Motorhomes NETBR » Blog Archive » 09/MAI/10 – Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, revela modernidade da obra de Niemeyer

09/MAI/10 – Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, revela modernidade da obra de Niemeyer

Um passeio pelo Complexo Arquitetônico da Pampulha, cartão postal de Belo Horizonte, Minas Gerais, revela diversas riquezas do marco da moderni­dade belo-hori­zon­tina aos milhares de turistas e visitantes que passeiam pelo local durante todo o ano.

O projeto arquite­tôni­co foi desenhado por um dos maiores arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer, após ser encomendado pelo então prefeito Juscelino Kubits­chek. Os prédios erguidos às margens da Lagoa da Pampulha foram inaugurados na década de 1940. Com a implantação do conjunto arquitetôni­co, paisagístico e cultural na orla do espelho d’á­gua, Kubit­schek fez da Pampulha um importante polo turístico da capital mineira, com espaços apropriados à prática de atividades ecológicas, esportivas, culturais e de lazer. O conjunto foi valorizado pela contribuição de artistas geniais: os painéis de Portinari, o paisagismo de Roberto Burle Marx, as esculturas de Alfredo Ces­chiatti, Zamoiski e José Pedrosa.

Atrações

O Complexo Arqui­te­­tô­­nico da Pampulha é composto pela Igreja de São Francisco de Assis, a popular Igrejinha da Pam­pulha –, o Museu de Arte da Pam­pulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e o Aeroporto Carlos Drum­mond de Andrade. O ginásio Jornalista Felipe Drum­mond, o Mineiri­nho, e o Estádio Governador Magalhães Pinto, o famoso Mineirão, também se destacam na área.

O Jardim Zoológico, o Jardim Botânico e o Parque Ecológico da Pam­pulha, que integram a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, são, ainda, boas opções de passeio para toda a família na região.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte



Comente aqui