Motorhomes NETBR » Blog Archive » 13/JUL/10 - Brasília, capital do cinema nacional

13/JUL/10 - Brasília, capital do cinema nacional

Representantes da sociedade , governo e entidades se reuniram para discutir os resultados da primeira etapa do projeto Brasília Cinematográfica e planejar a segunda etapa - Foto: Anderson Brasil/TMTA
Representantes da sociedade , governo e entidades se reuniram para discutir os resultados da primeira etapa do projeto Brasília Cinematográfica e planejar a segunda etapa - Foto: Anderson Brasil/TMTA

A estruturação da Capital Federal como destino referência em turismo cinematográfico é uma das ações do Ministério do Turismo (MTur), por meio do projeto 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos. Representantes da sociedade civil, governo e entidades de classe se reuniram na manhã de hoje (13) para discutir os resultados da primeira etapa do projeto Brasília Cinematográfica e as diretrizes que embasarão a segunda parte.

A primeira etapa do projeto foi uma parceria entre o MTur e o Instituto Dharma, para estabelecer em Brasília um projeto piloto para o turismo cinematográfico a partir de três ações principais: planejamento estratégico, arranjo institucional e uma ação símbolo, o lançamento da Brasília Film Comission.

Durante a segunda etapa, um detalhamento dessas ações será realizado, explica Ana Cristina Costa e Silva, representante do Instituto Dharma. “A primeira fase do projeto foi importante para o processo de aprendizagem e coesão do grupo. O apoio das instâncias governamentais foi fundamental para que essa primeira etapa fosse concluída com sucesso”, disse. “A partir de agora, validaremos essas ações, garantindo legitimidade ao grupo”, explica.

“Brasilia possui potencial turístico e diversidade que merecem ser explorados. Esse projeto vai colaborar para que a cidade passe a constar no mapa de disputa por produções nacionais e internacionais. Além disso, o cinema é uma forma de dar a visibilidade que a cidade merece, despertando o interesse dos brasileiros em conhecer a capital do seu país”, ressaltou Ricardo Moesch, diretor do departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur.

Uma produção audiovisual emprega diretamente uma média de 75 pessoas, entre técnicos, atores e figurantes, além de 500 pessoas indiretamente, como bombeiros, maquiadores, motoristas, costureiros, artistas gráficos, pintores, eletricistas, entre outros. Em muitos casos, 60% do orçamento de uma filmagem pode ser investido na contratação de serviços como hospedagem, alimentação e logística, movimentando a cadeia turística da região.

Comitê Executivo

O Ministério do Turismo acompanha e auxilia o Comitê Executivo na estruturação de Brasília como destino de referência turística nesse segmento. O comitê procura executar seus trabalhos de forma participativa, a partir do diálogo entre o governo e a sociedade civil organizada. Juntos, o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor desejam consolidar a Brasília Film Comission, para fomentar, apoiar e difundir a produção cinematográfica e audiovisual no Distrito Federal.

Destinos Referência em Segmentos Turísticos

A ação faz parte do projeto 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos do MTur. Além Da capital federal, o MTur trabalha a estruturação dos destinos referência Sol e Praia (Jericoacoara/CE), Aventura Especial (Socorro/SP), Rural (Anitapolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado, Urubici/SC), Aventura (Lençóis - Chapada Diamantina/BA), Ecoturismo (Santarém/PA), Negócios e Eventos (Ribeirão Preto/SP), Cultural (Parati/RJ), Pesca (Barcelos/AM) e Estudos e Intercâmbio (São João del-Rei/MG).

Fonte: MTur



Comente aqui