Motorhomes NETBR » Blog Archive » 03/AGO/10 - Inícia temporada de observação das jubarte em Morro de São Paulo

03/AGO/10 - Inícia temporada de observação das jubarte em Morro de São Paulo

Aberta a temporada de observação de baleias jubarte - Foto: Divulgação

Aberta a temporada de observação de baleias jubarte - Foto: Divulgação

Está aberta a temporada de observação de baleias jubarte em Morro de São Paulo, localizado ao sul de Salvador. Estes gigantescos mamíferos migram anualmente da Antartica para o litoral brasileiro, oferecendo o privilégio de avistá-las entre o período de julho a outubro. A troca do continente Antártico pela águas tropicais se deve a fase de reprodução da espécie.

A chegada destes novos visitantes concilia lazer, consciência ambiental e atrai muitos turistas que se encantam com o espetáculo encenado pelas baleias jubarte. Em Morro de São Paulo a operadora Rota Tropical promove saídas diárias. Os passeios tem duração média de duas a quatro horas e são realizados em embarcações do tipo flexboat, com capacidade máxima para até 20 pessoas. As baleias jubarte podem ser facilmente observadas a poucos metros da costa e para preservar a tranquilidade dos animais várias regras devem ser obedecidas. Os procedimentos são exigidos pelos órgãos que fiscalizam este tipo de turismo, como o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e antes da saída a mar aberto os operadores ministram uma rápida palestra explicando as normas.

As baleias jubarte, cujo o nome científico é “Megaptera novaeangliae”, podem atingir mais de 16 metros de comprimento nas fêmeas e um pouco menos nos machos, pesando cerca de 40 toneladas. Além das acrobacias são conhecidas pela vocação musical que pode ser escutada no passeio em Morro de São Paulo através do “hidrofone”, um aparelho utilizado para emitir o som propagado embaixo da água.

Fonte: Rota Tropical Turismo



Comente aqui