Motorhomes NETBR » Blog Archive » 09/OUT/11 - 13ª edição do Festival do Rio traz maratona de filmes à Cidade Maravilhosa

09/OUT/11 - 13ª edição do Festival do Rio traz maratona de filmes à Cidade Maravilhosa

Festival do Rio 2011 - Foto: Divugação

Festival do Rio 2011 - Foto: Divulgação

Cinéfilos de plantão, preparem-se: o Festival do Rio vai começar. De 6 a 18 de outubro, a cidade sedia este que já se tornou um dos mais importantes eventos da agenda carioca. Em sua 13ª edição, o festival traz uma seleção de filmes dos mais diversos países, com uma atenção especial para a produção cinematográfica italiana, e traz retrospectivas do premiado cineasta húngaro Béla Tarr e do mestre do terror italiano Dario Argento. O documentarista chileno Patricio Guzmán também será homenageado, recebendo o prêmio Fipresci de Personalidade Latino Americana.

Este ano, o festival vem cheio de novidades. A mostra Midnight Movies, dedicada a filmes com temas inusitados e com um quê de experimentação, se desdobra em duas vertentes, a Midnight Terror e a Midnight Música. Outras séries que estreiam são Imagens de Israel e Made in USA. Os 50 anos da Semana da Crítica do Festival de Cannes também não passarão em branco, com uma seleção dos melhores filmes brasileiros e franceses exibidos por lá nestas cinco décadas.

Dentro do objetivo de levar cinema e cultura a todo Rio de Janeiro, novas salas de cinema foram agregadas ao circuito do festival. A grande surpresa fica por conta do Cine Carioca, localizado no Complexo do Alemão, que pela primeira vez receberá a mostra de filmes. O Cine Tela, projeto de tenda de cinema, será montado em Realengo, permitindo que o público assista gratuitamente a produções nacionais e estrangeiras. Essas novas iniciativas se juntam ao já tradicional Cinema Livre, que ocupa praças e locais em diversas comunidades com projeções públicas gratuitas.

Em paralelo à exibição de filmes, o RioMarket vai trazer oficinas, seminários e encontros profissionais no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, durante dez dias. O evento congrega profissionais do universo audiovisual do mundo todo, além de advogados, produtores, publicitários, estilistas do cinema, fotógrafos e roteiristas, para discutir aspectos variados da indústria cinematográfica.

Nas próximas duas semanas, os cariocas vão respirar cinema e poderão participar de uma verdadeira maratona de filmes, palestras e debates durante o Festival do Rio. Para conferir a programação completa, acesse:http://2011.festivaldorio.com.br/progfest2011.pdf

Fonte: Rio Guia Oficial



Comente aqui