Motorhomes NETBR » Blog Archive » 10/SET/10 - Contran exclui carros antigos da lei da cadeirinha

10/SET/10 - Contran exclui carros antigos da lei da cadeirinha

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu alterar a lei da cadeirinha para carros que só possuem cintos de dois pontos (ou subabdominais) no banco traseiro. A justificativa é que não há, hoje, nenhum equipamento para retenção infantil adequado ao cinto de dois pontos, segundo o Inmetro.

Assim, os veículos que não possuem o cinto de três pontos no banco traseiro, obrigatório a partir de 1999, estarão excluídos das normas para a lei da cadeirinha e não serão multados.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), automóveis que possuam apenas o cinto abdominal no banco traseiro deverão transportar as crianças na cadeirinha ou bebê-conforto no banco da frente, presos ao cinto de três pontos.

Crianças de quatro a sete anos poderão ficar no banco traseiro, apenas com o cinto abdominal, sem o assento de elevação. Segundo o órgão, o assento foi criado para uso com cinto de três pontos e seria mais seguro a criança ficar sem ele, já que o veículo não possui o modelo de cinto.

As regras valem para os carros em que todos os cintos traseiros são abdominais. Para os veículos em que os dois assentos laterais traseiros têm cintos de três pontos, a lei é válida e, no caso de infração, o motorista está sujeito à multa.

Fonte: ABETRAN



Comentaram por aqui...

  • Edinete Castelo October 19th, 2010 em 10:04 pm

    Haveria uma necessidade enorme de haver uma cartilha, distribuída ao público, com essas alterações na lei da cadeirinha.Assim tudo ficaria esclarecido de uma forma clara e objetiva, sem a mínima dúvida a respeito do caso em questão.

  • Irene May 26th, 2011 em 11:51 pm

    Os policiais sabem da alteração?
    Porque eles não se informam para nos multar.
    a lei da cadeirinha foi amplamente divulgada, mas a alteração ninguem ficou sabendo

  • gislene teixeira lucas October 25th, 2012 em 3:39 pm

    gostaria de saber tenho um carro com cinto de dois ponto se preciso usar a cadeirinha ou so por o cinto de segurança no banco de traz minhas filhas tem trez anos e quatro anos

Comente aqui