Motorhomes NETBR » Blog Archive » 05/SET/10 - Festival do Rio 2010

05/SET/10 - Festival do Rio 2010

Festival do Rio 2010 - Foto: Divulgação

Festival do Rio 2010 - Foto: Divulgação

Entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro, acontece no Rio de Janeiro o 12º Festival do Rio. A amostra cinematográfica que irá reunir filmes nacionais e internacionais, em diversos locais da cidade, promete uma grande novidade para essa edição. Um acordo fechado entre o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, o presidente da RioFilmes, Sérgio Sá Leitão e os organizadores do Festival do Rio, promete levar para a praia de Copacabana um telão com cinema 3D de graça. A data e o filme que será exibido ainda não foram divulgados, mas a diversão com certeza será garantida!

A programação de filmes do Festival está sendo parcialmente divulgada pelos organizadores, mas se depender do sucesso do ano anterior a edição de 2010 será recorde. Este ano serão exibidos cerca de 350 filmes, 30 a mais que a edição passada. Os filmes com produções de 60 países serão exibidos em 30 locais espalhados por toda cidade, divididos entre cinemas, praças e a praia de Copacabana. Na edição passada o Festival contou com mais de 240 mil expectadores e a expectativa é que haja um aumento significativo para essa edição.

O Festival do Rio conta com a Première Brasil, uma mostra competitiva da amostra e a melhor vitrine anual da produção cinematográfica brasileira. A mostra competitiva é subdivida em três categorias: longa-metragem ficção, longa-metragem documentário e curta-metragem. Concorrem longas nas categorias ficção e documentário, além do melhor curta pelo júri do Festival. Há ainda prêmios de melhor direção em ficção e documentário, ator, atriz, filme da Mostra Geração e Prêmio especial do Júri. Finalmente, serão eleitos os melhores curta e longa pela votação popular, recebendo da mão do júri o Troféu Redentor. Na área internacional do Festival as mostras são fixas e são dividas em Panorama Mundial; Expectativa; Limites e Fronteiras; Mostra Geração; Tesouros da Cinemateca; Dox; Doc Latino; Midnight Movies; Mundo Gay e Pocket Films.

O Festival do Rio surgiu pela primeira vez em 1999 com a fusão de dois consagrados festivais brasileiros – o Rio Cine (fundado em 1984) e a Mostra Rio (fundado 1988). Atualmente o Festival do Rio é o maior da categoria no Brasil e na América Latina, e todos os anos recebe atenção massiva da mídia brasileira e sul-americana.

A lista de curtas e outras mostras especiais da Première Brasil serão divulgadas até 3 de setembro.

12ª edição do Festival do Rio
23 de setembro – 07 de outubro

Fonte: Rio Guia Oficial



Comente aqui