Motorhomes NETBR » Blog Archive » 04/JAN/10 - Em Minas Gerais, cada canto é um convite a viajar no tempo

04/JAN/10 - Em Minas Gerais, cada canto é um convite a viajar no tempo

Ouro Preto (MG): primeira cidade brasileira a receber da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade Foto: Banco de Imagens

Ouro Preto (MG): primeira cidade brasileira a receber da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade Foto: Banco de Imagens

A história de Minas Gerais se confunde e se mistura com a história do próprio Brasil. O estado que nasceu com a corrida pelo ouro foi se formando, ao longo dos séculos, por cidades que narram parte da trajetória da civilização brasileira em suas ruelas charmosas e igrejas centenárias. Minas Gerais é um deleite, uma viagem no tempo em cada esquina, e um destino obrigatório para turistas brasileiros e estrangeiros. O Roteiro Caminhos Reais apresenta uma prova dos encantos que o estado mineiro tem a oferecer.

Diversidade cultural e histórica, belezas naturais, gastronomia. Os Caminhos Reais permitem aos turistas experimentar a pluralidade mineira, a começar pela modernidade e intensa produção cultural da capital, Belo Horizonte. O Centro de Arte de Inhotim (40 hectares de jardins e extensa coleção botânica, além de um acervo artístico de valor internacional) e o Complexo da Pampulha são passeios imperdíveis.

Da modernidade de Belo Horizonte ao passado colonial brasileiro são apenas alguns quilômetros. As cidades históricas de Mariana, São João Del-Rei, Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina – também Patrimônio Cultural da Humanidade – são passeios obrigatórios para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o Barroco no Brasil. Ladeiras de influência quase medieval, igrejas e casarios antigos guardam a opulência do Ciclo do Ouro como um museu a céu aberto.

Para quem quer aventura, existem muitas grutas, cachoeiras, rios e montanhas, com atenção especial para a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, que encanta pela beleza das formações calcárias.

Ouro Preto

Antiga Vila Rica, capital das Minas Gerais. Ouro Preto é a primeira cidade brasileira a receber da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade por seu rico complexo arquitetônico e museus recheados de obras dos mestres barrocos, como Aleijadinho. Merece atenção, também, a Igreja Nossa Senhora do Pilar, do século XVIII, conhecida pelos adornos de quase meia tonelada de ouro.

81 motivos para viajar pelo Brasil

Esses passeios fazem parte do Roteiro Caminhos Reais, estruturado pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional.

Fonte: MTur



Comente aqui