Motorhomes NETBR » Blog Archive » 12/NOV/10 - Guarujá tem ótimas opções de passeios náuticos

12/NOV/10 - Guarujá tem ótimas opções de passeios náuticos

Como toda ilha que se preza, Guarujá(SP)tem certos recantos que só podem ser acessados, ou conhecidos por mar. E a ilha é o paraíso do turismo náutico, com opções que servem tanto aos marinheiros de primeira viagem, quanto os navegadores experientes. Além disso, Guarujá conta com mais de 30 marinas e garagens náuticas que pode dar suporte aos aventureiros do mar.

Um passeio de lancha, veleiro, barco ou iate pode proporcionar ao visitante muitas experiências que ele não teria em terra firme na ilha. Por exemplo, para quem vem do Rio de Janeiro, pode passear pelo Canal de Bertioga, que deságua no Canal de Santos, depois de percorrer o lado do Atlântico. Assim poderá apreciar bromélias, pássaros e outros animais só encontrados na Mata Atlântica ainda preservada da ilha e um dos manguezais mais ricos do bioma marinho brasileiro.

Há a opção de barco, que sai do Complexo Industrial e Naval do Guarujá – CING, que faz paradas no Canal de Bertioga, permitindo ao viajante avistar a Ermida de Guaibê, ruínas de uma missão construída no século XVI, que serviu de base para o beato padre Anchieta catequizar índios e escrever poemas, como o Milagre dos Anjos.

Durante alguns desses passeios, que podem ser contratados nas muitas marinas do Guarujá, é possível parar os barcos em um dos muitos pontos de apoio da ilha e ser atendido por restaurantes especializados que levam de barquinho os pratos da cozinha caiçara ou da contemporânea.

Há também rotas que passam por praias aonde só é possível chegar de barco ou seguindo as trilhas. Um dos lugares preferidos para lançar a âncora, no lado Leste da ilha, são as praias do Iporanga, Tijucopava e São Pedro, onde, nos finais de semana, costuma haver inúmeros turistas ansiosos para dar um mergulho ou mesmo parar o barco e desfrutar a paisagem.

Indo ao sentido da região central da Ilha, uma boa pedida é a região da Península, na Praia da Enseada, que possui inúmeras garagens náuticas e local seguro para aportar e apreciar uma porção de petiscos no barco.

Nos passeios de barco ou de lancha podem-se avistar praias como das Pitangueiras e ver a pesca artesanal na Praia das Astúrias. Nessa direção para Santos, passa-se na praia do Tombo, Guaiúba, Santa Cruz dos Navegantes e outras praias que também não têm acesso por terra.

No primeiro semestre está prevista a inauguração do píer do Perequê, com 204 metros de comprimento e 30 metros de braço para cada extremidade. A obra, viabilizada pela Prefeitura em parceria com Ministério do Turismo, permitirá que os turistas usufruam de passeios de barco pelas águas calmas da praia.

Fonte: Dirce Alves

Visite: www.revistaecotour.com.br



Comente aqui