sudeste do Brasil confirmaram suas presen√ßas no S√£o Jo√£o de¬†Campina Grande, que comemora 30 anos nos dias 22 e 23 de junho, segundo a coordenadora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico, Catharine Bento Brasil.

A expectativa é aumentar a visita de turistas estrangeiros já no próximo ano, quando os festejos juninos acontecerão na mesma época da Copa do Mundo de 2014.

O aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, deverá registrar aumento de até 15% no fluxo de passageiros entre os dias 07 de junho a 07 de julho.

A estimativa é de que mais de 12,4 mil passageiros passem pelo local. No terminal rodoviário, a previsão é de que a movimentação registre até 10% de aumento no mês de junho, com mais de 115 mil embarques e desembarques.

Em Caruaru (PE), a festa começa neste sábado (1) com mais de 200 shows em cinco polos de animação durante todo o mês de junho. O homenageado é o cantor e compositor Dominguinhos.

A festa tem grande import√Ęncia para o turismo e para a economia da cidade, segundo Andr√© Alexei, presidente da Funda√ß√£o de Cultura e Turismo de¬†Caruaru.

‚ÄúEm anos anteriores o evento movimentou mais de R$ 200 milh√Ķes para a economia local, atraindo 1,5 milh√£o de visitantes e gerando cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos‚ÄĚ. Este ano, Caruaru promete fabricar o maior p√© de moleque do mundo, com 15 metros de comprimento.

As festas juninas não se restringem às duas cidades. Muito forró, quadrilha e comidas típicas esperam por turistas e amantes de São João em outros estados do nordeste, como Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: MTur



Comente aqui