Motorhomes NETBR » Blog Archive » 02/JUL/10 - Paraíba é destaque no maior evento de turismo do Brasil

02/JUL/10 - Paraíba é destaque no maior evento de turismo do Brasil

O Roteiro Civilização do Açúcar será oficialmente apresentado ao público Foto: Gustavo Moura

O Roteiro Civilização do Açúcar será oficialmente apresentado ao público Foto: Gustavo Moura

Paraíba, mais uma vez, marca presença no maior evento do turismo brasileiro, mostrando aos visitantes do 4º Salão do Turismo, inaugurado nesta última quarta-feira (1º) em São Paulo, no Centro de Convenções do Parque Anhembi, que o Estado tem muito mais a oferecer, além de um litoral de praias belas e tranqüilas.

Mais de 10 participantes da Paraíba, além de entidades como o Sebrae/PB, prefeituras e secretaria de Turismo do Estado, estão conhecendo os meios que levam o turista ao Cariri e à Borborema, incluindo rotas como Caminhos do Frio e, a grande novidade para esta edição, o roteiro interestadual Civilização do Açúcar, que integra territórios do Agreste e Zona da Mata de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos com o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. A Paraíba sempre esteve presente e este ano vai ousar ainda mais. “A proposta de um roteiro integrado entre três estados se alinha a esse movimento de interiorização do turismo brasileiro e abre possibilidades de aquecimento do mercado interno”, comentou Regina Amorim, gestora do roteiro pelo Sebrae/PB.

O Cariri paraibano, cada vez mais conhecido por suas paisagens exóticas e sua forte identidade cultural, participa do evento pela segunda vez consecutiva. No Salão do ano passado surgiu o contato com o grupo do Ceará, que montou a parte rural do roteiro da região com o intuito de desenvolver algo semelhante nas terras cearenses.

“Vamos apresentar as regiões onde que estamos ajudando a desenvolver o turismo cultural, rural e ecológico como forma de promover as localidades e suas atratividades”, acrescentou a gestora do projeto de Turismo no Cariri e Agreste, Rosa Maria Correia.

O turismo brasileiro é apresentado no Salão para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Quem participa do Salão conhece os roteiros turísticos de todo Brasil e pode adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos. Além dessa possibilidade, o visitante ainda pode participar de debates, palestras e conhecer os trabalhos científicos da área.

Atrações

A Rota Civilização do Açúcar estréia sua comercialização durante o evento, apresentando os municípios paraibanos de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Pilões, Serraria, além de João Pessoa, como porta de entrada do roteiro. O grande diferencial do roteiro está na valorização da cultura canavieira, presente na gastronomia, nos engenhos antigos e no patrimônio histórico representado por teatros, museus e casarios preservados com características da época colonial.

Já a Rota Caminhos do Frio, que inicia sua programação de 2009 no dia 17 de julho, também marca mais uma vez presença no evento. A programação do circuito, neste ano, reúne seis municípios do Brejo, que por meio de diversas atividades culturais programadas para todos os fins de semana até agosto, pretende atrair cerca de 50 mil turistas para a região. Tudo isso aliado ao frio característico que atinge o território durante o inverno.

Estrutura

O evento conta com a Feira de Roteiros Turísticos, área de comercialização onde o visitante pode comprar sua viagem. e a Vitrine Brasil, onde haverá exposições do artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia. Há também o Núcleo de Conhecimento e a rodada de negócios, encontros pré-agendados entre agentes de comercialização do turismo brasileiro.

Em outra parte, o Salão conta com as missões promocionais - Caravana Brasil, que são visitas técnicas de agentes de turismo e operadores, e as missões promocionais - Press Trip, as visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional.

Serviço:
Sebrae na Paraíba - (83) 2108-1100

Fonte: Agência Sebrae de Notícias



Comente aqui