Motorhomes NETBR » Blog Archive » 11/JAN/10 - Ecoturismo e turismo de aventura no Circuito do Ouro são boas opções de viagem nessas férias

11/JAN/10 - Ecoturismo e turismo de aventura no Circuito do Ouro são boas opções de viagem nessas férias

Cachoeira da Boa Vista - Itabira Foto: Ronei Jober Andrade

Cachoeira da Boa Vista - Itabira Foto: Ronei Jober Andrade

Sair de férias é sempre um grande prazer, principalmente quando o destino escolhido é um dos roteiros mais diversificados do país, como o Circuito do Ouro. Nas 17 cidades que compõem o Circuito, o turista encontra atrativos históricos, culturais e naturais que garantem muita diversão, para todas as idades, nesse verão.

O Parque e Santuário do Caraça, em Catas Altas, são ideais para quem se interessa por patrimônio natural. Lá, encontra-se uma vasta área verde, trilhas, picos e cachoeiras, além do prédio do santuário que é famoso pela rica arquitetura.

Uma boa dica para os mais aventureiros e adeptos do ecoturismo é a Cachoeira Alta, em Ipoema, distrito de Itabira. São 110 metros de queda d’ água, ideal para a prática de rapel e tirolesa, com estrutura de camping.

Em Mariana, a Mina da Passagem é uma boa opção de passeio para a família. Ela é a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação, e o turista desce cerca de 120 metros de profundidade em um trolley, onde é visto os antigos corredores da mina e um incrível lago azul. Já em Santa Bárbara além dos atrativos histórico-culturais, o turistas têm a opção de fazer cavalgadas e passeios off-roads, passando por cachoeiras e povoados.

Alto do Cristo - Itabirito Foto: Romeu Arcanjo

Alto do Cristo - Itabirito Foto: Romeu Arcanjo

Uma caminhada pela Estrada Real é um dos principais atrativos em Rio Acima. Durante o percurso, o visitante seguirá o caminho feito pelos bandeirantes, percorrendo 26 marcos da Estrada Real e terá contato direto com a natureza e com os visitantes das comunidades da zona rural.

Conheça os atrativos das outras cidades que compõem o Circuito do Ouro:

Bom Jesus do Amparo – Fazenda Country Flipper - fazenda rústica, com cachoeira, piscinas, duchas naturais, etc. Oferece também, cavalgada, caminhada ecológica, área de camping e pesque pague.

Caeté – Complexo Turístico Canela de Ema – Um dos maiores percursos de arvorismo do Brasil, totalizando 525 hectares de área.

Congonhas – Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos – Onde estão os 12 profetas e os Passos da Paixão, obra atribuída a Aleijadinho.

Itabirito – Distrito de Acuruí – No caminho encontra-se a cachoeira Chicadona, ideal para a prática de rapel. No distrito, a culinária típica da região também é destaque.

Estação Ferroviária - Rio Acima Foto: Milton Junior

Estação Ferroviária - Rio Acima Foto: Milton Junior

Nova Era – Lagoa São José – Ótima opção para trilhas e caminhadas. O local é bem estruturado e conta com estacionamento, recepção, banheiro, mirante e um Centro de Educação Ambiental.

Nova Lima – Distrito de Macacos – Famoso pelo tradicional movimento de fim de semana, o pequeno distrito é uma ótima opção para quem gosta da natureza e da culinária mineira.

Ouro Preto - O Horto dos Contos - É completamente urbanizado, preparado para caminhadas e para o lazer contemplativo. Com direito a rampas intercaladas com escadas. Ao longo do trajeto podem ser encontradas esculturas, chafariz, banheiros e mirantes.

Piranga – Espaço Seriguéia – Oferece atividades de ecoturismo, como caiaque, rapel e caminhadas, e também roteiros históricos.

Sabará – Arraial Velho e Arraial de Pompéu – Pequenos vilarejos na Estrada Real, que conservam natureza exuberante. São estradas e trilhas, onde estão ruínas, muro de pedras, minas de outro, dentre outros.

Santa Luzia – Complexo Turístico “Trilhas da Serra” – Oferece passeio a cavalo em ambientes naturais, trekking e mountain bike em trilhas pela mata, com vários graus de dificuldade.

Rego dos Carrapatos - Nova Lima Foto: Celso Travassos

Rego dos Carrapatos - Nova Lima Foto: Celso Travassos

São Gonçalo do Rio Abaixo – Centro Cultural – Pólo produtor e irradiador de cultura, dá espaço aos artistas locais para mostrarem seus trabalhos. No local, acontecem shows, exposições, palestras, lançamentos de livros, etc.

Fonte: Assessoria de Imprensa Converso Comunicação



Comente aqui