Motorhomes NETBR » Blog Archive » 02/AGO/11 - Itacaré: aventura, romance, natureza e diversão no mesmo lugar

02/AGO/11 - Itacaré: aventura, romance, natureza e diversão no mesmo lugar

Itacaré: a ‘Havaí baiana’ - Foto: Divulgação

Itacaré: a ‘Havaí baiana’ - Foto: Divulgação

Conhecida como ‘Havaí baiana’, Itacaré destaca-se pelas belas ondas que atrai turistas de todo o país. Lugar de natureza exuberante, possui águas cristalinas, praias de tirar o fôlego e vida noturna agitada, tudo o que alguém que trabalhou o semestre inteiro precisa para descansar o corpo, praticar esportes e relaxar a mente. Dia dos namorados, feriado de Corpus Christi e férias de julho soam como ótimos pretextos para programar uma viagem até este paraíso localizado no sul do estado da Bahia.

Sobre Itacaré:
Graças à localização geográfica, Itacaré é um dos poucos lugares do país onde os turistas encontrarão o melhor que a natureza pode oferecer: praias com ótimas ondas para a prática do surfe, trilhas para caminhadas na mata, rios para esportes radicais, e cachoeiras para se refrescar. A vida noturna do município não deixa a desejar, com destaque a Pituba, região mais movimentada da cidade, que reúne diversas opções de pubs, restaurantes e bares com músicas que variam do forró, jazz até música eletrônica. Outra atração à parte ocorre entre os meses de julho e novembro quando dezenas de baleias jubartes chegam à região para reprodução e podem ser vistas em passeios de barco nas praias da Engenhoca e Jeribucacu.

Além da localização geográfica e da formação geológica, Itacaré se tornou um dos destinos turísticos mais preservados no Brasil graças à cultura agrícola do local. O município cultiva predominantemente cacau , que precisa da sombra da Mata Atlântica para ser plantado – ao contrário da cana de açúcar e do café, outros dois símbolos baianos, que necessitariam devastar toda a mata da região. Outro ponto que ajudou a valorizar bastante a região foi a criação de uma Área de Proteção Ambiental, feita pelo Governo da Bahia em 1993. A iniciativa estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa.

Sobre as praias:
Itacaré possui, pelo menos, três grandes destaques entre as praias mais procuradas pelos surfistas, cada uma com suas características e qualidades específicas. A Engenhoca, por exemplo, é mais afastada do centro da cidade e possui uma combinação de natureza quase intocada e boas ondas. Recomendada para quem está começando no esporte pois possui ondas fáceis e manobráveis.

A Tiririca é uma pequena praia que fica bem próxima ao centro da cidade. É o principal ponto de encontro dos turistas, já ali há ondas o ano inteiro. É em Tiririca onde ocorre quase todas as competições de surfe da região.

Já pensou numa praia que não tem onda no verão?A Boca da Barra possui essa peculiaridade: ondas quilométricas surgem no encontro do Rio de Contas com o mar durante o inverno. Os bancos de areia encontrados no solo da praia proporcionam ondas extensas que podem durar até dois minutos.

Onde se hospedar:
Administrado pela GJP Hotéis & Resorts desde o início de 2011, o Aldeia do Mar Hotel destaca-se pela excelente localização, à beira-mar, com excelente infraestrutura e serviços de qualidade. O hotel situa-se na praia da Concha, onde o mar encontra-se com o Rio de Contas, resultando em águas calmas, menos salgadas e perfeitas para se refrescar e relaxar. O Aldeia do Mar conta com 29 unidades exclusivas de suítes e chalés, totalmente equipadas, inclusive com um charmoso deck e rede de balanço. A estrutura de descanso montada na areia da praia e o exclusivo serviço de bar na praia são alguns dos diferenciais do hotel.

Fonte: GJP Hotéis & Resorts



Comente aqui