Motorhomes NETBR » Blog Archive » 04/FEV/10 - Rota das Águas reúne praia e campo no norte do Paraná

04/FEV/10 - Rota das Águas reúne praia e campo no norte do Paraná

Carlópolis e Ribeirão Claro, duas cidades localizadas no norte pioneiro do Paraná, quase na divisa com São Paulo, vêm explorando, nos últimos anos, suas vocações naturais para o turismo. Os municípios localizam-se às margens da represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, numa região contemplada por uma geografia belíssima, banhada por cachoeiras, riachos, cascatas e prainhas de água doce.

São aproximadamente 60 mil hectares de área inundada por águas transparentes. Montanhas, como a Torre de Pedra e o Morro do Gavião, assim como as matas nativas, tornam ideais a prática de esportes como rappel, tiroleza, boiacross, montain bike, caminhadas em trilhas por matas nativas, mergulho em rios, camping, voo livre, holder, banana boat, barco à vela, caiaque e passeios de escuna.

Como forma de potencializar a atividade turística na região, o Sebrae/PR iniciou, há cerca de três anos, um trabalho de associativismo que envolve as prefeituras de ambos os municípios, entidades parceiras e empresários. A formatação da Rota das Águas, consultorias aos empreendedores, realização de treinamentos e a participação em eventos do setor são apenas alguns dos resultados alcançados pelo Projeto de Turismo Integrado.

O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Roberto Janz, explica que o Projeto conta com um Grupo Gestor que pensa o turismo para as duas cidades, de acordo com as potencialidades de cada município.

“O objetivo do Sebrae/PR com esse projeto é mobilizar o poder público, lideranças, empresários e outros parceiros. O turismo tem grande potencialidade para gerar emprego e renda. A partir do momento em que o empreendedor nota o desenvolvimento dessa atividade, fica motivado para montar um negócio que atenda a necessidade do turista e passa a buscar fontes de financiamento para investir no setor. O reconhecimento do potencial turístico da região é um dos maiores resultados que obtivemos”, observa o consultor.

O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR em Londrina, Heverson Feliciano, avalia que o crescimento do segmento turístico no norte do Estado traz oportunidades e desafios.

“A expansão do turismo demanda o desenvolvimento dos agentes receptivos, pousadas, restaurantes e outros serviços. O associativismo é uma das melhores estratégias para a sobrevivência das pequenas empresas e melhoria da competitividade. A união dos objetivos comuns torna mais fácil a obtenção de recursos e o atendimento de solicitações pelas agências governamentais. É preciso formatar produtos para atrair diferentes públicos. Há muitos negócios que podem surgir na Rota das Águas, como, por exemplo, locação de jipes, de bicicletas ou de equipamentos para esporte de aventura, entre outros. As agências turísticas têm o desafio de atender as demandas de visitantes e divulgar a região. Vencida essa etapa, o resultado é o aumento de tempo de permanência do turista gerando mais renda para o local”, explica Heverson Feliciano.

Um bom exemplo de empreendedor que colhe as oportunidades geradas pelo turismo em Ribeirão Claro é a proprietária da Pousada e Restaurante Victor, Marilda Aparecida Baggio Victor. A empresária iniciou seu negócio com um disque-pizza nos fundos de sua casa, em 1995. Em 1999, após buscar assessorias e treinamentos, inaugurou o Restaurante Victor e, em 2002, abriu as portas da Pousada que contava com apenas três apartamentos. Hoje, são 18, mas a empresária planeja ampliar a capacidade de acomodação da hospedaria para 30 cômodos, até o final de 2010. No momento, a Pousada e Restaurante Victor emprega dez pessoas - no passado eram três. Quando o movimento aperta, conta Marilda, o número de colaboradores chega a 15.

“Acredito que a articulação feita pelo Sebrae/PR, prefeituras e parceiros foi fundamental para expandir o turismo na nossa região. Tenho certeza de que quanto mais disponibilidade de leitos tivermos, mais turistas serão atraídos, por isso, estou programando uma ampliação do meu estabelecimento. No mês de janeiro, recebi quase 500 hóspedes. No Restaurante foram servidas cerca de 1,5 mil refeições. Esse é o resultado do trabalho feito em conjunto para estimular que as pessoas visitem a Rota das Águas. A busca por mão-de-obra qualificada é hoje uma das nossas maiores dificuldades”, afirma Marilda Victor.

O secretário da Indústria, Comércio e Indústria de Ribeirão Claro, Paulus Tonholi, estima que entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a região receba 40 mil visitantes. Um dos locais mais procurados no município é a Praia da Cachoeira.

“Para este ano, a proposta de trabalho é nos concentrarmos na divulgação dos roteiros. Estamos programando a impressão de um mapa turístico da região e painéis com a localização dos atrativos distribuídos em regiões estratégicas e programando capacitações para manuseio de alimentos, especialmente o peixe, especialidade da região. Uma das vantagens de se ter um Grupo Gestor para a Rota das Águas é a troca de experiências e conhecimento, o que acaba beneficiando os empresários e o Projeto. O Sebrae/PR contribui com o programa pela representatividade e toda a bagagem de conhecimento que possui e repassa para os envolvidos. O associativismo é realmente a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento do turismo na região”, declara Paulus Tonholi.

O diretor de Turismo de Carlópolis, Ivanildo Camargo, fala dos planos para 2010 e comenta orgulhoso sobre como turismo vem atraindo novos investimentos para o município. “Recentemente, recebemos a visita de um grupo de investidores europeus interessados em instalar um novo empreendimento de turismo e lazer em uma área de 27 alqueires localizada em Carlópolis. Se isso vier a se concretizar, vai aumentar a rotatividade de turistas em nossa região. A prefeitura também planeja a criação de um Parque Ecológico, onde hoje se localiza a Ilha do Ponciano. Temos conversado com empreendedores rurais e notado o interesse deles em preparar suas propriedades para receber os turistas. Este ano, a proposta é realizar treinamentos para capacitação de mão de obra, ações que visem o desenvolvimento do turismo rural e a criação e impressão do guia turístico do município”.

Serviço:
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Norte -Cleide de Paula
(43) 9901-7326 / 3344-5567 jornalismolondrina@savannah.com.br
Leandro Donatti - Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Fonte: Agência Sebrae de Notícias



Comentaram por aqui...

  • Ana Paula August 31st, 2010 em 1:21 pm

    Tenho interesse em fazer rapel e gostaria de saber se em Ribeirão Claro ou Carlópolis, até mesmo cidades mais próximas do estado de São Paulo tem este tipo de esporte para iniciantes.

Comente aqui